As Relíquias da Morte ︎◆ J. K. Rowling ︎◆ Livros

J.K Rowling participa de debate não planejado sobre Snape no Twitter

Durante toda a manhã e a tarde de hoje (27), uma longa discussão sobre o personagem Severo Snape aconteceu no Twitter. Ao responder a pergunta de uma fã, J.K. Rowling se encontrou no meio de um grande debate e isso fez que a autora respondesse a várias questões e explicasse de forma única algumas características que compuseram o tão polêmico personagem e sua criação.

A pergunta que deu inicio ao debate se tratava sobre o fato de Harry ter dado a um de seus filhos o primeiro nome de Snape; a fã que fez essa questão alegou que para ela não fazia muito sentido um dos filhos de Harry se chamar Severo, pois Severo Snape foi abusivo em todas as relações que ele teve no livro.

Para saber os detalhes deste debate organizado por Jo em sua conta no Twitter, leia essa noticia completa clicando aqui.

Como resposta para a primeira questão, Jo alegou que Harry, em um ato de perdão e gratidão por Snape ter morrido por seu amor à Lilian e, de certa forma, por Harry.

@FrazzyJazzy7: “Por que você escolheu Snape para ser o nome de um dos filhos de Harry? Estou genuinamente curiosa, já que ele foi nada mais que abusivo com todos.”

@JK_Rowling: “Snape morreu por Harry por conta do amor que sentia por Lílian. Harry fez a ele um tributo de perdão e gratidão.”

Após esses dois Tweets, uma série de questões foi levantada por outros fãs fazendo com que Jo as respondesse da seguinte forma:

“Preciso dizer isso: muitos de vocês vêm discutindo sobre Snape há anos. Minha linha do tempo explodiu com amor e fúria novamente. Nunca muda. Beijos.”

@CaptPlanet_: “É um tanto estranho você dizer ’em perdão’, quero dizer, Snape nunca foi verdadeiramente mal com Harry (algo que Harry acabou por descobrir, eventualmente).”

@JK_Rowling: “Isso não é verdade, sinto em dizer. Snape projetou em Harry toda a raiva e inveja que tinha de Tiago.”

Depois dessa resposta, Jo alegou o seguinte:

“Existe toda uma reflexão da razão pela qual Harry deu ao seu filho o nome de Snape, mas a questão parte do coração de quem Harry se tornou no pós-guerra.”

“Nesta manhã, eu estava pensando bastante sobre as simples dicotomias do nosso mundo bagunçado, aí vocês levantam a questão de Snape! Extremamente apropriado.”

“Snape é todo cinza. Vocês não podem torná-lo um santo: ele foi vingativo e assediador. Vocês não podem torná-lo o diabo: ele morreu para salvar o mundo bruxo.”

“Em homenagem a Snape, Harry teve em seu coração a esperança de que ele também poderia ser perdoado. As mortes da batalha de Hogwarts assombrariam Harry para sempre.”

Após esse Tweet, Jo respondeu mais uma questão feita por um fã, mas o mesmo parece ter deletado a questão fazendo com que tivéssemos apenas a visualização da resposta. Jo ainda respondeu a um Tweet que dizia que seria interessantíssimo ter um artigo (ou debate) sobre Dumbledore e sua vida e assim ela se despediu de todos dizendo que precisava trabalhar.

“Viu o que você começou @FrazzyJazzy7? Eu preciso voltar ao trabalho. Tenham um bom dia, amantes, odiadores e intermediários de Snape. Beijos.”

See what you started, @FrazzyJazzy7? I need to get back to work. Have a good day, Snape-lovers, haters and in-betweeners all xxxx

Então, parecera que o debate sobre Snape tinha chegado ao fim, mas muitos Potterheads não pareceram satisfeitos com as explicações dadas por Rowling e a discussão seguiu até 6h depois, quando Jo voltou ao Twitter.

@maddiekayray: “Bem, você pode, pois ele assediou crianças pequenas e morreu por sua obsessão por Lilian, não para salvar o mundo.”

@JK_Rowling: “(Acabo de voltar ao Twitter para descobrir que o grande debate sobre Snape continua furioso).”

“Snape não morreu por ‘ideais’. Ele morreu com o intuito de redimir sua própria culpa. Ele poderia ter desistido em qualquer momento e se salvado, +”

mas ele escolheu não dizer a Voldemort que ele estava cometendo um erro terrível ao marcar Harry. O silêncio de Snape assegurou a vitória de Harry.”

Ao quase finalizar a discussão com esses dois Tweets, Jo Rowling se deparou com a seguinte questão:

@Hogwartslifee: “‘Ele morreu para salvar o mundo bruxo’ E REMO, BLACK, DUMBLEDORE, TONKS, FRED, SRA. WEASLEY, RONY, HERMIONE????”

@JK_Rowling: “Harry escolheu eternizar os nomes daqueles dois que não possuíam ninguém em suas famílias para fazer isso.”

Foi até mesmo necessário pedir para que alguns fãs mantivessem seu nível de raiva sob controle:

“Por favor, poderíamos todos manter a civilidade em nossa discussão sobre esse personagem fictício? Já há fúria demais no Twitter em relação a Snape.”

E as perguntas continuaram…

@Subhash_ati9: “Você já desejou ter escrito HP fora da era do Twitter? Quero dizer, Tolkien teria alimentado Orcs de Mordor com essas pessoas.”

@JK_Rowling: “Eu amo as perguntas do Twitter! Mas eu não gosto que usem um personagem que eu amo como pretexto para insultar outros leitores.”

Dando continuidade a discussão, @Amortentia_Rose disse:

@Amortentia_Rose: “Então ele ainda morreu por causas egoístas. Não foi por mais ninguém além dele. Não foi nem por Lílian, no final.”

E Rowling respondeu:

“Ele se propôs a não ganhar nada além do triunfo da causa em que Lílian acreditara. Ele estava tentando fazer o certo.”

Após horas e horas de uma discussão, Jo finalizou dizendo:

“Bem, obrigada a todos que participaram do debate não planejado de hoje: ‘Snape: Bom, mau ou o quê?’ Todos já para o jantar – tenho que ir! Beijos.”

Traduções por: Anna Constantino.
Revisões por: Pedro Martins.

Dia cheio não é mesmo?! Para resumir, Snape não é um personagem que pode ser determinado como bom ou ruim. Ele, como qualquer outra pessoa, tanto no mundo bruxo quanto no mundo trouxa, cometeu erros e tentou remediá-los. Ao assumir o compromisso de ajudar Dumbledore na missão de auxiliar Harry a vencer uma guerra, Snape aceitou riscos que o levaram a morte e para honrar tal compromisso e como uma forma de perdoar a si mesmo.

E vocês? Acham que Snape é bom ou mal? O que vocês diriam sobre esse debate?! Conte-nos abaixo, nos comentários e fiquem ligados no Potterish para saber mais informações sobre o universo de “Harry Potter”!