A Ordem da Fênix ︎◆ As Relíquias da Morte ︎◆ O Enigma do Príncipe

Entertainment Weekly – tradução

O que veremos a partir do dia 13 de julho? Dan nú? Com certeza Hermione(Emma) estará lá. Muitas cenas cortadas? Sim. Um diretor desconhecido? Não tão terrível quanto a tortura de Umbridge. As crianças já estam bem crescidas e não podemos nos esquecer, alguém atravessará o véu.

A edição de dois dias atraz da Entertainment Weekly trouxe como tema 7 assuntos chave, a respeito do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix, como também uma breve passagem por Deathly Hallows. Para ver a matéria traduzida vá em notícia completa, ou clique aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Fênix” Surgindo

Conspirações secretas! Batalhas sangrentas! Primeiro beijo! Veja por trás das cenas deste filme “Harry Potter” de julho, avidamente aguardado, e medite sobre sete pontos chaves abordados.
Por Steve Daly

(Foto) Agora chegamos a “Fênix”… Vocês devem estar familiarizados com o elenco: (da esquerda) Grint, Evanna Lynch, Matthew Lewis, Watson, Radcliffe, e Bonnie Wright.
Eles o viram em todos os filmes. Eles viram muitas entrevistas dele na TV. Mas quando os fãs finalmente encontram Harry Potter em pessoa – ou pelo menos a estrela Dan Radcliffe de 17 anos – ele nem sempre corresponde as suas expectativas.

“Outro dia haviam vários convidados no estúdio”, diz Radcliffe. É um dia no meio de setembro de 2006, e ele está em plena filmagem do filme 5, Harry Potter e a Ordem da Fênix. “Eles passaram por mim e um amigo meu disse que escutou um deles dizendo ‘Ele é muito mais baixo na vida real, não é?’ Então eu passei por eles novamente e outro disse, ‘Deus, sim, você está certo. Ele é mais baixo.’” Radcliffe sorri “Oh, cala a boca!… Você realmente tem que rir”, diz ele. Ele parece mencionar isso principalmente por causa da preocupação educada de odiar decepcionar alguém. “Se você pudesse começar seu artigo com as palavras ‘Ele é muito mais alto em pessoa do que eu achava’ seria fantástico”.

Desculpe Dan. Com 5 pés e 6, você é realmente o mais baixo entre os garotos Potter – contudo, sim, como você apontou tão bem, você ainda assim é mais alto que Devon Murray, o de 18 anos que interpreta o colega de Harry, Simas Finnigan.

Aqui nos estúdios Leavesden, aproximadamente uma hora de carro de Londres, ângulos de Câmera e de coreografia cuidadosos fazem Radcliffe parecer verdadeiramente imponente. Ligeiramente ensangüentado por maquiagem, ele está em ação numa seqüência climática do bem contra o mal no Ministério da Magia. A cena envolve uma grande equipe, incluindo Jason Isaacs como o vilão Lúcio Malfoy de cabelos compridos (pai daquele pirralho mal-criado Draco), um participante do esquadrão criminoso “Comensais da Morte”, e Gary Oldman como Sirius Black, o padrinho heróico, mas imprudente de Harry.

Harry é o centro da ação aqui, auxiliado por um grupo de estudantes unidos de Hogwarts desesperados para roubar um vidro crucial contendo uma profecia sobre Harry antes que os capangas de Voldemort possam roubar primeiro. Mas os adultos estão todos focados para fazer a maior parte do seu tempo limitado na tela. Hoje é o primeiro dia de Helena Bonham Carter como a bruxa cruel Belatriz Lestrange, a prima deformada e também inimiga mortal de Sirius. Sua roupa pode ser inteiramente preta, mas ela está contando com sua bustiê apertada para ajudar ela a ficar perceptivel. “Não é uma parte muito longa” afirma ela, sua dicção é impressionantemente clara apesar da boca cheia de dentes falsos. “Então eu pensei que poderia ter vários suspiros, se não tiver muitas falas”.

Enquanto isso, um Isaacs com peruca loira, brinca que conseguiu suas medeixas “num tempinho dividido com Paris Hilton”, continua desenvolvendo suas aparições com um pouco de diálogos extras e levantadas de sobrancelhas intencionais. Ele pensa sobre o quanto vai sobreviver à edição. “Todos os atores adultos vem para duas ou três semanas”, diz ele do grande grupo de atores-convidados para Potter. “Nós todos queremos fazer a maioria de todos os nossos momentos. Mas aí eles teriam que fazer um filme de Harry Potter de 15 horas”.

