Filmes e peças ︎◆ Livros

Harry Potter lidera ranking de viagens turísticas no Reino Unido

Muitas reclamações podem ser feitas sobre a franquia cinematográfica de Harry Potter, mas do designer de produção de todos os oito filmes, Stuart Craig, não há o que reclamar. Responsável pelos sets e locações, Craig fez um trabalho brilhante ao longo dos mais de dez anos em que trabalhou com Harry Potter, e, como relatado pelo Yahoo! Movies, os turistas que visitam o Reino Unido souberam reconhecer seu trabalho.

Segundo dados liberados recentemente pelo British Tours Ltd, mais turistas fazem reservas dos “Tours de Harry Potter” do que qualquer outro destino específico. A empresa revelou que mais de 700 grupos organizaram tours pelas locações de Harry Potter nos últimos cinco anos, o que é cerca de 50% a mais que o segundo colocado e ex-líder do ranking, o Stonehenge ao nascer ou pôr do Sol.

O tour de Harry Potter leva os turistas para a Plataforma 9¾ na London St. Pancras Station, e locais que serviram de sets como Leadenhall e Borough Markets. Os visitantes também passam pela Universidade Oxford, e conhecem o Grande Salão do Christ Church College, que serviu de inspiração para o Salão Principal de Hogwarts. A Catedral de Gloucester, que foi uma das locações mais utilizadas, também entra no roteiro.

O diretor da Britsh Tours Ltd, Jason Doll Steinberg, disse:

“Um número de outros filmes também causaram um efeito positivo no turismo do Reino Unido, como NothingHill, Quatro Casamentos e um Funeral e Orgulho e Preconceito, mas nenhuma na escala de Harry Potter.”

Abaixo você confere os dez passeios turísticos temáticos mais reservados no Reino Unido.

1. Harry Potter

2. Stonehenge ao nascer/pôr do Sol

3. Greenwich

4. Museu Britânico

5. O Código da Vinci

6. Jane Austen/Orgulho e Preconceito (filme)

7. Shoppings

8. Jack, o Estripador

9. Metrô

10. Literatura Inglesa – casas de Kipling, Woolf, D. H. Lawrence, Irmãs Bronte e Shakespeare.

Fique de olho no Potterish!