Animais Fantásticos e Onde Habitam ︎◆ Filmes e peças ︎◆ Potterish

EXCLUSIVO: O que seria “Ilvermorny”?

Quando o Pottermore foi anunciado, em junho de 2010, o Clube do Slugue, um fã site brasileiro hoje extinto, já havia descoberto muitas informações baseada apenas na premissa da proteção da marca registrada. Os fãs estavam ansiosos por novidades e J.K. Rowling estendeu parte do mundo mágico criado nos livros e filmes para a internet, com um website interativo com passagens e histórias inéditas.

E a história se repete. Rafael Bento, um dos fundadores do Clube do Slugue, publica hoje pelo Potterish, fã site online desde 2002 e premiado pela própria Jo Rowling, suas novas descobertas.

Por Rafael Bento
Editado por Pedro Martins

Estamos muito perto de revisitar o mundo mágico de Harry Potter por meio do filme homônimo inspirado no livro “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, uma espécie de enciclopédia das criaturas mágicas presentes na série escrita pelo Magizoologista Newt Scamander.

O pouco que sabemos sobre o filme é que seu roteiro é assinado por J.K. Rowling, em seu primeiro trabalho como roteirista, produzido por David Heyman, que produziu todos os filmes da série lançados, e dirigido por David Yates, diretor dos quatro últimos filmes de Harry Potter. Além disso, foi divulgado que a história se passará em Nova Iorque na década de 1920 (mas não se sabe se será inteiramente na cidade), e foi também mencionado por Rowling no Twitter que conheceremos pessoas que estudaram na escola de magia americana.

Baseado nessas informações e no processo de pesquisa passado do Pottermore, deparei-me com um nome curioso, que tem tudo para representar algum novo elemento deste universo mágico:

“ILVERMORNY”!

A palavra pode soar muito estranha, e é exatamente essa estranheza que me chamou a atenção. Uma busca rápida no Google revela que não há nada sobre esse nome a não ser registros de patentes ao redor de todo o mundo (o que representa o forte esquema de segurança montado ao redor dele). Aliás, no Brasil a marca é representada pelo escritório Bhering Advogados, mesma empresa que representa as marcas “Fantastic Beasts and Where to Find Them”, “Fantastic Beasts” e “Newt Scamander”.

No processo de registro, podemos ver que a Warner Bros. seguiu um padrão, separando os principais nomes relacionados a “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e a “Quadribol Através dos Séculos” em dias distintos, mas mantendo um cuidado com o registro do nome Ilvermorny, não registrando nada no mesmo dia e esperando um mês para não associar o registro ao novo projeto.

Uma pesquisa no Google Images associa o registro SOMENTE a nomes relacionados a saga “Harry Potter” (e sabemos que geralmente quem faz essas associações são os Google Boots, vindo de ferramentas relacionadas ao SEO das marcas).

Ilvermorny_Google_Images

Vale rassaltar que o processo de registro da marca permanece em evolução. As últimas extensões liberadas para o registro (que indicam o andamento do projeto) foram feitas em 5 de maio de 2015. Quando não há mais interesse, o registro simplesmente é ignorado e a marca aparece como “Abandoned”. Ou seja: a Warner Bros. realmente tem interesse na utilização do nome “Ilvermorny” em algum projeto cinematográfico e está tentando guardar muito bem esse segredo.

Mas o que Ilvermorny pode significar? Numa busca profunda em dicionários de várias línguas, como alemão, francês, latim, grego e o próprio inglês, nada consta, nem mesmo se separamos a palavra. Em uma busca das línguas e dialetos originalmente usados por nativos americanos, também não se encontra nada. Provavelmente a palavra é mais um dos neologismos lexicais que Rowling adora criar e que dão trabalho para traduzir.

Eu acredito que possa ser o nome da escola de magia americana que J.K. Rowling andou mencionando no Twitter. Acreditem, ela nunca dá ponto sem nó e é muito provável que essa escola possua grande importância dentro da história. Mas isso é só uma suposição, obviamente. O nome pode ser de um objeto mágico, quem sabe? Ou até mesmo não estar relacionado com o filme, pois às vezes empresas registram marcas e não as usam, apesar de esta ser uma possibilidade bem remota devido aos fatos apresentados acima. Um anagrama? Creio que a Waner Bros. não iria registrar um anagrama como marca ao redor do mundo todo…

E você, acredita que Ilvermorny é a escola de magia americana? Uma cidade aonde ocorrerão passagens da história? Um nome qualquer sem relação nenhuma? Compartilhe conosco suas opiniões deixe que o tempo (e J.K. Rowling) nos responda! Continue acompanhando o Potterish pelo site, Twitter (@Potterish), Facebook e Instagram (@PotterishOficial) para mais informações!