A Ordem da Fênix

Emma Watson: Ron e Hermione, um casal perfeito

A atriz Emma Watson realizou recentemente uma entrevista para a revista italiana Donna. Nela Emma fala sobre Harry Potter e a Ordem da Fênix, o desejo de ingressar na universidade, viajar mais e quem sabe morar na França. Veja abaixo um trecho onde declara sobre o shipper R/H:

Em A Ordem da Fênix Harry da seu primeiro beijo em Cho Chang. E Hermione e Ron?
Agora está claro para todo mundo que não é apenas amizade entre eles. Todo mundo menos eles, claro. É tão típico, as garotas tendem a terminar com esses sujeitos que as aborrecem, que as deixam irritadas, que se comportam horrivelmente. Ron age exatamente assim com Hermione. Mas a relação deles desenvolverá de alguma maneira, cedo ou tarde. Eles se tornarão um casal, estou certa disso. Ron diverte ela, e é o que Hermione precisa. E ela o mantém na linha. Um casal perfeito.”Os scans da entrevista já se encontram em nossa galeria, para vê-los clique aqui.

Editado: A tradução completa da entrevista pode ser vista aqui.

Obrigado, TLC.

Emma Watson: Ron e Hermione, um casal perfeito
A atriz cede entrevista para a revista italiana Donna.

Senhorita Watson, no filme anterior seu estilo mostrou que Hermione não era apenas mais uma garota. Parece que agora ela se transformou em uma jovem mulher.
Sim, e não é apenas o estilo. Pela primeira vez os jovens personagens realmente tomam decisões pessoais. Pela primeira vez eles percebem que não é só com Voldemort que eles devem lutar, mas também as denominadas boas pessoas que estão de fato abusando do seu poder, como Fudge e Umbridge. A última, em particular, atua como um ditadora que quer impedir os alunos de pensar em primeiro lugar. O filme inteiro realmente é uma jornada de quem realmente representa a autoridade; nos fala que o princípio de autoridade pode ser questionado. Harry e os seus amigos tem que tomar uma difícil decisão sozinhos desta vez. Eles devem entender o que é certo e o que é errado. Sim, eles realmente se tornam adultos. Essa provavelmente é a razão por que há muito mais política neste filme.

Críticos sempre consideraram política como um assunto importante da saga de Harry Potter. Libération, um jornal francês..
Eu sei o que Libération é.

Desculpe. Libération disse que Harry Potter é direitista, machista, neo-conservacionista e dá uma idéia degradante das mulheres. O que você pensa sobre isso?
Estas coisas realmente me transtornam. Quem escreveu essas palavras só pode ser um idiota. Harry Potter ajudou a mudar muitos estereótipos. Onde mais, em ficção, você pode achar um personagem tão inteligente quanto Hermione, que é uma absoluta feminista? Deus! É verdade que eles são livros infantis, mas eles cobrem a maioria dos assuntos importantes, como vida, morte, política, a importância da amizade e as escolhas que precisam ser feitas. Harry Potter realmente faz as crianças pensarem, não apenas como outra produção para adolescentes.

O que você quer dizer com política ser um assunto importante da história?
Este filme é relacionado com a situação atual. De alguma maneira fala sobre a vida depois de 7 julho, a forma que as pessoas se comportam quando estão assustadas, a forma verdadeira é freqüêntemente negada e todas as coisas em nossa sociedade temos que enfrentar. Encarar o fato de que a autoridade está corrompida significa ter uma abordagem não conformista para a realidade e o poder.

Você é tão brilhante quanto Hermione. Nesse filme, ela é a mesma ótima aluna que sempre foi?
Sim, mas algumas coisas mudaram dessa vez: Hermione está se colocando contra a professora Umbridge, que está tentando impedir os alunos de aprenderem e entenderem. Hermione que é tão inteligente e disposta a aprender não pode aceitar isso, e se torna a líder da rebelião. O que realmente é bastante estranho, considerando que ela sempre foi contra quebrar regras e tudo. Nesse filme ela aprende ver as coisas de perspectivas diferentes.

