Artigos

Encontrando Horcruxes

“Um Guia Prático de Localização dos Pedaços de Alma do Seu Arqui-Inimigo”.

É a mais nova coluna do nosso colunista Eduardo. Para quem não leu o livro 6: Pare agora se não quiser saber o que não deve!

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Encontrando Horcruxes:
Um Guia Prático de Localização dos Pedaços de Alma do Seu Arqui-Inimigo

Por Eduardo Andrade

ATENÇÃO, SPOILERS LIVRO 6

“…mas elas podem estar em qualquer lugar.” – Harry Potter, EdP

Elas podem estar em qualquer lugar, certo? Harry consegue compreender a amplitude do problema, e nós temos a leve sensação de que o sétimo livro vai ser enorme (eba!). Porém, talvez não seja assim tão grande (ahh…). Pra começar, as Horcruxes devem estar todas na Grã-Bretanha, o que já corta 5 continentes do globo da nossa lista “Encontrando Horcruxes”. Por quê?
Lembrem-se, Harry Potter é uma série. Cada livro tem seu pedaço no propósito de contar a história do nosso herói. Qual o objetivo do livro seis? Na minha opinião, foi mostrar algo que deveria ter sido mostrado antes: que Voldemort dividiu sua alma em sete partes e as espalhou por aí. Por que antes? Bom, porque agora, em apenas um livro, Harry tem que encontrar quatro partes de alma e destruir todas. J.K. Rowling meio que sobrecarregou o garoto no capítulo final! Então, retornemos ao sexto livro. Antes de saber sobre Horcruxes, nós damos uma bela olhada no passado do nosso malvadão-mor, Tio Voldie.
Rony se pergunta algo que muitos pensaram também. Certo, isso tudo é muito interessante, mas qual o propósito em mostrar tudo isso? Harry faz a mesma pergunta para Dumbledore. Isso tem a ver com a profecia? Isso vai me ajudar a sobreviver? Dumbledore confirma. Essas lembranças são importantes e vão ajudá-lo a sobreviver.
Porém, ao final do livro, são poucas as lembranças que parecem relevantes. A lembrança de Slughorn, é claro, é essencial. A lembrança da casa de Hepzibah Smith também é bem marcante, mas… E as outras? Porque J.K.Rowling se deu ao trabalho de escrevê-las? Ah, chegamos ao ponto. Elas devem ter sido mostradas porque são aqueles os lugares em que as Horcruxes se encontram. Afinal, Harry vai se jogar no mundo, e por algum lugar ele tem que começar procurando. Os lugares mais óbvios são os locais marcantes do passado de Voldemort. Recapitulando as lembranças agora, podemos encontrar as Horcruxes…

1ª LEMBRANÇA – A CASA DOS GAUNT
Já sabemos que de fato tinha uma Horcrux na casa dos Gaunt, o anel. Um ponto para a teoria. Harry viu a placa quando Bob estava indo até a casa, então ele já sabe o nome do vilarejo. Ou seja, se ele voltar para Little Hangleton no sétimo livro, ele provavelmente verá (e reconhecerá) o cemitério… Lugar sugerido pela Pati (colunista e administradora do Potterish) como possível morada de uma Horcrux.

2ª LEMBRANÇA – O JOVEM TOM RIDDLE
Nessa lembrança, acompanhamos Dumbledore em sua visita ao jovem Tom Riddle no orfanato londrino. Sim, o orfanato. Provavelmente abandonado no presente, com escadas quebradas, corredores escuros e, claro, várias armadilhas colocadas lá por Voldemort. Parece um local perfeito para um pedacinho de alma. Ponto negativo? Riddle não gostava do orfanato, então ele talvez não quisesse que um pedaço de sua alma ficasse lá. Nesse capítulo descobrimos também sobre a caverna, onde Riddle assustou seus colegas e, mais tarde, esconderia um pedaço de sua alma (retirado por R.A.B.).

3ª LEMBRANÇA – O RETORNO À CASA DOS RIDDLE
Aqui, Tom Riddle acha a casa de seu tio, o manda para a prisão e mata seus pais. Somos introduzidos à “casa grande em cima do morro”(apenas verbalmente), onde Harry vai saber mais tarde que foram encontrados os corpos dos Riddle. A Casa dos Riddle é outro lugar promissor para uma Horcrux. Essa COM CERTEZA está abandonada, caindo aos pedaços, com corredores escuros e parece ótima para esconder qualquer coisa já que ninguém entra. Voldemort se sentia bem confortável lá também, no quarto livro, e com certeza é um local marcante. Foi a primeira vez que ele usou a varinha para matar alguém, esse alguém era ainda por cima seu pai trouxa que o tinha abandonado.