Para os Potterianos mais ávidos isso deve soar tentador. Mas Harry Potter e a Ordem da Fênix chega nos cinemas em 13 de julho, apenas oito dias antes da chegada do sétimo e último livro da série, Harry Potter and the Deathly Hallows. Filmes anteriores foram lançados com uma diferença de pelo menos quatro meses de qualquer um dos livros. Esse empilhamento vai atiçar igualmente os leitores e apreciadores de filme, ou vai deixar eles se sentindo sobrecarregados e afastados de Potter até agosto? E a explosão vai diminuir no resto dos filmes da série uma vez que os leitores já sabem como a carreira de Harry em Hogwarts termina – principalmente se, como já foi incessantemente conjeturada que Harry encontra a morte em vez do seu inimigo Lord Voldemort?

Mas não vamos sair do nosso livro de feitiços de hoje, classe. A lição de hoje é estritamente sobre o número 5, Ordem da Fênix. Nós dividímos tudo em sete pontos chaves. E… ação!

(Foto) Sem cavalos ao redor. Diferente de Harry, visto aqui no julgamento do Ministério da Magia, executivos da Warner dizem nunca ter feito Radcliffe defender seus papeis em Equus ou Extras.

1. DANIEL RADCLIFFE NÃO APARECE PELADO NESSE FILME

Ele também não fuma, xinga, ou simula sexo com qualquer uma das atrizes jovens, ou cega algum cavalo de faz de conta. Radcliffe está engajado em todos esses comportamentos não-Harry oito vezes por semana neste inverno e primavera, encenando um rapaz problemático numa produção teatral de Equus no West End de Londres. É um espetáculo que parece propositalmente projetado para balançar a sua imagem intocada na tela. “Ainda bem que as pessoas vão conseguir me ver em outras coisas”, diz ele. Críticos de teatro com certeza têm visto, dando a ele excelentes notícias e declarando o manto de Potter oficialmente tirado. Executivos da Warner Bros confessaram estar maravilhados com a mudança na carreira, contudo repórteres de tablóides caíram em cima sugerindo diferente antes de “Equus” abrir. (Representantes do Estúdio também fizeram exceção ao assumir que eles ficaram fora de si em relação à aparição de Radcliffe no “Extras” de Ricky Gervais como convidado no último outono – não mostrado até esse ano nos EUA – satirizando a si mesmo como uma estrela infantil demasiadamente sexuado e que se gaba sobre seus planos de sedução enquanto brande uma camisinha desenrolada). Então em “Fênix” o Harry, agora com 15 anos, faz algum ato de rebelião escondido? Sim: um beijo com sua paixão Cho Chang (Katie Leung).

2. HERMIONE NÃO ESTÁ DESISTINDO

Numa entrevista ao “Newsweek” no ano passado, Emma Watson, que faz a amiga cerebrada de Harry, disse que estava indecisa se continuaria sendo uma atriz. Aos 16, ela é a mais nova dos três garotos principais (Rupert Grint, que faz Ron Weasley, é o mais velho com 18), e ela bateu o pé antes de concordar com os filmes 3 e 4. No meio de março, tablóides britânicos circularam histórias de que ela estava mais do que inclinada sobre os dois últimos filmes – que decidiu não fazê-los, apesar da Warner oferecer quase 4 milhões por cada. (Warner não fala sobre negociações salariais, mas como ponto de comparação Radcliffe recebeu um montante de 13 milhões apenas pela OdF). Todas as declarações de tirar o fôlego revelaram-se tão confiáveis quanto as notícias da inimiga jornalista de tablóides de Harry, Rita Skeeter. “É claro que ela sempre iria voltar”, diz uma repórter sobre os filmes Potter, culpando o complicado horário escolar de Watson com ironia como responsável pelo atraso. De qualquer forma, todos concluíram agora, com a assinatura segura de Watson.

(Foto) Na Capa. “Este é aquele com qual os fãs (dos livros) ficarão especialmente contentes” promete Radcliffe em termos do filme Fênix.

3. ELES NÃO PODERIAM FILMAR TUDO QUE ESTÁ NO LIVRO
Vamos lá, dêem um tempo para eles, Fênix tem 870 páginas! O antigo roteirista da série Steve Kloves saiu de Fênix – ele voltará na próxima – e deixou para o novo roteirista Michael Goldenberg (Contato, Peter Pan) um trabalho de condensação maior. O enredo principal está intacto, como Harry se tornou um combatedor resistente contra o repressivo ministro da Magia. Mas todas aquelas coisas sobre Rony Weasley se tornando um rei do quadribol? Cortado. O bicho-papão pestilento da Sra. Weasley? Dobby o elfo doméstico? Puff – se foi. Os pais coitados e loucos do jovem bruxo Neville Longbottom no hospital St. Mungus? Cortado. Se você perguntar a Radcliffe, esses detalhes não são cruciais. “Este é aquele com qual os fãs ficarão especialmente contentes” disse o ator. “Está impressionantemente cheio de coisas” (Apesar da densidade, os produtores dizem que Fênix terá menos de duas horas e meia e que será o menor filme até agora). E para aqueles que odeiam cenários simplificados? “O livro está lá se você quiser lê-lo” diz Radcliffe. “As pessoas deviam ser capazes de deixá-lo”. Mas Rupert Grint parece um pouco chateado que Rony é mais que nunca um personagem coadjuvante. ”Eu tava realmente ansioso pela parte do Quadribol”, diz ele. “Talvez no próximo ano”.

