Seção Granger

Seção Granger: “Além-Mundos”, de Scott Westerfeld

Anna Luisa constantino, editora do Potterish, vem à Seção Granger deste domingo para falar sobre “Além-Mundos”, lançamento da Galera Record escrito pelo americano Scott Westerfeld, famoso pela autoria da série “Feios”.

Para ler a resenha crítica na íntegra, acesse a extensão deste post.

“Além-Mundos”, de Scott Westerfeld
Resenha crítica por Anna Luisa Constantino

Em apenas um mês, a adolescente Darcy Patel escreveu uma história incomum e original. Isso a leva a ser publicada por uma das maiores editoras dos Estados Unidos. Antes do lançamento, contudo, é preciso que se passe pela etapa de revisão. É quando Darcy decide se mudar para Nova Iorque.

Em contrapartida, o livro escrito por Darcy narra a história de Lizzie, única sobrevivente de um ataque terrorista a um dos aeroportos de Nova Iorque. O que impressiona, entretanto, é a forma como Lizzie escapa desse ataque: ela descobre que é uma das poucas pessoas que consegue atravessar para o “além” sem estar morta.

É nesse cenário complexo que o leitor é convidado a entrar. Escrito pelo norte-americano Scott Westerfeld, “Além-Mundos” descreve os medos e angustias de Darcy em relação a seu primeiro livro, primeiro amor e primeira grande aventura fora da casa dos pais. Em contrapartida, em uma história paralela, apresenta o leitor a um novo universo, onde Lizzie descobre um mundo além do em que ela existe.

As narrativas de Darcy e Lizzie caminham juntas, tornando complicado que se compreenda o que de fato acontece na história desta última. Além disso, apesar da leitura envolvente, assuntos como assassinato em série e pedofilia são abordados de forma superficial na história escrita por Darcy. Enquanto isso, a história da própria jovem lida com homossexualidade, religião e inseguranças que assombram jovens e adultos.

Com personagens bem elaborados e situações nada previsíveis, Scott Westerfeld traz um novo universo, além de aspectos que o leitor pode relacionar com sua própria realidade. “Além–Mundos” é um livro para quem gosta de histórias sobrenaturais, mas contemporâneas, e está em busca de originalidade.

545 páginas, Editora Record (Galera), publicado em 2016.
Titulo original: “Afterworlds”.
Tradução: Giu Alonso.

Ana Luisa Constantino é formada em Biblioteconomia pela UNESP e editora do Potterish.