Filmes e peças ︎◆ O Prisioneiro de Azkaban

Newsround Online entrevista Alfonso Cuarón

Alfonso Cuarón é o homem por trás da mágica de Azkaban. O terceiro filme é o primeiro da da série Harry Potter que ele dirige.
Parece ser muito diferente dos dois primeiros. Lizo conversou com Cuarón sobre a responsabilidade de fazer o maior filme do ano.

Para ler a tradução completa, clique aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agradeço minha grande amiga Alexandra pela traduçao.

Lizo: O que te fez querer dirigir esse filme?
Quando foi proposto, fiquei um pouco hesitante! Eu não conhecia os livros, eu não havia assistido os filmes. Eu tinha todos meus preconceitos como – “Fico envergonhado em extorquir o dinheiro das crianças e dos pais!”

Mas então li os livros! E percebi porque estes livros eram tão bem recebidos em todo o mundo e me senti mais uma vítima do encanto desses livros.

Lizo: Como foi conhecer JK, que tipo de recomendações ela deu?
Ela disse que eu não deveria ser literal, apenas fiel ao espírito do livro. Isso me deu muita liberdade. Mas liberdade e responsabilidade são a mesma coisa – estava sendo como, caramba! – Estou sendo fiel ao espírito do livro?

O melhor em ter JK como colaboradora é que ela não o proíbe de fazer nada. O modo como ela se aproxima não tem nada de “Eu gostei” ou “Eu não gostei” e sim “Isso faz sentido” ou “isso não faz sentido nesse universo”.

Posso lhe dar um exemplo: Há uma cena em que Malfoy deseja ver Bicuço ser executado. É quando Hermione o esmurra. E tem um relógio de sol. Pensamos que precisávamos de algo lá. Eu disse para colocarmos um cemitério lá.

Ela disse: “Não, vocês não podem ter um cemitério lá”. E eu como perguntando o porquê quando ela disse: “É porque o cemitério é perto da outra ala do castelo e vai ser algo importante na parte seis, porque tal, tal e tal”.

Então você pergunta sobre o relógio de sol e ela fala: “Faz muito sentido, pois quando o castelo foi construído foi feito em um antigo terreno céltico.

Você tem que submeter e respeitar isto. Ela possui controle absoluto sobre este universo e você não pode contradizer isso.

Lizo: Então uau, tem um cemitério em Hogwarts que é parte crucial no livro seis!
Seis ou sete. Ela disse “mais tarde”. Eu não sei o específico.

Lizo: Então, tem alguma chance de você voltar a dirigir o filme cinco, seis ou sete?
Agora eu desejo me “despotterizar” fazer algo completamente distinto. Mas depois, se for convidado e estiver o mesmo casting eu amaria voltar e fazer outro. Foram os dois anos mais doces de minha vida.