O Prisioneiro de Azkaban

Dementadores levantam vôo no terceiro filme

Há algumas semanas, o site britânico HP4U postou a primeira parte do relato de seus webmasters de uma visita que eles fizeram ao set de “Prisioneiro de Azkaban”. Hoje eles disponibilizaram a segunda parte do texto.

Tradução: Floresta Proibida

“Primeiro queremos destacar algumas possíveis novidades para o futuro, como Sam Neil (de Jurassic Park) conversando com Alfonso (Cuarón, o diretor) e outros produtores e andando pelo set, o que nos fez pensar se havia alguma vaga para ele em Cálice de Fogo. Talvez Karkaroff? Quem sabe, ele é um bom ator, lembre-se que você viu essa informação aqui antes. E, no dia anterior ao de nossa visita, Elijah Wood (o Frodo de “Senhor dos Anéis”) também deu uma olhada no set, duvido que ele trabalhe nos filmes de HP, mas eu gostaria de lhe ter dado parabéns pelo bom trabalho que fez em Senhor dos Anéis.

Bem, houve muitos pedidos para que falássemos dos dementadores. Bem, não vimos as filmagens com eles, mas tivemos a oportunidade de ver as vestes que os atores usaram enquanto filmaram as cenas. São peças encapadas escuras e muito altas, as estruturas ficaram exatamente na mesma forma que nos descreveram. Dentro do departamento de criaturas nós vimos a armação de uma criatura que era metade humana no topo, na qual só posso descrever como sendo também parecida com um crocodilo. O departamento também tinha uma mão de dementador, que parecia fantasticamente real. Mas o que achamos extraordinário foram algumas sequências do filme que vimos. O que vai deixar muitos de vocês chocados, assim como nos deixou, é que no filme os dementadores voam. Quem teve essa idéia? Estávamos assistindo a cena da partida de quadribol, quando Harry ainda não consegue conjurar o feitiço do Patrono. É uma boa sequência de uns cinco minutos, em que ele passa acima do estádio, pela chuva, pelas nuvens, quando ele olha aterrorizado para baixo (no livro) para ver vários dementadores. No filme, porém, ele é seguido pelas nuvens por dezenas deles, a cena era realmente impressionante, ele está tentando freneticamente escapar mas eles não o param de seguir, bem acima do estádio.

Gary Oldman, Sirius, comentou, na cena em que filmava com os dementadores, “porra, eles estão me estrangulando”, tal era a realidade com que Alfonso filmava. Soubemos que as cenas com Gary era tão intensas (simplesmente por causa do talento dele) que, sempre que o elenco e a equipe de produção podiam, eles iam assistir o maior número possível de cenas dele que conseguiam, ele se dedicava 200% a tudo. Também soubemos que uma atriz disse a Daniel Radcliffe, quando ele conheceu Gary: ‘Aperte a mão do melhor ator com que você trabalhará em toda a sua vida’.”