Eventos ︎◆ Livros

Indianos terão Hogwarts feita de bambu

Indianos terão Hogwarts feita de bambuIndianos terão Hogwarts feita de bambu

Quem pensa que a série Harry Potter não atravessa fronteiras e penetra culturas, está completamente enganado. De acordo com o The Telegraph indiano, o tema dos “dias Puja” – comemorações do calendário religioso Budista – deste ano será exatamente o bruxo criado por J. K. Rowling!
Enquanto em 1998 eles criaram um gigantesco Titanic, esse ano vão construir uma superestrutura de varas de bambu que darão forma à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts!

Ela tem uma extensão de 350 pés”, conta o decorador Sukesh Mondal. Com uma fotocópia do filme ainda em mãos, ele acrescenta: “Nós estamos fazendo torre por torre. Aquele no topo fica numa altura de 94 pés”. Um orçamento de Rs 5 lakh** tem sido destinado para a adoração.

Mas Hogwarts se localiza num penhasco, não planícies de gramado. Então, uma vez a fachada pronta, vão existir rochas de 15-20 pés que vão se sobressair no parque.

Além da escola, haverá também o Expresso de Hogwarts, a Plataforma Nove e Meia e o próprio Harry, com a varinha na mão e a Edwiges em seu ombro.

Para ler mais sobre o castelo feito de bambus, clique em notícia completa.

HARRY POTTER
Potter mania nos dias de Puja*

The Telegraph ~ Sudeshna Banerjee
28 de setembro de 2007
Tradução: Virág Venekey

Numa época festiva marcada por falta de temas, aqui está um que traz um toque mágico.

O Hogwarts Express está fumegando dentro do Bloco FD, em Salt Lake, e vai ser estacionado pela Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts no Parque FD.

Sim, o bruxinho Harry Potter vai estar representado no Puja*, que ganhou fama com uma adoração (conhecido como “pandal” na linguagem local) baseado no arrasa-quarteirões Titanic, em 1998.

Mas neste ano, no lugar do navio, vai ser a escola de Harry – uma superestrutura de varas de bambu.

“Ela tem uma extensão de 350 pés”, conta o decorador Sukesh Mondal. Com uma fotocópia do filme ainda em mãos, ele acrescenta: “Nós estamos fazendo torre por torre. Aquele no topo fica numa altura de 94 pés”. Um orçamento de Rs 5 lakh** tem sido destinado para a adoração.

Mas Hogwarts se localiza num penhasco, não planícies de gramado. Então, uma vez a fachada pronta, vão existir rochas de 15-20 pés que vão se sobressair no parque.

Se Hogwarts sozinho não atrair a multidão, há o trem, direto da Plataforma 9 e 3/4. “Nós vamos ter os seus faróis piscando e a locomotiva soltando vapor”, acrescenta K.K. Deb do “Elétricos Deb”.

Dando as boas vindas na entrada, parecendo caverna, vão estar as capas dos sete livros de J.K. Rowling e uma variedade de criaturas mágicas que o guarda-caças de Hogwarts, Hagrid, iria adorar. “Eu não sei os nomes”, balança os ombros Mondal.

Enquanto o tema Harry Potter foi sugerido pelo filho de seis anos de Mondal, Arijit, Mrittika Roy, um estudante local da oitava série baixou da Internet fotos do castelo e providenciou a sinopse Potter. O próprio “garoto que sobreviveu” vai participar em tamanho real da adoração, varinha na mão e a coruja de estimação Edwiges no seu ombro.

Os jovens da região estão emocionados em ter um tema de acordo com suas vontades. Mas há também preocupação.

“Eu espero que eles acertem”, fala Gaurab Banerjee, um estudante.

Mas os organizadores sabem que estão com a causa ganha. “Nós aumentamos as quantidades de barracas e cartazes”, afirma satisfeito Santaru Biswas, o secretário do comitê Puja*.

“A multidão vai ser pelo menos tão grande quanto no ano do Titanic”, acrescenta ele. Um pedido vai ser solicitado para a polícia por reforço na segurança.

E então, chegamos à Pottermania nos dias de Puja*.

*NT Os dias Puja fazem parte das comemorações do calendário religioso Budista.
**NT Rs 5 lakh = 5 lakh em rúpias (moeda indiana), que equivale à 500.000 rúpias ou aproximadamente 25mil reais.