O Enigma do Príncipe

Sexto Harry Potter encolhe em português

Quem morre? Quem é o Príncipe Mestiço do título original? E, principalmente, como a versão em português de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, sexta empreitada de J.K. Rowling sobre o bruxo adolescente fadado a salvar o mundo, tem 140 páginas a menos do que a edição publicada nos EUA em julho? [Continua]

Spoilers: (pequenos spoilers, como por exemplo, o número da página da versão brasileira em que aparece o nome do personagem que more no sexto livro).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Obrigada Raquel pela dica.

Sexto Harry Potter encolhe em português
Luciana Coelho ~ Folha de S.Paulo

Quem morre? Quem é o Príncipe Mestiço do título original? E, principalmente, como a versão em português de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, sexta empreitada de J.K. Rowling sobre o bruxo adolescente fadado a salvar o mundo, tem 140 páginas a menos do que a edição publicada nos EUA em julho?

Quando o volume começar a ser vendido neste sábado nas livrarias brasileiras, os leitores curiosos terão as duas primeiras respostas. Mas a última incógnita continuará a pairar no ar. Afinal, a tradutora Lia Wyler e a editora Rocco “enxugaram” o enredo?

Em troca de e-mails com o Folhateen, Wyler disse que não reduziu a história. Segundo a Rocco, o volume menor se deve ao tipo de diagramação (número de linhas por página e tamanho da letra, por exemplo) —cortes no texto são proibidos por contrato.

Mas é difícil crer que quase um quarto das páginas tenha evaporado só por conta do formato diferente. (Na versão britânica, com diagramação mais enxuta que nos EUA, o livro tem 608 páginas).

Serial killer

Polêmicas de lado, a tradução de Wyler continua competente. Se houve corte, eles são bem-vindos. Afinal, o texto de Rowling está cada vez mais prolixo –talvez culpa das dezenas de cadernos que a autora diz manter com detalhes sobre cada personagem.

Desta vez, a história só começa a ficar interessante no capítulo 17, quando surgem informações importantes sobre o passado de Voldemort. Para os fãs do arquiinimigo de Harry, “O Enigma” é um prato cheio e saboroso.

Fazendo dos vilões as estrelas do sexto livro, a autora também aproveita para dar vazão ao seu lado “serial killer” –desde o quarto volume, “O Cálice de Fogo”, cuja versão cinematográfica estréia amanhã, a cada livro ela mata de forma trágica um personagem importante.

Para quem não consegue conter a curiosidade, a morte que deixou fãs em alvoroço está na página 468. Se você sabe o nome da vítima (e não queria saber), anime-se: para o desenrolar da história, as circunstâncias do assassinato são mais interessantes do que a identidade do morto em si.

A intensificação do tom sombrio da história marca também o amadurecimento dos personagens e dos leitores, que começaram a acompanhar as aventuras do bruxo em 1997. “O Príncipe Mestiço” é um livro mais adulto e mais sofisticado do que os anteriores, não só porque a autora aumentou a dose de hormônios e tragédias, mas porque se tornou menos maniqueísta (personagens bons também têm um lado sinistro) e mais cínica.

A fórmula continua dando certo –de 500 exemplares no primeiro Harry Potter a tiragem inicial da versão britânica saltou para 1 milhão no quarto (último número divulgado), e, até outubro, só a livraria on-line americana Amazon havia vendido 1,6 milhão de exemplares do sexto livro.

A julgar pela quantidade de perguntas deixadas sem resposta pela autora (veja abaixo), o sétimo e último volume –sem previsão de lançamento– deve fazer esses números parecerem pequenos.

*—Potterish avisa – SPOILERS!!!! abaixo! –*

DEZ PERGUNTAS QUE SOBRAM PARA O LIVRO 7
1. Em que trabalhavam os pais de Harry?
2. Por que, como J.K. Rowling disse em entrevistas, é importante que Harry tenha os olhos iguais aos de sua mãe?
3. Que fim levaram (e o que faziam) os avós do bruxinho?*
4. Quem será o novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas?
5. O que levou Voldemort a escolher como inimigo Harry e não Neville?*
6. Quem é R.A.B.?
7. Quais são as horcruxes restantes?
8. De que lado está Snape?
9. O que Voldemort fez desde que saiu de Hogwarts até reaparecer como o Lorde das Trevas?
10. Dados os úlimos desdobramentos, o último livro vai se passar em Hogwarts?

Colaborou Leandro Fortino, da Reportagem Local

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Autora: J.K. Rowling
Tradução: Lia Wyler
Editora: Rocco
Quanto: R$ 54,50 (512 págs.)


*Nota- Rowling já respondeu essas perguntas na entrevista ao Mugglenet, que pode ser lida traduzida aqui no site.