Filmes e peças

Participação de atores de “Harry Potter” nos especiais de “Doctor Who

Como noticiado há muito, serão lançados dois especiais para a série britânica “Doctor Who” em comemoração a seu quinquagésimo aniversário, os quais contarão com a presença de alguns atores da série bruxa, como David Bradley, John Hurt e David Tennant.

O ator David Bradley, que deu vida ao zelador Argo Filch, interpretará o primeiro doutor da série britânica “Doctor Who” no documentário dramático do quinquagésimo aniversário do programa.

Substituindo o ator original, William Hartnell, que faleceu em meados dos anos de 1970, Bradley atuará com diversos outros doutores da famosa série da BBC em um filme que contará sua origem.

Novas informações acerca do documentário dramático revelaram que este terá aproximadamente 90 minutos e teve suas filmagens iniciadas e concluídas ainda no início do ano.

O filme também terá como título “An Adventure in Space and Time” (ou “Uma Aventura no Espaço e Tempo” traduzido) e será transmitido simultaneamente no Brasil através da BBC Brasil.

Foi divulgado, além disso, pela BBC, na página no Facebook da série, a primeira imagem de Bradley como o primeiro doutor, nos bastidores das filmagens, a qual pode ser vista clicando aqui.

Apesar disso, não há muitas informações sobre o documentário, com exceção do elenco que está sendo revelado gradualmente e do mês de lançamento nos televisores, que é em novembro deste ano.

O ator também comentou, quando as primeiras informações apareceram, o surgimento da proposta de sua participação especial e como reagiu em frente a esta:

Estou extremamente encantado. Ouvi pela primeira vez sobre este papel através de Mark [Gatiss, ator e roteirista da série e do especial] enquanto observava a flotilha do jubileu de diamante no telhado do Teatro Nacional. Quando ele me perguntou se eu estaria interessado, eu quase arranquei sua mão! Mark escreveu um roteiro incrível não apenas sobre o nascimento de um fenômeno cultural, mas também um momento na história televisiva. William Hartnell foi um dos melhores atores do nosso tempo e como um fã eu quero ter certeza de que lhe farei justiça. Estou muito ansioso para começar.

Lembrando que esta, no entanto, não foi a primeira participação do ator na série, que interpretou, em 2012, o vilão Solomon no segundo episódio da sétima temporada da nova edição, “Dinosaurs on a Spaceship” (“Dinossauros na Nave Espacial”), exibido no Brasil pela TV Cultura.

O outro especial que a BBC preparou para o aniversário de 50 anos da série será um episódio comemorativo, que será transmitido em 23 de novembro sob o título de “The Day of the Doctor” (ou “O Dia do Doutor”).

Assim como o outro especial, não foram reveladas muitas informações a respeito, embora tenha sido lançado na comic-com deste ano, em San Diego, um trailer exclusivo e um pôster lançado na Internet e que já pode ser visto clicando aqui.

Nele, pode-se observar um pouco do elenco, que também está sendo revelado gradativamente e conta com a participação de dois atores da série bruxa: John Hurt, que deu vida a Olivaras na série bruxa, e David Tennant, a Bartô Crouch Junior.

Os dois atores já apareceram na série antes e reviverão, neste episódio, seus personagens: Tennant sendo o décimo doutor e Hurt neste ano, em maio, no décimo quarto episódio da sétima temporada, “The Name of the Doctor” (“O Nome do Doutor”) como uma encarnação do doutor que precede todos os outros.

A respeito de sua participação na série, o britânico contou ao site do jornal britânico Metro sobre seu personagem, o projeto e sua expectativa:

Claro que você tem que se lembrar de que os doutores são todos uma pessoa, então eu não estou fora de tudo isso que veio antes de mim. Não posso falar sobre isso, mas falarei que eu estava realmente impressionado quando o fiz.

Tal qual o primeiro, este especial será transmitido simultaneamente na BBC Brasil, apesar do fato de não haver informações, e ser improvável, se a divulgação no Brasil seguirá a britânica.

A divulgação britânica contará com exibição em 3D nos cinemas, técnica usada nas gravações do especial, e lançamento nas lojas do continente europeu em DVD e Blu-Ray em 2 de dezembro.