Artigos

De Poções e Feitiços a Biologia e Matemática

É tempo de volta às aulas! Hora de estrear materiais novos, usar aquela caneta especial, conhecer novos professores e fazer novos amigos. E claro, aprender muito!

Lembrando-se bem disso, nosso colunista-biólogo Orlando Louzada mistura Hogwarts às nossas escolas tradicionais e pergunta: Qual é a sua matéria preferida?, Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar conosco a disciplina de que você mais gosta!

Por Orlando Louzada

Qual é a sua matéria preferida? Química? Herbologia? História? Estudo dos Trouxas? Literatura? Poções? Bom, cada um tem suas preferências… Cada um tem mais facilidade com alguma matéria, e gosta dela por isso. Ou talvez goste dela porque o professor sabe explicá-la muito bem. Mas você já parou pra pensar em seu futuro? Quero dizer, pensar em qual carreira você deve seguir? Isso é um dilema na vida do quase todos, e eu me pergunto se com Harry, Rony e Hermione também foi assim.

Eu sempre tive facilidade com matemática, língua portuguesa, literatura e biologia. Passei diversos anos de minha vida planejando meu futuro de professor de matemática. Mas não foi isso que aconteceu. Desisti da matemática com mesma facilidade com que Hermione transforma um rato em cálice de vinho! Depois pensei em cursar licenciatura em música, pois eu tocava violão erudito. Mas não foi assim que aconteceu! Deixo isso com o professor Flitwick. E claro, tem sempre aquela profissão que seus pais gostariam de te ver exercendo. No meu caso, a veterinária. Mas eu não conseguia me ver feliz em nenhuma dessas profissões, afinal a felicidade e satisfação com aquilo que irá fazer para o resto de sua vida, conta muito! Então, decidi por algo que estava gritando dentro de mim há muito tempo: a Biologia. Escolha essa que me rendeu diversos berradores.

Mas meus estudos sobre neritinas, neurulações, carinas e pecíolos não tem nada a ver com essa coluna. Quero falar sobre o dilema de ter que escolher profissões do mundo bruxo. Harry se tornou auror, assim como Hermione e Rony. Mas será que ele se sente feliz com isso? Essa é uma dúvida que não conseguiremos sanar tão facilmente.

Já parou pra reparar na incrível semelhança de algumas profissões da história com profissões que vemos diariamente? Por exemplo, professores, de herbologia ou ciências. Profissionais da saúde… O que seria do braço de Harry sem Madame Pomfrey? Escritores… Excelentes, como Shakespeare, e alguns não tão bons assim, como Gilderoy. Sem contar os atletas! Jogares de tênis e de quadribol! Enfim…

Em todos os anos lendo a literatura de J. K. Rowling, sempre imaginei Hermione como uma esplêndida professora de Transformação, casada com Rony, que, por sua vez, possuía um bom emprego no Ministério, a exemplo de seu pai. Já Harry, eu ficava em dúvida. Queria que ele fosse jogador de quadribol, ou mesmo auror. A única personagem em que acertei na mosca foi Luna. Nossa corvina preferida se tornou naturalista, profissão esta, que existia em nosso mundo, e hoje o profissional é conhecido como biólogo. Opa, acho que rodei, rodei, rodei, e parei na biologia de novo! Perdoe-me, tentarei ser mais direto agora…

Tente se imaginar no último ano em Hogwarts, sei que isso não é muito difícil. Suas notas chamam a atenção de professores e profissionais fora da escola. Slughorn tem uma foto sua em um porta retratos especial, em sua estante. E aí? O que você escolheria? Ministério? Gringotes? Hogwarts? Sim, é difícil também… Bom, acho que eu escolheria o estudo de animais mágicos (ninguém sabe o porque, não é mesmo?). Enfim, talvez você venha a passar por isso em breve, ou já tenha passado. Tudo seria mais fácil se tivéssemos um espelho de Ojesed em casa… Poderíamos avançar no futuro, quando já estivéssemos formados, e ter certeza de que só veríamos nosso próprio reflexo. Mas estamos falando de futuros médicos, engenheiros, advogados, professores de química, dentistas, arquitetos, e, o mais legal de todos os profissionais, biólogos. Não se deixe levar por opiniões externas, afinal quem deve saber sobre seu futuro, é você, seja ele em um hospital, ou no Ministério.

Orlando Louzada não gosta de se gabar, mas o Professor Slughorn o chamou para almoçar no Expresso de Hogwarts.