As Relíquias da Morte ︎◆ Livros

Declaração da Scholastic

A editora norte-americana Scholastic deu hoje um depoimento a respeito de algumas cópias de Deathly Hallows que foram enviadas aos leitores antes mesmo do lançamento oficial, no dia 21.

“Nós estamos entrando com uma ação legal contra DeepDiscount.com e Levy Home Entertainment. O número das cópias enviadas é um-centésimo de um por cento das cópias totais dos Estados Unidos, a serem vendidas a 00:01 de 21 de julho.”

Levando em conta o número divulgado de 12 milhões de livros impressos, isso significaria em torno de 120 cópias distribuídas sem a autorização da editora. Uma dessas cópias está sendo ofertada no eBay. Na manhã de quarta, um exemplar de $35.99 foi oferecido no site pelo custo de $250.

“Isso mesmo – Eu consegui uma cópia de Harry Potter 7, em 17 de julho, e ela pode ser sua até o dia 19. Rápido! Confirme o pagamento até 18:30 de 18 de julho e o enviarei no dia 19 pelo FedEx Prioridade Madrugada!”, foi escrito por um vendedor identificado como “willpc”, de Atlanta. “Eu não trabalho para uma livraria, e eu não tenho varinha mágica – uma loja online me vendeu uma cópia mais cedo.”

Duas fotos do livro, em cima de uma cópia do jornal Atlanta, eram oferecidas como prova. O vendedor, que recusou imediatamente a comentar quando foi contactado pela acessoria de imprensa, é membro do eBay desde 1999 e tem um score perfeito, de acordo com a pontuação de seu perfil.

Apesar disso, a Scholastic se recusou a comentar sobre a autenticidade dos spoilers que andam circulando pela internet. Resta-nos, talvez, esperar pelo dia 21, quando todas essas angustiantes dúvidas serão finalmente sanadas.

Atualização: Aproveitando o assunto sobre vazamento de informações, muitos já devem ter visto, inclusive na mídia brasileira, a tradução da reportagem do The New York Times revelando o final do Relíquias da Morte. Um crítico do jornal recebeu uma cópia do livro antecipadamente e revelou em sua crítica spoilers do mesmo.

Thanks, MuggleNet and Yahoo!.

Declaração à Imprensa – Scholastic
18 de julho de 2007
Tradução: Carolina Munhoz

A Scholastic ficou recentemente sabendo que desde o dia 17 de julho (terca-feira) alguns indivíduos receberam cópias de Harry Potter e as Reliquias da Morte através do correio, em conseqüência de uma ruptura do acordo da distribuidora Levy Home Entertainment e da DeepDiscount.com, um cliente dessa distribuidora. Nós estamos entrando com uma ação legal contra DeepDiscount.com e Levy Home Entertainment. O número das cópias enviadas é um-centésimo de um por cento das cópias totais dos Estados Unidos, a serem vendidas às 00:01 de 21 de julho.

Nós também estamos fazendo uma apelação direta aos fas de Harry Potter que compraram seus livros pela DeepDiscount.com e os receberam antecipadamente, para que mantenham os pacotes escondidos até a meia-noite do dia 21 de julho.

A Scholastic se sente muito grata aos outros varejistas e os distribuidores pela sua atenção cuidadosa em manter os livros seguros até a sua liberação, e pelos milhares de planejamentos espetaculares que estão sendo feitos para comemorar o lançamento a meia-noite. E nós pedimos a todos, especialmente à midia, para preservar o divertimento dos diversos fãs.

Os próprios têm deixado muito claro que estão animados para ir às comemorações à meia-noite, e assim pegar sua própria cópia de “Relíquias da Morte” e poder, finalmente, ler o livro que esperaram ansiosamente.