Filmes e peças ︎◆ O Cálice de Fogo

Mais um report sobre o quarto filme

Começa com a Nagini deslizando pela grama, é o primeiro capítulo do quarto livro, onde o velho jardineiro está fazendo chá. Ele vê uma luz na casa antiga dos Riddle, nós vemos o cemitério uma ou duas vezes, e então vemos Rabicho e Voldemort (escondido por uma poltrona) e vocês não têm noção de quem aparece…

Como todos já devem estar sabendo, no último final de semana em Chicago aconteceu a primeira exibição teste de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Um grupo seleto de pessoas, que nem ao menos sabiam de que filme se tratava, teve a chance de assistir e a opinião de um deles você confere clicando aqui. Lembrando que o texto contém muitos spoilers do que acontecerá no filme.

Fonte: Mugglenet.

Começa com a Nagini deslizando pela grama, é o primeiro capítulo do quarto livro, onde o velho jardineiro está fazendo chá. Ele vê uma luz na casa antiga dos Riddle, nós vemos o cemitério uma ou duas vezes, e então vemos Rabicho e Voldemort (escondido por uma poltrona) e vocês não tem noção — BARTÔ CROUCH JR.!

Eles estão claramente planejando tomar o lugar de Moody.

Vocês sabem o que acontece depois – toda a seqüência foi bem fiel ao livro, exceto a parte em que Bartô Jr. estava presente. Então Harry acorda, nós percebemos que foi um sonho, ele, Hermione e os Weasleys (a Molly e o Percy nem ao menos estão nesse filme) vão para a Copa Mundial com Amos e Cedrico Diggory (nessa cena, Cedrico pula de uma árvore e é TÃO PERFEITO – muito lindo!), e nós vemos uma bela CG (computação gráfica) das barracas. Basicamente, a parte da Copa Mundial de Quadribol é MUITO CURTA apenas para nós nos familiarizarmos com o personagem de Vitor Krum, e então anoitece. Os gêmeos e a Hermione estão tirando com a cara do Ron por causa do seu fanatismo pelo Vitor Krum quando o Sr. Weasley diz para todos eles saírem correndo. Todo o acampamento está pegando fogo, e nós vemos os Comensais pela primeira vez. MUITO ASSUSTADORES. Nós vemos alguns trouxas no céu, suspensos por chamas verdes, mas é tudo o que a gente consegue ver. Suas máscaras são de caveiras que cobrem todo o rosto exceto por suas bocas, e os seus trajes são parecidos com os da Ku Klux Klan, porém em preto. Harry é pisoteado pela multidão e acaba desmaiando. Quando ele acorda, ele vê Bartô Crouch Jr. (Winky foi totalmente cortada do filme, assim como Dobby) conjurar a marca negra no céu e nós somos apresentados ao Sr. Bartô Crouch totalmente desesperado.

Blá blá blá, logo depois tem a viagem no Expresso… Harry envia uma mensagem para Sirius, e no momento que o trio chega em Hogwarts nós vemos os cavalos voadores de Beauxbatons e o navio da Durmstrang também chega a Hogwarts. Em determinado momento durante essa cena, e eu realmente sinto muito — não consigo me lembrar se foi antes ou depois de nós vermos o navio e a carruagem — Dumbledore faz o seu discurso. E então ele fala sobre o Torneio Tribruxo e então apresenta primeiramente as garotas de Beauxbatons (que fazem uma dança muito estranha e com risinhos bobos na cara como se fossem bailarinas) e os garotos de Durmstrang (que fazem algum muito estranho com bastões de kung fu que soltam faíscas por todos os lados). Então Moody chega, e ele e Dumbledore se cumprimentam.

Certo, certo. Então a gente vê o Cálice de Fogo. E então nós vemos os garotos de volta ao dormitório, acredito eu. Não tem nenhuma aula nesse filme — exceto pela aula de Moody sobre as Maldiçoes Imperdoáveis – apenas são mostrados os intervalos durante as aulas, o Salão Principal e a sala de estudos (com direito a uma cena MUITO ENGRAÇADA do Snape) e a hora das refeições. Certo, então em certo ponto, todos estão reunidos em volta do Cálice de Fogo e nós vemos Fleur, Krum e Cedrico (mais uma vez, *suspiros*) colocarem seus nomes. Todos aplaudem, e então Fred e George fazem aquele truque bobo e nós vemos crescerem barbas nos rostos deles, Hermione fica irritada. Nesse ponto, minha idéia cronológica fica um pouco confusa.
Certo, então toda a parte em que o Cálice de Fogo “cospe” os nomes é bem parecido com o que está nos livros.

Todo mundo está com raiva do Harry porque acham que ele se inscreveu no torneio. Há uma cena rápida entre Moody, Dumbledore, McGonagall e Snape em uma sala reclusa enquanto os competidores esperam em outra sala atrás do Salão Principal. Nós vemos a Penseira pela primeira vez. Dumbledore deposita nela a memória de quando ele lê o nome de Harry que foi sorteado pelo Cálice.

