J. K. Rowling ︎◆ Livros

J.K. Rowling doa renda de seu novo livro para caridade

Após autoria de The Cuckoo’s Calling ter sido revelada pelo jornal britânico The Sunday Times no mês passado, J.K. Rowling prestou queixa contra o escritório Russell de advocacia, cuja identidade do pseudônimo tinha sido confiada.

“Um pequeno número de pessoas sabia sobre o pseudônimo e não foi agradável ficar se perguntando por dias como uma mulher que eu nunca tinha ouvido falar antes de domingo à noite poderia ter descoberto algo que muitos dos meus amigos mais antigos não sabiam” declarou a escritora.

O Russell reconheceu que um de seus sócios, Chris Gossage, havia contado o segredo a uma amiga de sua esposa, Judith Callegari, que então passou a informação para o jornalista do Sunday numa madrugada, no Twitter.

A BBC relatou na semana passada que o caso foi resolvido sem nem mesmo chegar aos tribunais. O escritório concordou em pagar uma indenização a Rowling, que decidiu doar a quantia – cujo valor não foi revelado – a uma instituição que ajuda militares e suas famílias, a mesma cujos soldados foram fundamentais na pesquisa para seu livro.

J.K. Rowling, conhecida também pelo seus trabalhos filantrópicos, anunciou que toda a renda de The Cuckoo’s Calling será direcionada para a mesma instituição de caridade a partir de 14 de julho e por três anos.

“Sempre tive a intenção de doar para a caridade os direitos autorais de Robert Galbraith, mas eu não esperava que o livro aparecesse na lista dos mais vendidos apenas três meses após seu lançamento. Na verdade, eu nunca tinha imaginado que ele poderia estar na lista” disse Rowling em comunicado.

O major-general Martin Rutledge e Chefe Executivo da instituição, falou que eles estavam “absolutamente encantados” por sua “extraordinária generosidade”. Ele ainda acrescentou:

“Esta doação vai fazer uma enorme diferença na vida de milhares de soldados, ex-soldados e suas famílias que estão realmente passando por necessidade. Sua enorme demonstração de apoio com Soldiers’ Charity vai ajudar a lembrar as pessoas dos sacrifícios feitos pelos nossos homens […]”

The Cuckoo’s Calling é o primeiro volume de uma série policial assinada por Robert Galbraiht, com previsão de chegar ao Brasil em novembro, pela editora Rocco.