Artigos

Harry Potter e a Síndrome de Petter Pan

Nossa nova colunista, Clara Jones, continua nossa área de Crônicas, tratando agora a respeito da sexualidade dos personagens da saga de J.K. Rowling.

Uma visão diferenciada sobre os hormônios de nossos heróis, contudo, de uma forma respeitosa e objetiva.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Harry Potter e a Síndrome de Petter Pan
Por Clara Jones

Desde 1997, a autora J.K. Rowlling nos presenteia com a série do bruxinho Harry Potter. A história, que se passa em uma escola de Magia e Bruxaria, está prevista para durar sete livros, compreendendo o período dos 10 aos 17 anos, aproximadamente, dos personagens principais. Essa faixa etária é, possivelmente, a mais interessante de todo o tempo de vida de uma pessoa. É quando consolidamos nossa personalidade, afinidades, independência, sociabilidade e, claro, nossa sexualidade. Mas, aparentemente, a autora do blockbuster se esqueceu desse último.

Somos todos, acima de tudo, fãs da Rowlling, pois sua história e personagens ocupam um espaço mágico de nossas vidas. Porém, é verdade incontestável que seus personagens são, além de corajosos, audaciosos, amados e surpreendentes, assexuados.

Certamente, existe uma tensão sexual em certos momentos da história, como na relação entre Rony e Hermione, Harry e Cho e, posteriormente, Harry e Gina. Porém, é tudo sempre tão casto e infantil, que muitas vezes me questiono se os personagens pararam permanentemente nos 13 anos. Harry perde noites e noites de sono assombrado pela presença de Voldemort, mas nunca tem um único sonho típico de garotos da sua idade, além de jamais, em cena alguma, ter tido uma conversa sobre sexo com Rony ou algum de seus amigos. Mas, afinal, que pessoas são essas que aos 16 anos só tem dilemas morais e nenhuma revista erótica? Seria alguma utopia de uma mãe conservadora que teme desde a gravidez o dia em que seu filho irá perguntar “de onde vem os bebês”?

Ok, ok… Eu não me esqueci que essa é uma história voltada ao público infantil, e que explorar o desenvolvimento sexual dos personagens fatalmente geraria uma censura 18 anos nos livros finais da série. Sim, eu sei de tudo isso. O que quero discutir é por que a Rowlling é tão radical abstrair esse tema da abordagem psicológica que faz dos seus personagens, em especial Harry Potter.

Lembro-me de ter pensado superficialmente sobre essa questão na ocasião da publicação do terceiro livro, quando li a cena em que Harry vê Cho voando, minutos antes de uma partida entre Grifinória e Corvinal, e disse ter sentido ‘algo’ se manifestar nele que não era apenas nervosismo pelo jogo. Cheguei a pensar que a autora iria encontrar formar sutis de abordar esses sentimentos e sensações para aproximar os personagens o máximo possível da realidade. Mas, não foi o que aconteceu.

Por vezes pensei que a razão para tal evento fosse o conservadorismo exacerbado na Inglaterra, evidente no comportamento reconhecidamente austero de seus habitantes, ou a pressão da editora para que a autora deixasse a questão sexual dos personagens o mais insípida possível, por temer queda de vendas no puritano, mas gigante mercado consumidor, Estados Unidos. Por fim, cheguei à conclusão de que se trata de auto censura da autora, uma vez que a Inglaterra produziu gênios liberais como Mary Shelley, autora de Frankenstein, e o EUA foi berço do rebelde Edgard Allan Poe. Todas minhas tentativas de justificar a abstenção de J.K. Rowlling caem por terra sempre que a comparo aos inúmeros autores que, em situação ainda mais repressora, souberam dar todos os traços humanos que um personagem merece receber.

Não espero nenhum milagre para o próximo livro. Muito possivelmente, todos os personagens chegarão às últimas páginas virgens e pudicos. A única esperança que me resta são as tentativas heróicas dos diretores das adaptações para o cinema em colocar algum tempero nas cenas, e espero sinceramente que Alfonso Cuarón volte a dirigir algum filme. Quem já assistiu Y Su Madre También vai me entender perfeitamente.

A título de curiosidade, a idéia para essa coluna surgiu após a publicação no Potterish de novas fotos do filme December Boys com o comentário de que Daniel irá protagonizar uma cena de sexo. Eu fiquei um tanto intrigada com os comentários feitos pelos visitantes.