Artigos

Rony Weasley e as veela

Entre os bruxos, determinadas magias têm maior influência sobre uns em relação a outros. É o caso de Rony Weasley e as garotas veela, as sedutoras líderes da torcida da Bulgária na Copa Mundial de Quadribol de 1994.

Sabe-se que a magia das garotas veela é maior sobre Rony do que sobre Harry, mas por que isso ocorre? Nossa colunista Monique Calmon se dedica a desvendar esse mistério na coluna deste domingo. Leia e registre seu comentário!

Por Monique Calmon

Conhecidas como as mascotes do Time Nacional de Quadribol da Bulgária, as veela são belas criaturas semi-humanas capazes de enfeitiçar homens ao dançarem e cantarem. Harry e Rony ficam fascinados quando as veem na Copa Mundial de Quadribol de 1994, porém Ron parece ser o mais hipnotizado por elas. Quando conhece Fleur (que tem sangue veela), também não consegue tirá-la de seus pensamentos. Mas por que Rony é mais afetado que Harry pela magia sedutora que as veela possuem?

Creio que há três aspectos que fazem com que Rony tenha uma reação mais intensa perante essas criaturas. Em primeiro lugar, há a questão do autocontrole. Enquanto estudam as Maldições Imperdoáveis, Harry chega ao ponto de conseguir resistir completamente à Maldição Imperius. Já Rony não tem o mesmo desempenho, demonstrando uma menor capacidade de defesa da mente, e uma maior possibilidade de ser afetado por magias destinadas a controlar suas vontades e seu comportamento, como a magia das veela.

Na ocasião da Copa Mundial de Quadribol, as veela também despertaram nos homens a vontade de as impressionarem. Rony chegou ao ponto de dizer que inventou “uma vassoura que pode chegar a Júpiter”. Por sempre se sentir ofuscado pelos feitos de seus irmãos e de Harry, Rony guardava em si uma vontade de ser notado e de superar os outros ao seu redor. Esse pode ser outro motivo dessa competitividade perante uma veela se aflorar em maior intensidade nele.

Outra razão para o maior interesse de Rony nas veela poderia ser a puberdade (será?). Eu, mera trouxa, não sei como os bruxos explicariam essa conturbada fase de adolescência, mas com certeza ela também se aplica a jovens do mundo mágico. Rony começa a se demonstrar algum interesse no sexo oposto antes de Harry, e começa a fazer piadas atrevidas, como no capítulo 13 do quarto livro, quando pede para dar uma olhada no “Urano” de Lilá (a versão em Inglês dessa piada é mais explícita, mas deixamos a interpretação para o leitor). Portanto, uma explicação complementar é que, por estar nessa idade de sentimentos à flor da pele, o poder de sedução das veela as tornam irresistíveis a Rony.

Monique Calmon não comenta, mas não tem lá muita simpatia pelas veela.