Potterish

Esclarecendo a declaração de Jo sobre a loucura de Harry

Há quase duas semanas postamos aqui no Potterish o vídeo e a transcrição do trecho de uma conversa entre J.K. Rowling e o roteirista Steve Kloves, na qual ambos discutiram sobre a dura infância de Harry, incluindo a teoria de que o garoto teria enlouquecido e tudo o que aconteceu foi apenas fruto de sua imaginação.

Nos últimos dias temos recebido diversos e-mails e tweets pedindo nossa opinião sobre Harry ser esquizofrênico, ou pedindo a postagem do vídeo no qual Jo diz supor que Harry é louco. Antes de mais nada, vamos analisar a tradução divulgada aqui no site.

J.K. Rowling: Era uma imagem tão excelente, o exército quebrado.

Kloves: E ele costumava conversar com eles, e a ideia é que ele parecia um pouco louco, quando escrevi o primeiro rascunho. E então, quando Hagrid surgiu, ele, Harry, pensou que tudo vinha da sua imaginação por um minuto. Que ele tinha convocado esse cara –

Rowling: Acho que esta questão é fabulosa, dialoga perfeitamente com a verdade dos livros, porque me sugeriram isso mais de uma vez, que Harry enlouqueceu no armário debaixo da escada e que tudo que aconteceu depois disso foi uma vida de fantasia que ele inventou para se salvar.

Em outros sites, como é o caso da Gazeta do Povo, há a tradução incorreta que fez com que muitos fãs se descabelassem com a ideia de terem sido, de certa forma, enganados pela autora.

JK Rowling: Acho que esta questão é fabulosa e que conversa com perfeição com a verdade dos livros, porque eu sugeri mais de uma vez que, para mim, Harry enlouqueceu no armário debaixo da escada e que tudo que aconteceu subsequentemente foi algum tipo de vida fantasiosa que ele desenvolveu para se salvar

Diferente de traduções incorretas como esta e outras que estão circulando pela internet, Jo jamais disse que sugeriu a si mesma a ideia da loucura, mas sim que terceiros sugeriram isso a ela.

Não é dessa vez que os fãs farão coro com Pirraça: Ora, é o Potter Pirado!