Sem categoria

Emma Watson condena o casamento infantil

A atriz e embaixadora da ONU Mulheres Emma Watson, intérprete de Hermione Granger nos oito filmes da série “Harry Potter”, condenou o casamento infantil durante visita a Malawi no último dia 10.

Em discurso, a atriz convocou as autoridades da África a acabarem com a prática que coloca em risco a vida das crianças e impede que meninas recebam educação e tenham a chance de um futuro melhor:

“Conhecendo jovens garotas que, como muitas outras em seu país, estão lutando contra a pobreza e são pressionadas a casamentos precoces, eu percebi o quão importante é para mulheres serem capazes de tomar as próprias decisões. É animador ver que esse tipo de prática perigosa pode ter um fim quando as comunidades trabalham em conjunto.”

Emma, Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, visitou países do sudeste da África um dia antes do “International Day of The Girl Child” (“Dia Internacional da menina criança”, em tradução livre). Durante a visita, Emma encontrou-se com líderes tradicionais que lutaram pelo fim do casamento infantil em suas comunidades.

Dados da ONU mostram que, ao redor do mundo, um terço das meninas em países em desenvolvimento, exceto China, se casam antes dos dezoito anos, tendo um fim à infância e direitos à educação. O casamento infantil também aumenta o risco de violência doméstica, morte ou lesões sérias se as meninas engravidam antes de seus corpos estarem prontos para isso.