Livros

HP tem ideologia política de esquerda, diz filósofo

HP tem ideologia política de esquerda, diz filósofoHP tem ideologia política de esquerda, diz filósofo

Um artigo escrito pelo filósofo francês Jean-Claude Milner, publicado nesta sexta-feira (26) no jornal “Liberatión”, um importante diário de Paris, insinua que Harry Potter tem ideologia política de esquerda. Milner acha que a personagem Tia Guida foi inspirada na ex-primeira ministra Margareth Thatcher, que governou a
Inglaterra de 1979 a 1990 e ficou conhecida como “a Dama de Ferro”.

É necessário dizer, em primeiro lugar, que Harry Potter é profundamente político e que fala da Inglaterra de hoje”, escreveu o filósofo. “Ao ler o livro, se tem a impressão que J.K. Rowling considera, como muitos ingleses, que há uma verdadeira revolução thatcheriana (em alusão à ex-primeira ministra Margareth Tatcher) catastrófica, e que a única possibilidade que se tem para a cultura é sobreviver como ciência oculta.

Segundo o francês, “a visão que J. K. Rowling tem da Inglaterra está vinculada ao ‘momento elizabetano’, que a Inglaterra viveu durante o Renascimento europeu. Foi quando o sistema britânico alcançou a sua forma definitiva, e quando as escolas públicas e as Universidades de Oxford e Cambridge escapam da influência inglesa.

Milner diz ainda que o mago Dumbledore, diretor da escola de Harry Potter, é uma referência ao sábio, alquimista e filósofo John Dee, que ganhou notoriedade no início do século XVII, que considerava que as ciências ocultas (a magia branca) deveriam servir ao bem público.

Fonte: G1.