J. K. Rowling ︎◆ Livros ︎◆ Morte Súbita

Em entrevista ao Charlie Rose, J.K. Rowling fala sobre a atuação dos atores nos filmes de “Harry Potter”

Encerrando a turnê para promover o livro “Morte Súbita” nos Estados Unidos, J.K. Rowling concedeu uma entrevista, a qual uma prévia já fora divulgada, ao jornalista Charlie Rose para o programa de mesmo nome, transmitido na semana passada, dia 20, na emissora televisiva estadunidense PBS e em várias afiliadas da mesma.

A entrevista tratou de temas referentes principalmente ao novo livro da autora, na qual ela falou sobre os personagens e a criação do romance, e outros temas também foram tratados, como a série “Harry Potter”, onde ela discursou sobre a atuação e a aparência dos atores nos filmes e fez um rápido estudo sobre alguns personagens, e assuntos que ela é obcecada em escrever sobre.

Confira logo abaixo o vídeo da entrevista completa, que contém spoilers de “Morte Súbita”:

O diálogo de quase uma hora de duração começou girando em torno da adolescência, período não muito feliz na vida de Jo, onde autora citou uma frase que gosta muito e que a marcou, dita pelo também escritor Stephen King, “Se você gosta de ser adolescente, há algo de muito errado em você”.

Em relação ao mesmo assunto, Jo disse ainda que um adolescente feliz não seria capaz de escrever um livro como “Uma Morte Súbita”, pois não teria o conhecimento da existência da cruel e esmagadora realidade.

Novamente, a britânica disse que é obcecada em escrever temas envolvendo adolescência, moralidade e mortalidade e lembrou de que quando terminou de escrever o último livro da série “Harry Potter”, a primeira coisa que um amigo próximo seu perguntou foi, “Quantas pessoas morrem?”, porque ele a conhecia muito bem.

Os atores e suas interpretações dos personagens do livro também foi um tema tratado na entrevista, e, sobre isso, Rowling repetiu que os atores que interpretaram o trio protagonista da série no cinema, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, são muito mais bonitos do que a imagem que ela tem dele em sua cabeça.

Aprofundando e exemplificando essa afirmação, Rowling falou brevemente sobre a aparência de Hermione Granger e sua intérprete nos filmes, “Emma é linda, impressionantemente linda. Nos livros, Hermione é uma simples Jane, embora ela consiga organizar a si mesma um pouco, e ela obtém mais estilo quando cresce”.

Também dialogou sobre Sirius Black, vivido por Gary Oldman nos longas-metragens, dizendo que, “Gary Oldman foi fantástico como Sirius. Foi incrível. Ele deu a Sirius algo que já estava em minha mente sobre o personagem, mas também nas telas realmente o vi, essa pequena margem de loucura, de estar fora do equilíbrio, de alguém que havia sido trancado por muito tempo”.

Em resposta ao entrevistador, a escritora assumiu que nunca havia imaginado nenhum personagem dos livros como nos filmes, exceto Luna Lovegood, interpretada por Evanna Lynch, “Eu já disse isso antes. Evanna Lynch, que interpretou Luna Lovegood, eu a vi. Não estou dizendo que os outros não foram perfeitamente escolhidos, porque adoro essas pessoas, mas ela entrou em minha cabeça. Inclusive escutei sua voz quando estava escrevendo Luna”.

A autora também falou um pouco sobre suas próximas obras literárias, admitindo levar sempre dois cadernos para todos os lados nos quais ela escreve notas sobre seus seguintes livros, um para crianças e outro para adultos.

Por fim, Jo assistiu algumas gravações de convidados presentes em outros programas elogiando-a, incluindo um vídeo do diretor de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, Alfonso Cuarón.

E fique atento ao Potterish, pois em breve publicaremos a entrevista legendada!