O que você pensa fazer em 2010, quando a saga terminar e você tiver vinte anos? Você também está planejando embarcar em novos projetos, como Radcliffe e Grint fizeram?
Eu não estarei aparecendo nua com um cavalo, se é isso o que você quis dizer. Mas certamente farei algo. Estou apenas esperando pela oportunidade certa. Não sei como minha vida será quando tiver vinte anos, mas sei que gostaria de ir para a Universidade e viajar muito.

Você deixará Oxford onde você vive com sua mãe, por Londres? Na Inglaterra é normal ir morar sozinho muito cedo.
Eu tenho apenas dezessete anos. Gostaria de morar durante algum tempo na França, melhorar meu francês, e ficar dois anos viajando ao redor do mundo. Então, quando tiver dezenove anos, vou ter que pensar seriamente no meu futuro: a Universidade – eu gostaria de estudar Filosofia ou Literatura – e uma casa.

Francês – por que?
Porque eu amo a França. Paris e Amsterdã são minhas cidades preferidas. Também gosto de cinema francês, eu amaria trabalhar lá. Na verdade gosto de quase tudo que não é inglês.

Você ganhou muitas ofertas de trabalho?
Só coisas que eu não queria fazer. A maioria deles são papéis para típicos alunos americanos de ensino médio, que é, sendo honesa, meu pior pesadelo. Eu sei que tive uma grande sorte, mas eu apenas preciso outra grande sorte para não cometer erros nesse momento particular da minha vida. Audições são realmente duras, e ser rejeitada sempre é uma experiência ruim. Mas eu continuarei tentando.

Quem a rejeitou? Para qual filme? E quem ganhou o papel ao invés?
Não sei se posso falar… [falando com o seu assistente] Posso contar? Não. apenas uns dois deles, não muitos!

Você teve, como Hermione, algum conflito com uma autoridade? Na escola, em casa, com seu agente…?
Houve tempos quando outras pessoas pensavam que sabiam o que era melhor pra mim, e que o melhor pra mim era não pensar. Mas eu não sou uma rebelde. Eu normalmente faço o que é dito, se eu tento negociar alguma coisa. Estou pronta para lutar por meus direitos, mas não acho que vale a pena fazer o papel da adolescente que quer se rebelar contra o mundo. Eu não gosto disso.

J.K. Rowling disse que Hermione é a personagem que mais se identifica. Que quando era jovem ela era chata assim como Hermione. Você teve essa impressão quando a conheceu?
JK Rowling dá a impressão de ser uma mulher muito divertida, genuina e incrivelmente pé-no-chão. E essas são qualidades muito raras.

Especialmente para alguém tão rica quanto ela.
Essa não é a primeira coisa que vem a sua mente quando você estiver falando com ela, realmente. Nós as vezes temos contato por e-mail, e ela sempre é muito agradável e modesta – até mesmo quando fala sobre sua vida cotidiana.

Você acredita que ela é capaz de ganhar a batalha contra outras sagas de fantasia, como Eragon e As Crônicas de Narnia que estão virando populares hoje em dia?
Harry Potter pode ser lido por diferentes níveis, desde crianças e também adultos, é absolutamente universal. Eu não acho que Jô precise de uma fantasia mais desenvolvida ou culta quanto Christopher Paolini. O único fato que importa é tocar a vida das pessoas. E isso ela faz.

Em A Ordem da Fênix Harry da seu primeiro beijo em Cho Chang. E Hermione e Ron?
Agora está claro para todo mundo que não é apenas amizade entre eles. Todo mundo menos eles, claro. É tão típico, as garotas tendem a terminar com esses sujeitos que as aborrecem, que as deixam irritadas, que se comportam horrivelmente. Ron age exatamente assim com Hermione. Mas a relação deles desenvolverá de alguma maneira, cedo ou tarde. Eles se tornarão um casal, estou certa disso. Ron diverte ela, e é o que Hermione precisa. E ela o mantém na linha. Um casal perfeito.”

Agradecimento à Virág Venekey.