Filmes e peças ︎◆ O Enigma do Príncipe

Escócia está sendo considerada para filmagens de EdP

O jornal escocês The Scotsman anunciou ontem que a Warner Bros está vendo diversas locações na Escócia para as filmagens do sexto filme. Os estúdios que estão se preparando para as filmagens de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, mandaram um executivo aos penhascos e cavernas perto de Cape Wrath, e também a uma caverna marítima perto de Whaligoe Steps nos arredores de Wick, e está falando sobre fazer filmagens no norte.Os produtores estão interessados em usar as cavernas e penhascos como parte do clímax dramático do novo filme – o sexto da série – onde os heróis vão a uma costa marítima rochosa para procurar a alma do maligno Lord Voldemort.

Sue Quinn, gerente de locações da Warner Bros em Londres, viajou à Escócia mês passado, e passeou de barco desde Lochinver, através de Cape Wrath e Durness, e depois rumou para Wick para ver a praia e as cavernas em Whaligoe, perto de Lybster.

Para ler uma matéria traduzida a respeito disso, clique em notícia completa.

Thanks, Mugglenet e The Scotsman.

Cape Wrath lança seu feitiço sobre os produtores de Harry Potter
Por Murdo Macleod

Um tem o penhasco de 900 pés normalmente só freqüentado por gansos e gaivotas, o outro tem os 365 passos meticulosamente gravados nas pedras por pescadores de arenque no século 18.

Mas as rochas e cavernas espetaculares do longínquo norte escocês estão concorrendo a se tornarem locações para o próximo filme arrasador de Harry Potter.

Warner Bros, que está se preparando para as filmagens de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, mandaram um executivo aos penhascos e cavernas perto de Cape Wrath, e também a uma caverna marítima perto de Whaligoe Steps nos arredores de Wick, e está falando sobre fazer filmagens no norte.

Negociantes em Caithness e Sutherland acreditam que a filmagem do filme multimilionário vai trazer um grande investimento em turismo na área. Ele tem previsão de lançamento para novembro de 2008, e as filmagens devem começar até o fim deste ano. O ultimo filme de Potter, Harry Potter e a Ordem da Fênix, custou £75 milhões pra ser feito.

Os produtores estão interessados em usar as cavernas e penhascos como parte do clímax dramático do novo filme – o sexto da série – onde os heróis vão a uma costa marítima rochosa para procurar a alma do maligno Lord Voldemort.

Sue Quinn, gerente de locações da Warner Bros em Londres, viajou à Escócia mês passado, e passeou de barco desde Lochinver, através de Cape Wrath e Durness, e depois rumou para Wick para ver a praia e as cavernas em Whaligoe, perto de Lybster.

As locações que ela viu são:

• Caverna Smoo, perto de Durness, com entrada de 200 pés de comprimento, 130 pés de largura e 50 pés de altura;

• Clo Mor, perto de Cape Wrath, que, com 921 pés, é o maior penhasco da ilha principal do Reino Unido;

• Os arcos sob Cape Wrath, que contém uma série de longas cavernas;

• Stac Clo Kearvaig, uma torre de rochas que se eleva 130 pés sobre as ondas perto de Cape Wrath;

• A caverna em Whaligoe Steps, que termina em uma baía cercada por dois grandes penhascos.

As locações entretanto estão em competição com lugares semelhantes nas províncias de Leinster e Munster na Irlanda, e com a Nova Zelândia, onde o Senhor dos Anéis foi filmado.

Jimmy McIntosh, o antigo mestre do abrigo Kinlochbervie que levou Quinn em seu barco, disse: “Ela tirou milhares de fotos dos penhascos, cavernas e rochas. Ela pareceu estar muito interessada na Caverna Smoo e nas pilhas em particular”.

Assim como em outras áreas no norte (Highlands) e ilhas, o turismo já se tornou a maior indústria local. A pesca, a principal fonte de renda tradicional tanto de Sutherland quanto de Caithness, tem diminuído como resulta dos gigantes cortes nas verbas.

Colin Coventry, que também organiza passeios turísticos de barco de Durness, disse: “Seria ótimo se o filme fosse feito aqui. Nós realmente contamos com o turismo nessa região, especialmente desde que a pesca decaiu tanto. Nós certamente temos potencial para mais turismo”.

Debbie Dixon, gerente do centro de visitantes Waterline em Lybster, perto de Whaligoe Steps, disse: “eu sei que eles provavelmente só filmariam uma pequena seqüência aqui, mas esse tipo de coisa pode tornar qualquer área mais conhecida. Eu tenho certeza de que muita gente viria aqui para ver onde uma parte do filme foi feita”.

Em anos recentes, Scottish Enterprise e chefes do turismo combinaram esforços para atrair produtores de cinema. Além dos £35 milhões que as filmagens trazem para a Escócia por ano, os turistas são atraídos pela possibilidade de visitar locações usadas em filmes – um fenômeno conhecido como set-jetting.

Os filmes anteriores de Potter que incluíram cenas na Escócia já ajudaram à publicidade do VisitScotland (Visite a Escócia), incluindo cenas icônicas do Expresso de Hogwarts perto de Glenfinnan.

A Capela Rosslyn em Midlothian, que participou do filme baseado no romance de Dan Brown, O Código Da Vinci, is atraí 120.000 visitantes por ano – quatro vezes mais do que as visitas em 2000.

E a vila de Pennan em Aberdeenshire, que apareceu no filme Momento Inesquecível (Local Hero, no original) de 1983, ainda atrai visitantes mais de 20 anos depois. O telefone público icônico é o mais usado na Escócia, mesmo não sendo o que foi usado no filme.

Entende-se que a Warner Bros está conversando com agências públicas responsáveis por trazer produtores de cinema para as Highlands. Trish Shorthouse, comissária da Highlands and Islands Film Commission (Comissão de Filmes das Highlands e Ilhas), disse: “Nós negociamos com a Warner Bros nos últimos anos e esperamos que eles filmem nas Highlands de novo. Estamos preparados para competir com outras locações e temos características únicas, inclusive um cenário espetacular e muita luz do dia”.

Um porta-voz da VisitScotland disse: “Seria ótimo se o próximo filme de Harry Potter fosse feito aqui. O set-jetting é uma tendência cada vez mais popular”.

Uma fonte na agência publica de desenvolvimento de filmes Scottish Screen disse: “Nós ficaríamos felizes por te aqui. Seria um grande incentivo para outros produtores”.

Um porta-voz da Warner Bros disse que eles ainda não podem comentar sobre possíveis locações nesse estágio.