Livros

Harry Potter na Semana dos Livros Proibidos

Harry Potter voltou às manchetes durante a Semana dos Livros Proibidos, celebrada pelo vigésimo segundo ano pela American Library Association. A associação promove a semana para celebrar a liberdade de ler, independente do conteúdo.

As livrarias participantes aproveitam para mostrar os livros que foram proibidos de alguma forma, o que, como era de se esperar, faz com que o interesse pelo livro aumente muito. A diretora da associação, Beverly Becker, informou que somente em 2003, 458 livros foram vítimas de alguma tentativa de proibição, geralmente em bibliotecas públicas. Harry Potter lidera a lista, que inclui, também, As Aventuras de Huckleberry Finn e A Letra Escarlate. O livro de Nathaniel Hawthorne já foi proibido sob a alegação de ser pornográfico e obsceno.

A tentativa de proibição geralmente nasce de grupos de pais, que consideram o conteúdo de certos livros inadequados para seus filhos. Alguns professores alegam, no entanto, que não há nada num livro que a molecada já não tenha visto na TV ou na Internet, e pregam o acompanhamento da leitura pelos pais para que os temas mais fortes sejam discutidos em família.

Fonte: Omelete