Potterish

[ATUALIZADO] Morre Caio César, dublador de Daniel Radcliffe, aos 27 anos

Lamentavelmente foi confirmada pela assessoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro a morte do dublador Caio César Ignácio Cardoso de Melo, responsável pela voz de Daniel Radcliffe em todos os filmes da saga Harry Potter. Ele tinha 27 anos, completados na última segunda-feira (27).

Caio César, que além de dublador, era policial militar do Rio de Janeiro, estava realizando um patrulhamento de rotina no Campo do Sargento, quando bandidos atiraram contra a equipe policial em retaliação a uma ação militar que resultou na morte de um suposto traficante no complexo de favelas do morro do Alemão na manhã desta quarta-feira (30). Ele foi alvejado e levado para o hospital Estadual Getúlio Vargas, onde ficou internado na UTI, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso teve ampla repercussão na mídia nacional e diversos dubladores brasileiros, amigos e fãs postaram mensagens nas redes sociais homenageando o trabalho, e destacando as qualidades e a falta que Caio César fará a todos que com ele conviviam. A própria J.K. Rowling manifestou tristeza e solidariedade à família.

“Desesperadamente triste ao ouvir que Caio César, voz Brasileira de Harry Potter, morreu aos 27 anos de idade. Os meus pensamentos estão com sua família.”

A Warner Bros. Pictures Brasil, em nota oficial, lamentou o ocorrido e destacou a importância da voz de Caio para o sucesso dos filmes de Harry Potter no Brasil:

“Com seu imenso talento, Caio contribuiu para o carinho que público sente pelo personagem e pelo sucesso da franquia. Foi um prazer ter Caio na família Warner Bros. Pictures Brasil em todos estes anos. Ele se tornou a voz de Harry Potter para uma geração de fãs e estará sempre em nossos corações”.

O sepultamento de Caio César foi realizado por volta das 17h da última quinta (01) no Cemitério Nossa Senhora do Belém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, compareceu ao enterro e destacou o trabalho do policial:

“Perdemos um policial aqui vocacionado que não tinha a necessidade de ficar na polícia. Muita gente pedia que ele saísse, mas ele queria ficar porque acreditava no projeto”.

Caio César dublou Daniel Radcliffe também nos filmes “The Woman in Black” (A Mulher de Preto) e “December Boys” (Um Verão para Toda Vida), além de emprestar a voz a diversos personagens em desenhos como “X-Men Evolution”, “Du, Dudu e Edu” “Como Treinar o Seu Dragão”, “Ursinho Pooh”, “Rocket Power”, “Digimon”, “Avatar: A Lenda de Aang”, entre outros trabalhos.
O Potterish deseja consolo a todos os amigos e familiares.