Artigos

Snape, o agente duplo perfeito

A colunista Fernanda D’Elia continuando a escrever sobre o suposto agente duplo, Snape, escreve um belo texto comentando suas idéias. Leia, comente e discuta com ela em nosso Fórum.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Snape, o agente duplo perfeito
Por Fernanda D’Elia

Bem, na coluna de hoje eu quero discutir a minha teoria sobre a verdadeira lealdade de Snape. Confesso que tudo surgiu da minha perplexidade com a capacidade de Dumbledore de confiar em Snape, apesar de montes de evidências
nos fazerem duvidar dele. Afinal, depois de saber que Snape:

1) era um Comensal da Morte, sempre adorou as Artes das Trevas… além disso, nunca foi muito “flor que se cheire”, digamos assim…
2) sempre odiou Thiago e Sirius, com todas as forças (e isso é dito INÚMERAS vezes por todos em todos esse anos na escola). Sua pior lembrança era uma cena de humilhação sofrida por ele e causada por Thiago…odiou Harry desde o primeiro momento, por saber que era filho de Thiago, e ele ser tão parecido fisicamente com o pai…

3) escutou a primeira parte da Profecia e foi contar a Lord Voldemort… Como é que Dumbledore iria confiar tanto nele, se fosse só por ele dizer que ficou arrependido ao saber quem Lord Voldemort resolveu matar ao interpretar a profecia?? Fala sério!! Dumbledore não era burro, muito pelo contrário!! Bom, tendendo a ver sempre o melhor nas pessoas, nunca perdendo a esperança numa possível regeneração (vide a conversa dele, antes de morrer, com Draco, ou mesmo, muitos anos antes, com Tom Riddle…)… mas não era, com o perdão do trocadilho… TROUXA! Se fosse só isso, ele manteria sempre uma certa reserva, como manteve com relação ao próprio Tom. Mas não, a confiança em Snape era sólida. O Professor o defendeu publicamente no tribunal. Quando (numa das últimas vezes) Harry perguntou, mais uma vez, sabendo de tudo, se ele realmente confiava em Snape, mesmo diante de tantas evidências duvidosas, Dumbledore vacilou, como se estivesse pensando se deveria ou não contar alguma coisa a mais a Harry, mas resolveu calar, e apenas confirmou, sem dúvida, mais uma vez.

Qual seria o verdadeiro motivo dessa confiança toda? E porque não esclarecer a todos da Ordem esse motivo? Ou pelo menos ao Harry… Bem… o que eu acho sobre esse assunto? (não estou sozinha nessa teoria: depois de ter concluido isso li um ótimo ensaio que diz mais ou menos a mesma coisa que eu já estava pensando…) Vamos lá? Sabemos, sem sombra de dúvida, que Snape era um Comensal da Morte, espionando a serviço de Voldemort quando escutou a Profecia, certo? Até aquele momento, ele não parecera preocupado em causar mal a alguém, ou nas conseqüências do maus atos praticados. Porém… logo em seguida ele procurou Dumbledore e contou-lhe algo tão convincente que pareceu comprovar que ele estava mesmo mudando de lado e passando a ser, então, homem de confiança de Dumbledore e espião da Ordem da Fênix. E desertar dos Comensais da Morte não era uma tarefa fácil, não era um emprego pra se pedir demissão e tudo bem… A confissão a Dumbledore teria que ser convincente a ponto de fazê-lo acreditar não só no arrependimento de Snape, mas também na sua coragem e decisão de enfrentar os perigos de mudar de lado.

Afinal, ele não era famoso por sua coragem no passado, né?
Então, o que poderia ter mudado tanto sua idéia? Qual poderia ser o motivo do “maior arrependimento da sua vida”? Foi só quando Snape percebeu como Voldemort havia interpretado a Profecia – decidindo perseguir e matar Tiago e Lilian Potter – que as coisas mudaram, não foi?

Bem, certamente não seria por saber do plano de de Voldemort de cometer assassinato: quando ele contou a parte da Profecia que ouviu, deveria estar imaginando que Voldemort iria matar o bebê em questão, provavelmente a família toda da criança, em se tratando do Lorde das Trevas… Não, pelo que sabemos, foi por saber quem seria assassinado. E aí, a questão: nós todos temos certeza absoluta, foi dito INÚMERAS vezes, ao longo de todos os anos, pelas pessoas mais diversas (até o próprio Dumbledore no primeiro ano disse…) que Snape odiava Tiago. Odiava-o tanto que, mesmo depois dele ter salvo sua vida uma vez, mesmo depois dele morto, o sentimento era o mesmo, estendendo-se ao filho. Então, é claro que Dumbledore não acreditaria (nem ninguém…) no seu arrependimento por causar perigo, ou mesmo a morte, a Tiago. Lógico! Mas não é interessante notar que, em nenhum momento, é dito que Snape odiava Lilian? Claro… não era arrependimento por causar mal a Tiago, nem ao bebê desconhecido (e mais tarde odiado também)… era Lílian, só podia ser! Para que Dumbledore tivesse tanta certeza da verdadeira dor que Snape sentiu, é lógico concluir: Snape amava Lílian!

