Filmes e peças

Jason Isaacs estrela em tragédia grega para soldados

Jason Isaacs, mais conhecido como o ator que deu vida ao personagem de Lúcio Malfoy, tem um novo e comovente projeto de teatro adicionado ao seu currículo. Ao se juntar ao “Theater of War Project” (Projeto de Teatro de Guerra, em tradução livre), Jason participou da leitura da tragédia grega “Ajax and Philoctetes” no começo desta semana, em Londres, e participará de outras leituras em Edimburgo.

O objetivo do projeto, de acordo com o seu site oficial, é que, ao apresentar tais peças para audiências militares e civis, ajude a aumentar a consciência de doenças relacionadas ao estado psicológico dos soldados que voltam da guerra para suas casas. Com a leitura dos clássicos gregos, o projeto pretende facilitar que a comunicação seja mais aberta quando se trata do impacto da guerra sob os indivíduos, suas famílias e comunidades.

Issac se manifestou sobre o projeto, se dizendo surpreso com a aceitação dos diferentes públicos:

“Eu pensei que as Forças Armadas Britânicas seriam mais reservadas, não conseguia imaginá-los desenrolando-se, como os americanos. Não podia estar mais enganado. Não tinha certeza que isso funcionaria do jeito que me disseram que iria. Testemunhar isso é uma coisa extraordinária.”

Isso me lembrou do poder de contar histórias e o porquê eu quis ser ator. Uma obra escrita há 2.500 anos atrás pode ser tão contemporânea e falar a mesma língua dos soldados a sua frente – foi realmente um choque. As pessoas não somente se conectaram com isso, elas se sentiram como se tivesse sido escrito sobre elas.”

“Ajax” foi escrita no século X a.C. por Sophocles e conta a história de um herói grego que fica cego pela raiva após a armadura de Achilles ter sido entregue como prêmio a Odysseus ao invés dele. Mergulhado numa fúria assassina, uma série de acontecimentos conturbadores levam ao seu suicídio. Bryan Doerries, criador do projeto, acredita que a história de Ajax pode ter um significado profundo para muitas pessoas.

O que acharam do novo projeto de Jason Issacs? Bem diferente do Lúcio, não é mesmo? Deixe a sua opinião nos comentários!