A Câmara Secreta ︎◆ A Pedra Filosofal ︎◆ Artigos do Pottermore ︎◆ As Relíquias da Morte ︎◆ O Cálice de Fogo ︎◆ O Prisioneiro de Azkaban

POTTERMORE: Por que o Halloween é tão importante para Harry Potter

“A noite arrepiante de Halloween tem um valor especialmente comovente para Harry.
E não é porque ele gostava de pedir doces.”

Faltando poucos dias para uma das datas comemorativas mais mágicas e assustadoras do ano, o Pottermore publicou um artigo a respeito da importância do Halloween durante os sete livros da saga “Harry Potter”.

Relembrando grandes e assustadores momentos dos livros, percebemos no artigo que quase nada no mundo criado por J.K. Rowling é uma coincidência, especialmente durante 31 de outubro.

Traduzido pela equipe do Potterish, o artigo completo pode ser lido na extensão da notícia.


Por que o Halloween é tão importante para Harry Potter

Pottermore – 24 de outubro de 2016

Traduzido por Ana Alves Rolim em 24/10/2016.
Revisado por Roger Uchoa em 24/10/2015.

pottermore-halloween-1

A noite arrepiante de Halloween tem um valor especialmente comovente para Harry.
E não é porque ele gostava de pedir doces.

Para muitos trouxas, o dia 31 de outubro é uma data para se fantasiar e alcançar vários níveis diferentes de sucesso esculpindo abóboras e celebrando todas as coisas fantasmagóricas. Para Harry Potter, o Halloween se tornou uma parte marcante de sua vida desde muito cedo e por um motivo bem diferente. Na verdade, a misteriosa data parece persegui-lo. Observe…

O dia em que seus pais morreram

Essa foi a data em que tudo mudou, quando Lord Voldemort atacou Godric’s Hollow e assassinou friamente os pais de Harry, em 31 de outubro de 1981. Essa data se tornaria uma lenda de duas formas diferentes, pois enquanto Harry perdia seus pais e era atirado em uma vida deprimente com os Dursleys, o resto do mundo bruxo comemorava sua paz recém-adquirida com o desaparecimento misterioso e temporário de Lord Voldemort. Vemos a data em definitivo na emocionante cena em que Harry visita o túmulo de seus pais.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

O dia em que Harry, Rony e Hermione se tornaram um trio

Em um Halloween muito diferente, uma década mais tarde e depois de apenas alguns meses desde que iniciou sua nova vida de magia em Hogwarts, Harry passa por uma noite de festividades muito além do tradicional. Certo, certo… Tradicional para um bruxo, pelo menos. Primeiro, com o banquete glorioso de Halloween de Hogwarts, com morcegos vivos, abóboras enormes e um trasgo nas masmorras. O único problema? Essa última parte não deveria ser uma decoração de Halloween.

Mas a cena assustadora em que Harry, Rony e Hermione se encontram envolvidos em uma briga contra um trasgo desenfreado na verdade acabou se tornando outro momento muito importante na vida de Harry. Não porque derrubar um trasgo ainda no primeiro ano seja algo muito legal, mas porque foi o dia em que Hermione se juntou à amizade de Rony e Harry e formou um dos trios mais icônicos já existentes (em nossa humilde opinião). Apesar das circunstâncias incomuns, Harry e Rony (que mais cedo naquele dia havia insultado Hermione de um jeito bem Rony) salvaram a vida de Hermione, formando assim uma amizade lendária e tirando Rony de uma enrascada.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

O dia em que a Câmera Secreta foi reaberta

O segundo ano de Harry em Hogwarts garantiu um Halloween com mais cara de Halloween ainda. Antes de tudo, ele foi a uma festa de fantasmas de verdade para comemorar o aniversário de morte de Nick Quase Sem Cabeça. Mas se o bufê de queijo mofado, picadinho de miúdos com vermes e bolo de lápide não fossem assustadores o suficiente, o resto da noite de Harry foi completamente petrificante. Não, literalmente petrificante. Provocado por uma voz perturbadora dentro das paredes de Hogwarts, Harry deixa a festa de Nick e se depara com a cena de algo que afetará a escola pelo ano todo: a abertura da Câmera Secreta.

Se “INIMIGOS DO HERDEIRO, CUIDADO” não fosse horrível o bastante, há também a visão chocante da gata de Argo Filch terrivelmente congelada e pendurada pelo rabo. Embora Harry não saiba ainda, esse seria outro 31 de outubro arruinado pela presença de Lord Voldemort. Esse cara tinha talento para se ater a uma data específica, hein?

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Câmara Secreta

O dia em que Sirius Black invadiu Hogwarts

No terceiro ano de Harry, é claro que o pobrezinho teria um Halloween tranquilo, não? Com vimos: não. Em Prisioneiro de Azkaban, uma nova ameaça assombrou Harry na forma do condenado fugitivo de Azkaban, Sirius Black. E, por sorte, a fuga de Sirius alcançou o clímax nos últimos suspiros de outubro quando um descuido lastimável na segurança levou Sirius a invadir o castelo de Hogwarts, famoso por sua segurança.

Após deixar marcas de corte sinistras no retrato da casa da Grifinória, a Mulher Gorda, Hogwarts mergulhou oficialmente em uma noite de Halloween tenebrosa. No fim das contas, Sirius Black nem era tão assustador assim. No entanto, o fato de um Comensal da Morte perigoso ter conseguido viver nos terrenos de Hogwarts como um rato por três anos não é nada bom.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

O dia em que Harry foi escolhido campeão do Torneio Tribruxo

A última vez em que o Halloween é mencionado nos livros se dá no quarto ano de Harry, e é, novamente, uma menção particularmente memorável. Repleto de empolgação pelo Torneio Tribruxo iminente, esse dia deveria ser divertido e tranquilo para Harry, em que ele poderia assistir à seleção dos três campeões das escolas como um humilde espectador.

Finalmente um ano em que ele não seria o centro das atenções! Ou assim foi por uns cinco minutos, até Harry ver seu nome surgir do Cálice de Fogo. A perspectiva de uma séria de tarefas potencialmente letais e a zombaria por toda a escola feita pelas pessoas que achavam que ele era um oportunista que havia enganado o cálice? Não podemos imaginar nada mais horripilante para um adolescente.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mas há outro detalhe…

Também é engraçado que o nome em inglês das Relíquias da Morte, Deathly Hallows, compartilhe parte de seu nome com o Halloween. No mundo bruxo, “Hallows” (as Relíquias) são conhecidas como os três objetos encantados e incrivelmente poderosos que podem se unir para “vencer a Morte”. Em um momento ou outro, Harry possuiu temporariamente todos os três. Sabendo como o feriado trouxa celebra o sobrenatural e o desconhecido, faz bastante sentido as Relíquias serem chamadas assim de forma tão familiar e que Harry Potter, entre todas as pessoas, esteja conectado de maneira tão íntima a ambos. De arrepiar.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1