Sabemos que:
1) segundo Slughorn, ela era sua favorita. “Inteligente, viva, linda, charmosa…”
2) segundo JKR: “ela era como a Gina, era uma garota popular.” Em outro momento, diz que não pode confirmar ou negar que Lupin, ou mesmo Snape, fosse apaixonado por ela… a esse respeito, disse só que “Lupin gostava muito de Lilían, vamos colocar desse modo, mas eu não gostaria que alguém fosse correndo pensar que ele competia com Tiago por ela. Ela era uma garota muto popular, e isso é relevante. Mas eu acho que já disse isso. She was a bit of a catch.” Mas JKR deixou pistas sobre Lilían ao longo do tempo, na minha opinião. Nas entrevistas dela:

1) “Now the important thing about Harry’s mother, the really, really significant thing, you’re going to find out in 2 parts. You’ll find out a lot more about her in Book 5, or you’ll find out something very significant about her in Book 5, then you’ll find out something incredibly important about her in Book 7…” [ agora, a coisa importante sobre a mãe de Harry, a coisa realmente, realmente importante sobre ela, vocês vão ficar sabendo em 2 partes. Vocês vão saber muito mais sobre ela no livro 5, ou descobrirão algo muito significativo sobre ela no livro 5, e então descobrirão algo incrivelmente importante sobre ela no livro 7…]
(1999, http://www.quick-quote-quill.org/articles/1999/1099-connectiontransc.html).

O que ficamos sabendo sobre Lílian no livro 5? A única novidade é a cena em que ela aparece, na cena da Penseira, defendendo Snape da azaração de Tiago… A Profecia é descoberta no livro 5 também, mas não é dito nada especificamente sobre Lílian.
O fato dela ter tido escolha e isso ter dado a proteção a Harry só é falado no livro 6.

Pois bem, minha teoria:
Snape era apaixonado por Lilían. Talvez ninguém soubesse disso, talvez ele nunca tenha sequer demonstrado seus sentimentos a ela. A única vez em que vimos uma cena dos dois juntos, ele a ofende chamando-a de “sangue-ruim”, apesar dela o ter defendido contra Tiago. Talvez, além da inveja natural de Snape em relação a Tiago, por ele ser melhor em tudo, inteligente, esportista, bonitão e popular, o motivo mais profundo do ódio continuar através dos anos fosse… ciúmes! Aí, faz sentido: tudo bem se Voldemort matasse Tiago, Harry… mas, Lílian não!

Talvez até ele tenha ido interferir, pedido pela vida de Lílian, e este tenha sido o motivo de Voldemort dar a ela uma escolha clara: ela podia ter se salvado se o deixasse matar o bebê. Ela escolheu morrer tentando proteger Harry, e aí o bebê pôde se salvar, ganhando a proteção do seu amor de mãe. Mas também explicaria parte do ódio de Snape a Harry: por causa do filho ela
escolheu morrer.

E Dumbledore, com certeza, sabia de tudo isso. Daí a sua relutância na conversa com Harry, ao explicar a ele o erro de
Snape:

“Harry- disse Dumbledore em voz baixa. – Por favor, me escute.

– O professor Snape cometeu um erro terrível…
– Não me diga que foi um engano, senhor, ele estava escutando à porta!
– Por favor, me deixe terminar.- …- O professor Snape cometeu um terrível engano. Ele ainda estava a serviço de voldemort na noite em que ouviu a primeira metade da profecia da professora Trelawney. Naturalmente, correu a contar o que ouvira, porque afetava profundamente o seu senhor. Mas ele não sabia, não tinha a menor possibilidade de saber, qual era o garoto que Voldemort iria perseguir daquele dia em diante ou que os pais que ele destruiria em sua busca homicida eram pessoas que ele próprio conhecera, que eram seu pi e sua mãe…
Harry soltou uma gargalhada sombria.
– Ele odiava meu pai como odiava Sirius! O senhor não reparou, professor, como as pessoas que Snape odeia têm a tendência a aparecer mortas?
-Você não faz idéia do remorso que o professor Snape sentiu quando percebeu como Lord voldemort interpretara a profecia, Harry. Acredito que tenha sido o maior arrependimento da vida dele, e o motivo por que voltou…
– Mas ele é um Oclumente muito bom, não é, senhor?-… – E Voldemort não está convencido de que Snape está do lado dele, ainda hoje? Professor…como o senhor pode ter certeza de que o Snape está do nosso lado?
Dumbledore ficou calado por um momento, parecia estar tentando tomar uma decisão. Por fim, disse:
– Tenho certeza. Confio plenamente em Severo Snape.”
(“Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, capítulo 25 pág. 430-431)

A decisão que ele resolveu tomar foi não contar a Harry os sentimentos de Snape com relação à sua mãe, seria um informação meio chocante demais para o menino… Bem, volto a esse tema do amor de Snape por Lilian numa próxima…