Seção Granger

Seção Granger: “Jantar Secreto”, de Raphael Montes

[borda1]http://cdn.potterish.com/wp-content/2017/01/15120134/JantarSecreto_Se%C3%A7%C3%A3oGranger_Borda1.jpg[meio]Na Seção Granger deste domingo, 15, nosso editor Kaio Rodrigues traz a resenha crítica de Jantar Secreto, aposta da Companhia das Letras para o fim do ano passado.

“Jantar secreto fala sobre os jovens do Brasil de hoje, utilizando referências pop e elementos narrativos ousados, como receitas, e-mails e até um capítulo no WhatsApp, tudo embalado com humor vibrante e algumas mortes, claro. É tenso, estranho e divertido. Um livro que consagra a rápida e invejável carreira de Raphael Montes.” – Zuenir Ventura

Para ler a crítica, acesse a extensão deste post.

Jantar Secreto, de Raphael Montes
Por Kaio Rodrigues

Canibalismo gourmet. Na trama, quatro amigos, que deixaram o interior do Paraná para estudar na Zona Sul do Rio de Janeiro, veem-se formados e cheios de dívidas. Resolvem quitá-las a partir de jantares secretos realizados para clientes ávidos por uma gastronomia diferenciada. Nesse quesito, acertam em cheio: no cardápio, a mais saborosa carne do mundo, a humana.

A premissa seria surpreendente demais, não fosse este o quarto romance de Raphael Montes. Depois de suicídio e de amor obsessivo, o carioca de 26 anos escolheu falar do mais selvagem dos sentidos humanos: o paladar. E esse é apenas o ponto de partida para uma discussão ainda mais ampla, que envolve tráfico de órgãos, corrupção e os limites de uma high society perdida em sua própria realidade.

Narrado em tom de confissão, o leitor é servido com grandes porções de violência. A cada página, fatias fartas de tensão regadas a muito humor negro. Ingredientes importantíssimos, os protagonistas não podiam ser mais diferentes entre si: um administrador desgostoso, um médico certinho, um gastrônomo egocêntrico e um hacker de humor duvidoso. A eles se junta Cora, prostituta mordaz que tira do sexo a poesia de sua vida.

A trama é sofisticada, mas não se enganem: os diálogos são rápidos e deliciosamente pontuais. Não há espaço para aperitivos desnecessários por aqui. O prato principal, no entanto, é o talento de Raphael Montes, que, com o corte preciso de um chef experiente, consagra-se em definitivo como o maior ficcionista jovem da atualidade, cronista ferino do mundo carioca.

Escolha um bom vinho e embarque você também nessa deliciosa – e surpreendente – aventura gastronômica. Caso você não beba vinho, não tem problema: os sabores do jantar secreto são tão completos que dispensam qualquer acompanhamento.

360 páginas, Editora Companhia das Letras, publicado em 2016.

Kaio Rodrigues é estudante de Letras da UERJ, colunista do Potterish e editor da Seção Granger.