4ª LEMBRANÇA – MEMÓRIA FAJUTA
Memória alterada por Slughorn.

5ª LEMBRANÇA – O MEDALHÃO E A TAÇA
Aqui, Voldemort visita Hepzibah Smith e encontra esses maravilhosos objetos, que parecem ter sido a única razão pela qual ela foi trabalhar na Borgin & Burkes. Não acredito que a casa de Hepzibah seja um local de esconderijo das Horcruxes atualmente (lembre-se que os parentes dela vasculharam a casa e queriam pôr as mãos nesses objetos). Essa lembrança tem o objetivo apenas de mostrar essas duas futuras Horcruxes.

6ª LEMBRANÇA – O PEDIDO DE LORD VOLDEMORT
Pela lembrança de Dumbledore, vemos Voldemort pedindo para voltar a Hogwarts como professor. Mas Dumbledore acredita que havia algo mais nesse pedido… Que ele queria voltar lá para procurar algo de Ravenclaw ou Gryffindor. Já eu, penso que, enquanto procurava, ele iria querer esconder alguma Horcrux na Câmara Secreta (principalmente se fosse o medalhão de Slytherin), um local sem dúvida marcante na adolescência dele, e que tem muito a ver com sua ancestralidade.

7ºª LEMBRANÇA – HORCRUXES
Onde Harry descobre o que são Horcruxes e a teoria das seis Horcruxes é formulada. Acredito que não há objetivo em mostrar esconderijos de Horcruxes aqui, apenas explicar o que elas são.

Reparem no número de vezes que Harry mergulhou com Dumbledore nas profundezas da penseira. Sim, sete. Infelizmente, nem todas as vezes indicam lugares possíveis para se esconder uma Horcrux. Vamos, então, rever os lugares mais prováveis (e acrescentar mais um, que Harry visitará no livro sete). Locais onde realmente tinham Horcruxes estão em letras maiúsculas.

1 – CASA DOS GAUNT (anel Horcrux já destruído)
2 – O Cemitério
3 – O Orfanato
4 – A CAVERNA (Horcrux retirada por R.A.B.)
5 – Casa dos Riddle
6 – Hogwarts (Câmara Secreta?)
7 – Godric’s Hollow (local sugerido pela Pati, colunista e administradora do Potterish, e muito provável por ser onde estava o garoto da profecia e por ter alguma ligação com Godrico Gryffindor, segundo Rowling)

Parece bom, mas… Se Dumbledore estiver certo, uma das Horcruxes é Nagini, a cobra, e ela está sempre com Voldemort. O diário nunca foi escondido, sempre esteve com Voldemort e, depois, Lúcio Malfoy. Ou seja, somente a taça, o brasão, algo de Gryffindor ou Ravenclaw e o anel precisavam de esconderijo. Nós temos sete lugares possíveis, mas só quatro são necessários.
A Horcrux da caverna foi provavelmente movida (se não foi destruída), então quem sabe um quinto local de esconderijo seria necessário.
Agora, porém, já sabemos os lugares em que Harry provavelmente irá no sétimo livro. Claro que na Casa dos Gaunt e na caverna ela não precisa ir, mas sem dúvida os outros lugares ele visitará, sendo que Godric’s Hollow ele vai com certeza, tendo Horcrux ou não.
E onde poderia acontecer a destruição da última Horcrux (Nagini) e do Tio Voldie? No final do livro, finalmente veremos o embate final, e ele com certeza será em algum lugar marcante. Quem sabe, não tendo encontrado uma Horcrux em Godric’s Hollow no começo do livro, Harry volte lá no final e, depois, encontre Voldemort (atrás dele e tentando impedi-lo). Foi onde os pais de Harry foram mortos, onde a lenda da cicatriz começou, e, melhor de tudo, é um cenário novo. Pode ser de absolutamente qualquer jeito. Ou, como sugerido por muitas pessoas, Hogwarts. O centro da trama, o lugar que é uma casa tanto para Harry quanto Riddle, o cenário central de todos os livros. Quem sabe após sair da Câmara Secreta, Harry, Rony e Hermione encontrem seu caminho para fora do castelo bloqueado por Comensais.
Pra mim, esses são os locais de Horcrux e de final de livro mais prováveis. Se o final for em Godric’s Hollow, a quinta Horcrux estará lá. Se for em Hogwarts, idem. Porque eu acho que o confronto final será logo após a última Horcrux, meio que pra manter o ritmo.
Concluímos o que, afinal? Que o local onde se encontram as Horcruxes não pode ser um lugar desconhecido (a não ser que Harry ache pistas pra algum lugar novo no sétimo livro), e que as informações sobre a infância de Voldemort têm que ter algum valor nessa caçada final.