As Relíquias da Morte ︎◆ Livros ︎◆ O Enigma do Príncipe

Identidade de RAB revelada?

Como a confirmação oficial por parte de J.K. Rowling ainda não saiu, vamos explicar a história da identidade de RAB que estava na ativa nos últimos dias.

Há dois dias atrás, o site português Nimbus Network publicou que já tinha a confirmação de quem seria RAB, autor do bilhete misterioso no final do Enigma do Príncipe. Segundo o site, a tradutora responsável pela edição portuguesa do livro, Isabel Nunes, teria mandado uma mensagem para eles confirmando a identidade do misterioso personagem. Decidido a averiguar as informações, o site pede mais informações, e Isabel confirma que, ao pedir ao agente de J.K. Rowling a informação sobre o sexo de RAB, ela recebe não só essa informação, como também o significado das letras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ler a notícia completa, a carta, e a explicação do site sobre a notícia, clique aqui.

Lembrando que, por hora, temos que considerar isso um rumor, como a própria J.K já nos advertiu dizendo que qualquer informação não vinda de seu site seria suspeita.

Para discutir essa questão no nosso fórum, clique aqui

Agradecemos ao site Nimbus pela valiosa informação e nossos cumprimentos pelo excelente trabalho.

Atenção SPOILERS!!!! Não prossiga se não quiser saber o nome de RAB.

No final do Enigma do Príncipe, temos conhecimento de um bilhete deixado por alguém auto-intitulado RAB. As iniciais, embora considerada por muitos como sendo de Régulo A. Black, ainda dividiam opiniões. Há dois dias, porém, o site Nimbus Network publicou uma matéria na qual afirma que a identidade de RAB já era conhecida.

Isabel Nunes, coordenadora de tradução da edição portuguesa do HP6 divulgou em uma entrevista aquilo que todos previam: RAB é Regulus Arcturus Black (Régulo, na edição brasileira). O pronuciamento dela original:

“Não me importo de vos comunicar porque já é do conhecimento geral e foi-nos confirmado pela JKR quando a contactámos por causa do género (feminino ou masculino). RAB é Regulus Arcturus Black.”

A questão é que, uma confirmação de tamanha importância merecia mais averiguação. O site a procurou, perguntando sobre detalhes, e eis a resposta que receberam:

“Caro NadirFoi por saber que muita gente tem especulado sobre a identidade de RAB que decidi enviar a confirmação. Para que não haja dúvidas quanto à origem da mesma, passo a explicar: existe um grupo mais ou menos informal de tradutores de Harry Potter que se mantiveram em contacto durante a tradução do HP6 e que, assim, através de troca de ideias e informações, conseguiram ultrapassar algumas dificuldades. A questão foi posta ao agente de JKR pelo grupo a fim de se saber se era feminino ou masculino (o que aliás eu também já fizera, através da Editorial Presença, no tocante às personagens Sinistra e Blaise Zabini). É sempre necessário proceder através dos agentes, pois não há qualquer contacto directo com a autora. Ficámos muito surpreendidos, quando, na resposta, fomos informados não só do sexo como também do significado das iniciais, coisa que não tínhamos perguntado.”Ainda de acordo com o site, essa resposta teria sido passada para eles ainda no ano passado, e eles mantiveram em sigilo até agora.

Apesar da tradutora afirmar que RAB seja Régulo, ainda é cedo para termos certeza. Segundo a própria JK, os rumores começariam a crescer com a proximidade do sétimo livro. Mesmo que se confirme que RAB é Régulo, ainda restam muitas perguntas sobre o roubo da Horcrux. De qualquer maneira, esperemos que JK faça sua pronuciação oficial, o que não deve demorar muito.