Potterish

O herdeiro de Hogwarts

Finalmente mais uma entrevista com o diretor do terceiro filme, Alfonso Cuarón.

Após flertar com Hollywood com as suas versões para o cinema de “Grandes Esperanças” e “A Princesinha”, o Mexicano Alfonso Cuarón voltou para a sua terra Natal para fazer, com um pequeno orçamento, um filme sobre dois adolescentes, um mulher confusa e um país, tudo isso em uma viagem onde todos buscavam as suas identidades. O resultado Y Tu Mama Tambien (E sua mãe também), quebrou recordes de bilheteria no México, arrecadou mais de 13 milhões de dólares nos Estados Unidos e se tornou o melhor filme em lingua espanhola na Grã-Bretanha, e com isso aumentam as expectativas para o seu próximo filme, com um orçamento bem maior Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

Como você lida com a diferença no controle artístico quando você faz os seus próprios filmes no México, como “Y tu Mama También” e logo depois um grande filme Hollywoodiano como Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban?
Bem, apesar dos cenários serem diferentes, o processo criativo continua o mesmo. E com a colaboração de Jo Rowling para Harry Potter, tudo fica bem mais legal, ela é um grande auxílio criativo. Acredito que temos uma boa conexão criativa e me sinto bem com isso.
Mas acho errado quando afirmam que Hollywood é o destido de todo produtor de filme. Isso me incomoda bastante. Se Hollywood realmente fosse o destino de todo produtor, nós não teríamos as pessoas que atualmente criam as novas formas, as novas linguagens de como as pessoas contam as histórias. Para mim, Hollywood é parte da jornada e não o destino. Mas quando as pessoas falam de Hollywood como a única forma de fazer cinema, isso realmente me incomoda. Tudo bem que seja o grande centro do mundo do cinema, mas não tem nada relacionado com arte ou cinema

Você está gostando de voltar para a Inglaterra para as filmagens de Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban?
Eu sempre gostei de Londres e já passei grandes temporadas aqui, mas nunca fiquei por tanto tempo como dessa última vez. Estou trabalhando a todo vapor nesse filme com a colaboração de todos e também passeando por Londres todos os dias.

A Pottermania no México é tão grande quanto aqui?
Bem, os livros são famosos no mundo inteiro. Quando eu vim para cá há um tempo atrás minha sobrinha pediu para eu comprar para ela o livro mais recente. Ela está muito feliz por eu estar dirigindo o filme.

Você se dispôs a fazer as cenas de sexo em “Y Tu Mama También” de modo intransigente e de certa forma alguma dessas luxúrias se fará presente quando Harry encontra a sua primeira paixão no terceiro livro?
[risos] Sexo em Harry Potter? [falando baixo] Vai ser cheio de vapor….mágico! Nós teremos efeitos digitais também! Mas não, não fizemos da intrasigência a nossa prioridade como em “Y Tu Mama También”. Nós apenas quisemos ser verdadeiros.

Fonte: Empire Online