Livros ︎◆ O Enigma do Príncipe

Livrarias se preparam para invasão de “pottermaníacos”

O Yahoo! Notícias publicou o seguinte texto sobre a moblização do mercado editorial quando se trata de um livro de Harry Potter e o sigilo que deve ser mantido sobre seu conteúdo.

O sexto e penúltimo volume da saga Harry Potter começa a ser vendido neste final de semana, encerrando meses de propagandas exageradas, ordens de sigilo e até prisões que antecederam ao maior evento editorial do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As livrarias se preparam para mais um surto de “pottermania” com o lançamento sem precedentes de “Harry Potter and the Half-Blood Prince”. “Nada se equipara a Harry Potter no mercado editorial”, disse Caroline Horn, especialista em literatura infantil da revista Bookseller.

Igualmente minuciosas foram as tentativas de proteger a trama desta nova aventura do aprendiz de feiticeiro e seus amigos.

Das dezenas de milhões de cópias que devem ser vendidas, algumas foram comercializadas inadvertidamente antes do prazo no Canadá. Os compradores receberam ordens para não revelar seu conteúdo e, segundo relatos da imprensa, nem chegaram a lê-lo.

Há muitas especulações sobre o que acontece com os personagens na nova aventura.

Um site com uma suposta versão eletrônica do livro foi desativado, e dois britânicos foram indiciados em junho por tentarem vender um exemplar roubado a um tablóide.

Em maio, as apostas de que um dos principais personagens morrerá foram suspensas porque uma onda de palpites nesse sentido despertou suspeitas de que o conteúdo do livro teria vazado.