A Ordem da Fênix ︎◆ Livros

Novo Harry Potter provoca dor de cabeça em crianças

BOSTON (Reuters) – Cuidado! As palavras mágicas do mais recente livro sobre o bruxinho Harry Potter podem surtir efeitos indesejáveis nas crianças.

Um médico de Washington alertou ter atendido três crianças que reclamaram de dores de cabeça provocadas pelo estresse físico de atravessar as 870 páginas do livro “Harry Potter e a Ordem da Fênix”.

Howard Bennett, médico do centro da Universidade George Washington, apelidou o mal-estar de “dor de cabeça Hogwarts”, em referência ao nome da escola de feitiçaria na qual o personagem Harry Potter estuda.

Ele escreveu em uma carta nesta semana ao New England Journal of Medicine que as três crianças, entre 8 e 10 anos, tiveram uma sutil dor de cabeça por dois ou três dias, enquanto liam o livro sem parar.

Depois de descartar outras potenciais causas, Bennett pediu a seus pacientes que dessem um descanso aos olhos. Mas as palavras mágicas do livro são claramente poderosas.

“A cura óbvia para essa doença — que é dar um tempo no livro — não foi aceita por dois pacientes”, disse o médico.

“Se continuar assim até que a autora conclua a saga, haverá uma epidemia de ‘dores de cabeça Hogwarts’ em anos”, avaliou Bennett, se referindo ao aumento do número de páginas dos livros da série da escritora J. K. Rowling.

Fonte: UOL