J. K. Rowling

Adam Grant: “J.K. Rowling é a pessoa mais influente do mundo”

Foi recentemente divulgado um artigo comentando uma publicação de Adam Grant, professor na Wharton Business School e autor de Give and Take: A Revolutionary Approach to Success, que descreve J.K. Rowling, através de Q&A no site Parlio, como a pessoa mais influente do mundo. Ele a retrata como alguém com o poder de moldar os pensamentos e objetivos das pessoas, pois os milhões de leitores que conheceram Harry Potter tem sido treinados em habilidades sociais e emocionais.

“Harry Potter chegou a mais pessoas do que qualquer outra série de livros da história”, Grant aponta.

Em todo o mundo, os livros da autora já venderam mais de 450 milhões de cópias, sendo que o mais próximo é O Senhor dos Anéis, de JRR Tolkien, com insignificantes 150 milhões. Grant argumenta que não é apenas a mais influente por mexer em um monte de papéis, mas sim porque seus livros afetam as pessoas.

“Isso os afeta quando são jovens e impressionáveis – e inspirou uma geração inteira a ler, abrindo a porta para muitos outros caminhos na educação”, diz ele.

Mais do que isso, “Harry Potter” tem se provado especialmente útil em reduzir preconceitos disfarçados em crianças: a tomada de perspectiva, escreveram os pesquisadores de um estudo em 2014, “emergiu como o processo que permite melhora de atitude” em respeito a imigrantes, homossexuais e refugiados quando as pessoas estiveram no lado de Harry e não no de Voldemort.

As histórias podem existir em mundos fantásticos, mas seus temas ajudam as crianças a pensar positivamente sobre a terra em que habitam.

“Rowling”, diz Grant, abordando a autora, “o mundo seria um lugar melhor se você continuasse a escrever livros de ‘Harry Potter’.”

Para os que não se lembram, o asteróide (43844) Rowling foi batizado em sua homenagem no inicio de 2006, e a recente descoberta do dinossauro Pachycephalosaurid Dracorex Hogwartsia, atualmente no Museus para crianças em Indianópolis, foi nomeado em homenagem ao universo potteriano em maio de 2006.