Artigos

Paixão pela leitura ou paixão por Harry Potter

A coluna de Dinha Nascimento questiona a paixão dos fãs pela leitura ou por Harry Potter. Teria JK Rowling conseguido fazer crianças e jovens do mundo todo gostarem de ler ou é apenas amor pela sua obra apenas?

Para ler a coluna clique aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Paixão pela leitura ou paixão por Harry Potter
Por Dinha Nascimento

Há alguns anos havia uma enorme preocupação em relação a leitura, muitas crianças não gostavam de ler, e os professores faziam enormes sacrifícios para seus alunos lerem alguns livros.
Sabemos que a leitura é muito importante, pois melhora a nossa fala e escrita. Existe também um grande agravante, a falta de incentivo dos pais, que devem ler para seus filhos e comprar livros antes mesmo eles começarem a ler.
Hoje em dia a história é bem diferente, as crianças amam a leitura isso se dá com a chegada de uma nova literatura. O grande exemplo é a serie HARRY POTTER de J.K. Rowling que conquistou milhares de fãs por todo o mundo, com sua inteligência, uma leitura fácil e contagiante J. k. Rowling, soube prender a atenção do leitor.
Harry Potter, a saga de um menino órfão e bruxo é contada numa série de sete livros que agora chega ao seu final. Suas aventuras contagiam o leitor, que não consegue parar e ler até ver o resultado final. O detalhe é que seus livros não são pequenos, o menor deles tem aproximadamente 280 páginas e prova que as crianças são capazes de ler livros grandes e sem gravuras.
Com a chegada de Harry Potter, ler se tornou um hábito na vida de muitas crianças, adolescentes e adultos, o surgimento de várias obras como As Crônicas de Nárdia de Clive Staples Lewis apesar de ser bem antiga, com a recente adaptação do filme baseado em uma dessas crônicas a leitura destas foi bastante intensificado, e outras obras também estão fazendo sucesso, como a série A Mediadora de Meg Cabot que ainda não virou filme mas que está fazendo bastante sucesso com o público mais jovem e adulto também.
O que podemos concluir é que Harry Potter abriu caminho para uma geração de pequenos leitores que no futuro se tornarão adultos bem mais esclarecidos e sonhadores.