Eventos ︎◆ Livros

Lançamento do sexto Harry Potter gera expectativa mundial

LONDRES, 30 jun (AFP) – A febre em torno do mago Harry Potter chegou às livrarias de todo o mundo, à espera da publicação, em 16 de junho, do sexto volume de suas aventuras, que poderá bater todos os recordes de venda da série. [continua …]

Se você sabe de algum evento na livraria da sua cidade para a chegada no sexto livro, nos avise. Estamos montando um mural com os eventos que ficará fixo no topo da página até o dia 16 de julho. Nosso email é potterish@gmail.com

Continue after the AD

Lançamento do sexto Harry Potter gera expectativa mundial
Por Deborah Haynes

LONDRES, 30 jun (AFP) – A febre em torno do mago Harry Potter chegou às livrarias de todo o mundo, à espera da publicação, em 16 de junho, do sexto volume de suas aventuras, que poderá bater todos os recordes de venda da série.

O lançamento da edição inglesa está previsto para a meia-noite de 15 de julho e milhares de livrarias anunciaram que abrirão especialmente para a ocasião.

A escritora J. K. Rowling, que ficou milionária com a série, lançará pessoalmente “Harry Potter e o Príncipe Mestiço” em uma cerimônia prevista para as 20H00 de 15 de julho (hora de Brasília) no castelo de Edimburgo, cidade onde ela vive.

Enquanto os “pottermaníacos” esperam ansiosamente o momento de ler as novas aventuras de seu herói do colégio de Poudlard, milhões de exemplares deste livro estão sendo impressos para serem vendidos de Londres a Nova York, de Tóquio a Nova Délhi.

“Será fantástico”, comentou, satisfeita, Lucy Holden, diretora de livros infantis da Bloomsbury, editora britânica que publica as aventuras de Harry Potter desde o começo.

Segundo Holden, mais de mil livrarias do Reino Unido abrirão suas portas à meia-noite de 15 de julho para receber os fãs do menino mago, que tradicionalmente comparecem fantasiados para festas especialmente organizadas para a ocasião.

Mas os britânicos não serão os únicos privilegiados a terem nas mãos as primeiras edições do último Harry Potter. A Bloomsbury já prevê abarrotar as livrarias da África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Hong Kong e Cingapura no mesmo dia. A editora americana Scholastic fará o mesmo nos Estados Unidos.

A Scholastic anunciou na quarta-feira que “Harry Potter e o Príncipe Mestiço” sairá com uma tiragem recorde de 10,8 milhões de exemplares. O sexto livro da série será recebido com festas e atos nas principais livrarias dos Estados Unidos.

Em meados de junho, a livraria on-line Amazon.com informou em comunicado que já tinha recebido 568.000 encomendas pela internet, inclusive em outros sites americanos, como Borders.com.

Na maioria dos países que falam o inglês, a versão original do livro estará disponível a partir de 16 de julho. Mas os que não dominam a língua de Shakespeare deverão esperar alguns meses, enquanto os tradutores terminam seu trabalho.