Filmes e peças

Belle”, com Tom Felton e Miranda Richardson, ganha previsão de estreia

A companhia de radiodifusão Fox divulgou nesta segunda-feira, dia 8, que adquiriu os direitos de distribuição do filme dramático de época “Belle” para grande parte do mundo, incluindo a América do Norte e o Reino Unido.

Vale lembrar que o longa-metragem traz no elenco dois atores da série bruxa, Tom Felton, intérprete de Draco Malfoy, e Miranda Richardson, de Rita Skeeter, que dão vida a mãe e filho, James Ashford e Lady Ashford, respectivamente.

A decisão, como conta a diretora do longa-metragem, Amma Asante, foi tomada pela Fox Searchlight Pictures após a apresentação da qualidade do projeto, que impressionou os diretores da divisão da companhia estadunidense.

A escolha do elenco também foi crucial para que o interesse da companhia fosse despertado, principalmente pelo desempenho da protagonista, Gugu Mbtha-Raw, como disseram os presidentes da divisão, Nancy Utley e Stephen Gilula:

Gugu Mbatha-Raw é revolucionária como Belle, ela mostra um desempenho valente e poderosa junto a um elenco formado por um conjunto excepcional de atores, e nós estamos ansiosos para apresentá-la ao público dos cinemas de todo o mundo. Estávamos fascinados com essa inspiradora história de amor e perseverança em um momento de grandes mudanças sociais e legais.

Dentre as consequências da aquisição ao projeto britânico está o retardamento da previsão de estreia do filme, que passou de agosto deste ano para a primavera do hemisfério norte, um período onde no hemisfério sul, que inclui o Brasil, ocorre o outono: entre 20 de março a 21 de junho.

A qualidade do projeto, em compensação, aumentou em decorrência da experiência e da competência da equipe da Fox Searchlight Pictures que se aliou a este, de acordo com a diretora:

A experiência e a sensibilidade da equipe da Fox Searchlight foram transmitidas primorosamente para ‘Belle’. Estou tão satisfeita por este filme agora poder estar prestes a ser visto pelo público de todos os lugares. Trabalhamos duro para transformar fatos históricos da vida de uma verdadeira pioneira em uma experiência cinematográfica envolvente e emocionante.

A trama se passará no século XVIII, mostrando o período da vida de Dido Elizabeth Belle, uma filha parda ilegítima do almirante da marinha Real, que é criada por seu tio-avô aristocrata, em que ela se apaixona pelo advogado aprendiz de seu responsável e os efeitos desta relação.

Juntos, os dois colocam em prática um plano que ascenderá o tio-avô de Belle, Lorde Mansfield, ao poderoso cargo de Lorde Chanceler para que ele possa abolir a escravatura na Inglaterra e mudar a história.