Ron e Harry ficam brigados e a gente pode ver isso em três ou quatro cenas. Ron está com raiva porque Harry não disse à ele que tinha entrado no torneio ou como ele fez isso e que sempre ele quer ser o herói e blá blá blá. Ele faz algum comentário sobre ele ser “Ronald Weasley, o amigo estúpido de Harry Potter”. Triste. Então nós vemos os buttons infames onde se podem ler “POTTER FEDE”, apesar de não termos visto claramente porque os efeitos especiais dessa cena ainda não tinham sido terminados. Ron e Harry ainda estão brigados. Hermione diz à Harry que Ron viu Hagrid e ele disse à ele para dizer a Harry para ir encontrar ele (essa cena é bem mais confusa e bem mais engraçado do que eu descrevi!), e Harry vai com Madame Máxime (que parece uma travesti e é ainda mais alta que o Hagrid) e Hagrid para ver os dragões. Ele fala a Cedrico sobre os dragões. Nós conhecemos Rita Skeeter. Ela é MARAVILHOSAMENTE PERFEITA. Tão fiel ao livro, na minha humilde opinião

Fred e George fazem apostas durante boa parte do filme sobre as chances de Harry sobreviver. Os competidores escolhem os dragões. Hermione abraça Harry porque acha que ele vai morrer e a primeira tarefa começa. Nós apenas vemos quando é a hora de Harry enfrentar o dragão. A cena é arduamente longa e com muita ação, com direito a uma ótima perseguição entre o dragão e Harry em sua vassoura.

Tem uma festa para Harry na torre da Grifinória durante a noite. Cedrico diz a Harry para levar o ovo para o banheiro. Ele o faz. A Murta que Geme está literalmente DENTRO DA BANHEIRA com Harry e fica tentando ver entre a espuma. Nós finalmente escutamos os sereianos.

A segunda tarefa estava praticamente pronta em termos de computação gráfica, e estava bem legal. NEVILLE dá o guelricho à Harry. Os grindylows eram assustadores. Harry fica em segundo lugar por ter salvo Gabrielle e Ron. Os quatro reféns pareciam que eram feitos de cera – não eram os atores… mais pareciam manequins flutuantes.

Ron Convida Fleur para o Baile, nós o vemos todo pálido e nauseado depois disso, Cho rejeita Harry, mas depois se desculpa com ele no corujal. Tem várias cenas fofas onde Harry e Ron reclamam de não terem companhia para o Baile, e Fred convida Angelina de uma maneira legal e bem parecida com o que é descrito no livro.

TEM UMA CENA COM AULA DE DANÇA. McGonagall faz todos os alunos na Grifinória participarem da aula de dança! O Baile de Inverno é Fantasticamente Maravilhoso. A Emma Watson está maravilhosa. Ron fica morrendo de ciúmes. As gêmeas Patil são enganadas quanto a terem uma grande noite. A banda tocando definitivamente não são As Esquisitonas, considerando que são todos homens.

Uma cena sobre Harry e Hermione falando sobre Krum…

Bartô Crouch é encontrado morto pelo trio e por Hagrid.

Sobre a terceira tarefa — certo, a cena da esfinge foi totalmente cortada, e tem uma névoa estranha que enfeitiça Krum. Alguns espinhos levam Fleur para longe e Harry salva Cedrico do mesmo destino. A Chave do Portal e a cena do cemitério, e o resto é totalmente fiel ao que vemos no livro. Virtualmente nada mudou. Voldemort, interpretado por Ralph Fiennes é BRILHANTE. A cena onde Rabicho corta a própria mão e corta Harry é de DAR ARREPIOS. Tanto é que eu não levaria crianças pequenas para assistir ao filme dejeito nenhum. É mais sombrio que o terceiro em termos de cinematografia.

Harry não solta o corpo de Cedrico quando ele o trás de volta para o pai – ele fica chorando sobre o corpo. Amável.
Nós descobrimos que Moody é realmente Bartô Crouch Jr., etc.

Termina com Dumbledore prestando uma homenagem a Cedrico – bandeiras pretas adornam o Salão Principal e todos estão tristes. Então o trio conversa sobre como tudo será diferente agora que Voldemort retornou e fazem brincadeiras sobre como Harry e Ron provavelmente não vão mandar cartas para Hermione durante o verão. FIM.

A OPINIÃO DE TODOS OS PRESENTES: UAU!! Esse filme é de longe o melhor filme feito. Eu tenho um carinho especial pelo terceiro filme, pois Sirius e Lupin são os meus personagens prediletos, mas eu não posso negar o quão fantástico esse filme foi. Os hormônios estão borbulhando ainda mais e até mais do que aparece nos livros, Eu odeio dizer isso, mas por mais que eles tenham mantido todos os indícios Ron/Hermione (Krum), tem muitas cenas Harry/Hermione também. Fred, George e Neville todos têm papéis maiores. As partes românticas do filme são sensacionais. Eu realmente gostei bastante da maneira que Rupert Grint e Daniel Radcliffe atuaram durante o tempo em que eles permaneceram brigados pelo fato de o Harry ter entrado no Torneio. Ah! E O Daniel REALMENTE APRIMOROU suas habilidades referentes a chorar em cena desde o “Prisioneiro de Azkaban”. Já tendo dito isso, as cenas finais são muito corridas com praticamente NENHUMA EXPLICAÇÃO sobre a morte de Bartô Crouch e tudo o mais, e eles cortaram a maravilhosa cena da Ala Hospitalar que aparece no final do livro quando Sirius conhece o clã dos Weasleys e Dumbledore fala para ele encontrar com Lupin. Bah, que droga. Mas continuando, no todo, tirando os dez mórbidos minutos finais,um filme realmente agradável, um tanto quanto fiel ao livro. Muita ação, como já havia mencionado, assim como muito romântico.
PERFEITO!