Livros ︎◆ Seção Granger

Indicação literária: “O Livro das Criaturas de Harry Potter”, por Jody Revenson

Lançado no exterior no final de outubro pela Harper Design e pouco mais de um mês depois no Brasil pela Editora Galera Record, “O Livro das Criaturas de Harry Potter” é uma leitura imperdível para os fiéis fãs da série e também para estudantes e entusiastas de cinema.

Leiam a indicação literária na extensão da notícia e, claro, registrem a sua opinião nos comentários!

“O Livro das Criaturas de Harry Potter”, por Jody Revenson
Indicação literária por Pedro Martins

Já imaginaram o quão trabalhoso deve ter sido trazer todas as magníficas, e por vezes assustadoras, criaturas do mundo mágico de J.K. Rowling para às telas? Dementadores, duendes, os sereianos, dragões de diversas raças, um basilisco de mais de 10 metros etc?!

Antes do lançamento dos filmes, todos ficavam ansiosos para ver como o hipogrifo Bicuço iria parecer-se nas telas, não? Jody Revenson, autora de vários livros sobre a série “Harry Potter”, com inteiro suporte da Warner Bros., responde ao longo de 208 páginas todas essas dúvidas, trazendo segredos e curiosidades cinematográficas inéditas, artes conceituais de vários desenhistas e fotografias dos bastidores nunca antes vistas, citações dos filmes e dos livros, e MUITO mais!

O livro está dividido em 9 capítulos, que dividem os seres fantásticos em grupos. Usando o exemplo do primeiro capítulo, chamado “Habitantes da Florestas”: você vai encontrar perfis detalhados contendo o turbilhão de detalhes citados acimas, neste caso dos centauros, dos unicórnios, das acromântulas, dos hipogrifos e dos testrálios.

De uma leitura rápida e agradável, a obra é de fato algo que todos os fãs devem ter em suas estantes. Nas páginas ainda temos o catálogo da loja Empório das Corujas e um pôster estilizado que mostra algumas das criaturas.

O_Livro_das_Criaturas_de_Harry_Potter_Pôster

Há ainda um capítulo exclusivo para as plantas que somos apresentados ao longo dos livro e dos filmes, “A Estufa”, onde há informações sobre as madrágoras, o Salgueiro Lutador, dentre outros! Você sabe como a Mimbulus Mimbletonia de Neville Longbottom realizam suas “contorções”?

A edição da Galera Record seguiu o padrão da Harper Design: é um livro de capa dura, imprenso em páginas de ótima qualidade com cores exuberantes! A tradução de Regiane Winarski não deixou nada a desejar, pois a tradutora, ao contrário do que aconteceu com alguns outros livros desse mesmo estilo lançados no Brasil, seguiu as traduções “consagradas” de nomes de personagens, locais e criaturas, ou seja, aquelas que estão presentes nos sete livros. As traduções das citações dos livros e dos filmes não são cópias da tradução de Lia Wyler pela Editora Rocco e nem das de Warner Bros., provavelmente por questões de direitos autorais, o que é perfeitamente entendível.

208 páginas, Editora Galera Record, publicado em 2014.
Título original: “Harry Potter: Creature Vault”.
Tradução: Regiane Winarski.

Pedro Martins é estudante, leitor, Webmaster do Potterish e resenhista do The Guardian.