4. NÓS TAMBÉM NUNCA TINHAMOS OUVIDO FALAR DO DIRETOR

O montante de 200 milhões desta produção foram para o Diretor de TV britânico David Yates depois que passou por Mike Newell, que dirigiu o último filme Potter, e Mira Nair (“Monsson Wedding”) que decidiu escolher “The Namesake”. Yates venceu aclamado pela minissérie politico-excitante “State of play” e pelo seu telefilme de 2004 de duas partes “Sex Traffic”, sobre jovens mulheres da Europa Oriental vendidas para prostituição forçada – um estranho precursor para o mundo mágico de Potter. “No início eu achei que fosse um convite curioso”, Yates concorda “[Mas] eles querem diretores que não venham de antecententes óbvios… em vez dos mesmos velhos conhecidos que fizeram toneladas de grandes filmes antes. Yates parece ter se entrosado bem com seu elenco. “Ele é muito quieto, muito dócil,” diz Radcliffe. “Mas chegou nesta incrível imaginação de filmes”. Ele deve estar fazendo alguma coisa certa: enquanto nada é finalizado, Yates é esperado para voltar para o filme 6, que esta marcado para começar as filmagens em setembro.

(Foto) Staunton faz Umbridge. A atriz promete que sua personagem, uma nova inimiga para Harry, “É uma mulher terrível. Ela não deveria ser permitida”.

5. HARRY É TORTURADO

A Desaprovada nova Professora de Defesa contra as artes das trevas de Hogwarts, Dolores Umbridge – uma informante do Ministério da Magia – tem uma cena assustadora onde faz Harry escrever linhas que aparecem marcadas com sangue em sua mão. “Ela é uma mulher terrível”, diz Imelda Staunton, que faz Umbridge numa seqüência onde os casacos se tornam mais rosas a medida que ela fica mais poderosa. “Ela não deveria ser permitida”. O diretor Yates assistiu a seqüência da mão sangrenta recentemente com uma platéia cobaia em Chicago. “O cinema ficou muito, muito quieto”, diz ele. “Dolores faz isso acompanhado de um sorriso e uma xícara de chá. É isso que faz ela ser realmente assustadora”.

6. ALGUMA COISA AINDA PIOR ACONTECE COM ALGUÉM MAIS

Se você leu o livro, você sabe sobre o que nós estamos falando. Se você não leu, boa sorte em evitar qualquer e toda “conversa” envolvendo SPOILERS antes de você ver o filme.

(Foto) Fazendo a sua idade. Radcliffe tem noção de que ele, Grint e Watson vão estar por tempo demais fazendo seus personagens apenas como “loucura”.

7. NÃO, AS CRIANÇAS NÃO ESTÃO MUITO VELHAS PARA SEUS PERSONAGENS, OBRIGADO

Nós temos que dizer isso, ou Dan Radcliffe pode gritar conosco. Assim como as observações de “como você é baixo”, o ator está cheio das pessoas criticando que ele, Watson e Grint estão crescendo mais rápido do que a Warner pode produzir os filmes. Radcliffe vai ter em torno de 20 quando terminar de promover o último filme, no qual vai fazer um Harry com 17 anos. E Grint vai estar com mais de 21. Grande coisa. “O que foi mesmo que o Luke Perry fez?” pergunta Radcliffe, sua voz soando de forma bem-humorada. “Barrados no Baile”. “Ele não estava no final dos seus 20 anos fazendo alguém com 19 anos?” E as pessoas vêm até mim e falam “Você não acha que está ficando velho demais para o papel?” “É loucura” Mas até mesmo Radcliffe admite que ele e seus colegas certamente parecem completamente diferentes. “Outro dia eu vi um monte de fotos do primeiro filme”, diz ele. “Era incrível. Nós mudamos muito, é irreal”. Para as platéias que cresceram ligadas às estrelas jovens, esta mudança pode ser a maior mágica de todas.

Tradução: Luiza e Virág.