A Ordem da Fênix ︎◆ A Ordem da Fênix ︎◆ A Pedra Filosofal ︎◆ A Pedra Filosofal ︎◆ Artigos do Pottermore ︎◆ As Relíquias da Morte ︎◆ Filmes e peças ︎◆ Livros ︎◆ O Enigma do Príncipe

POTTERMORE: Neville Longbottom, um verdadeiro grifinório

Estamos traduzindo todos os artigos que a equipe de editores do Pottermore escreve e publica no site oficial, em inglês. As traduções, que saem todas as tardes no Potterish, permitem que os leitores não fluentes na língua inglesa também possam ter acesso a esse conteúdo incrível do novo Pottermore.

“Com um único golpe, Neville decepou a cabeça de Nagini, que girou no alto, reluzindo à luz que vinha do saguão de entrada, e a boca de Voldemort se abriu em um berro de fúria, que ninguém pôde ouvir, e o corpo da cobra bateu com um baque surdo aos seus pés…”

– “Harry Potter e as Relíquias da Morte

Durante muito tempo, vários leitores duvidaram se Neville Longbottom realmente pertencia à casa dos corajosos e nobres. A partir de “Ordem da Fênix”, esta dúvida começou a ser respondida. No final, podemos resumir que, se não fosse por Neville e sua contribuição gloriosa na Batalha de Hogwarts, provavelmente o bem perderia para as trevas. Confira neste post as 6 vezes que Longbottom provou ser um verdadeiro grifinório.

6 vezes que Neville Longbottom provou que ele era um verdadeiro grifinório


Traduzido por: Bruna Lopes em 24/09/2015.
Revisado por: Marina Anderi em 24/09/2015.

Neville Longbottom não é o que você chamaria de um herói óbvio. Ele é tímido e desajeitado, mas ele desenvolve o hábito muito útil de mostrar uma coragem enorme em momentos cruciais. Aqui estão alguns dos nossos momentos favoritos da coragem de Longbottom.

1. Contrariando Harry, Hermione e Rony quando eles tentam sair escondidos do Salão Comunal da Grifinória

“– Vocês não podem sair – disse Neville –, vocês vão ser pegos outra vez. Grifinória vai ficar ainda mais enrolada.

– Você não compreende – disse Harry. – Isto é importante.

Mas Neville estava claramente tomando coragem para fazer alguma coisa desesperada.

– Não vou deixar vocês irem – disse, correndo a se postar diante do buraco do retrato. – Eu… eu vou brigar com vocês.

Neville – explodiu Rony –, se afaste desse buraco e não banque o idiota…

– Não me chame de idiota! Acho que você não devia estar desrespeitando mais regulamentos! E foi você quem me disse para enfrentar as pessoas!

– Foi, mas não nós – respondeu Rony, exasperado. – Neville, você não sabe o que está fazendo.

Ele deu um passo à frente e Neville largou Trevo, o sapo, que desapareceu de vista.

– Vem, então, tenta me bater! – disse Neville, erguendo os punhos. – Estou esperando!”

– “Harry Potter e a Pedra Filosofal

2. Recusando-se a obedecer os Carrow

“‘Amico, o cara, ensina o que costumava ser Defesa Contra as Artes das Trevas, só que agora é apenas Artes das Trevas. Temos que praticar a Maldição Cruciatus nos alunos que ganharam detenções…’

– Quê?

As vozes de Harry, Rony e Hermione ecoaram em uníssono pela passagem.

– Isso mesmo – confirmou Neville. – Foi assim que ganhei esse. – Ele apontou para um corte particularmente fundo na bochecha. – Eu me recusei a amaldiçoar. Mas tem gente interessada; Crabbe e Goyle adoram. Primeira vez que são primeiros alunos em alguma coisa, imagino.

Aleto, a irmã do Amico, ensina Estudo dos Trouxas, que é obrigatório para todos. Temos de ouvi-la explicar que os trouxas são animais, idiotas e porcos, e que obrigaram os bruxos a entrar na clandestinidade porque os tratavam com violência, e que a ordem natural está sendo restaurada. Recebi esse outro”, ele apontou mais um corte no rosto, “porque perguntei qual é a percentagem de sangue trouxa que ela e o irmão têm.’

– Caramba, Neville – exclamou Rony –, tem hora e lugar para se fazer gracinhas!”

– “Harry Potter e as Reliquias da Morte”

3. Quando ele lembrou a Harry, Hermione e Rony que eles tinham apoio

“– Estivemos todos juntos na AD – disse Neville em voz baixa. – A ideia era combater Você-Sabe-Quem, não? E esta é a primeira oportunidade que temos de fazer alguma coisa de verdade… ou será que aquilo tudo foi uma brincadeira ou o quê?

– Não… claro que não foi… – retrucou Harry, impaciente.

– Então devíamos ir também – concluiu Neville com simplicidade. – Queremos ajudar”

– “Harry Potter e a Ordem da Fênix

4. Derrotando o terrível Fenrir Greyback

“Harry viu Yaxley ser nocauteado por Jorge e Lino Jordan, viu Dolohov cair com um grito às mãos de Flitwick, viu Walden Macnair ser atirado do outro lado do salão por Hagrid, bater na parede de pedra e escorregar, inconsciente, para o chão. Viu Rony e Neville abaterem Lobo Greyback, Aberforth estuporar Rookwood, Arthur e Percy derrubarem Thicknesse, e Lúcio e Narcisa Malfoy correndo entre a multidão, sem sequer tentar lutar, chamando, aos berros, pelo filho.”

– “Harry Potter e as Reliquias da Morte”

5. Encarando Belatriz Lestrange (que torturou seus pais até a insanidade)

“– Longbottom? – repetiu Belatriz, e um sorriso realmente maligno iluminou o seu rosto ossudo. – Ora, tive o prazer de conhecer seus pais, garoto.

– SEI QUE DEVE! – urrou Neville, e se debateu com tanta força contra o abraço do seu captor que o Comensal exclamou:

– Alguém quer estuporar este garoto?!

– Não, não, não – pediu Belatriz. Ela parecia arrebatada, viva de excitação ao olhar para Harry e depois para Neville. – Não, vamos ver quanto tempo Longbottom resiste antes de enlouquecer como os pais… a não ser que Potter nos entregue a profecia.

– NÃO DÊ A ELES! – bradou Neville, que parecia fora de si, chutando e se contorcendo ao ver Belatriz se aproximar dele e de seu captor, com a varinha erguida. – NÃO DÊ A ELES, HARRY!”

– “Harry Potter e a Ordem da Fênix”

6. Destruindo Nagini, a última Horcrux

“Com um único movimento rápido e fluido, Neville se libertou do Feitiço do Corpo Preso que o imobilizava; o chapéu em chamas caiu de sua cabeça e, do fundo dele, o garoto puxou um objeto prateado com um punho cravejado de rubis.

O ruído da espada de prata cortando o ar não pôde ser ouvido acima do vozerio da multidão que se aproximava, ou o estrépito dos gigantes se enfrentando, ou a cavalgada dos centauros, contudo, pareceu atrair todos os olhares. Com um único golpe, Neville decepou a cabeça de Nagini, que girou no alto, reluzindo à luz que vinha do saguão de entrada, e a boca de Voldemort se abriu em um berro de fúria, que ninguém pôde ouvir, e o corpo da cobra bateu com um baque surdo aos seus pés…”

– “Harry Potter e as Reliquias da Morte”

Neville_Longbottom_Ordem_da_Fênix_Armada_de_Dumbledore