Pottermore e o direito de escolha

//Por Luiz Guilherme - domingo, 01 de julho de 2012 às 15:30

Pelos quatro cantos do mundo, cada fã de Harry Potter teve vontade de ingressar no Pottermore assim que o site foi lançado, em 2011. Dentre todas as experiências do site, uma das mais aguardadas foi, sem dúvidas, a seleção para uma das quatro Casas de Hogwarts.

Nossa colunista Nilsen Silva conta sobre sua experiência com o Chapéu Seletor no Pottermore, e discute o direito – tal como Harry teve – de escolher a Casa da qual faria parte – ou aquela na qual não queria estar. Leia a coluna e não se esqueça de registrar sua opinião e contar qual é a sua Casa em Hogwars!

por Nilsen Silva

Depois de oito meses na ameaça, o Pottermore abriu suas portas para o público. A notícia não é exatamente uma novidade para mim: eu faço parte dos felizardos que conseguiram se cadastrar antes e participar da versão beta. Uma pena que a minha experiência não foi tão… agradável assim. E todo por culpa da casa em que caí.

Antes de mais nada, digo que valorizo a oportunidade de ter sido uma das primeiras a acessar o site e ficar por dentro do que estava acontecendo. O Pottermore é mesmo um site lindo e fantástico, e a proposta dele de interação entre fãs de todo o mundo por meio de um jogo-enciclopédia é sensacional. O problema é que eu acho que ele fugiu um pouco do discurso que tanto aprendemos na série sobre ter a chance de escolher.

Quando fiz a seleção pela primeira vez, fui parar na Lufa-Lufa, casa dos que são pacientes, leais, justos e que não têm medo da dor. Fiquei chateada logo de cara e parei de jogar. Eu queria Corvinal. Minha sede de conhecimento, meu amor aos livros e minha paixão por escrever falavam mais alto. Eu sou medrosa e intolerante. Podem perguntar para quem me conhece, eles vão confirmar. Sou a Rainha da Impaciência. Eu tinha respondido o teste com toda a sinceridade do mundo, mas ele não atingiu às minhas expectativas e me mandou para um lugar ao qual eu achava não pertencer. E aí?

Fui dominada pela esperança de poder voltar e mudar o resultado. Que nada. O Pottermore já tinha se encarregado da tarefa de salvar o jogo. Eu estava presa ali, a não ser que… fizesse outro cadastro. “É trapaça”, me disseram. “O Chapéu Seletor não mente”, me lembraram. Tudo bem, gente, eu li todos os livros mais de uma vez e também sei disso. Mas vocês se esqueceram daquela frase tão repetida pelo Harry em pensamento, naquele minuto em que ele passou sentado no banquinho na frente de todo mundo?

“Sonserina não, Sonserina não”. A chance de escolha tão comentada e explicada por Dumbledore. Harry quis, opinou e teve seu pedido realizado. Foi parar na Grifinória – e nós bem sabemos que esta foi a escolha certa.

Fiquei com aquilo na cabeça. Não quero Lufa-Lufa. E se eu vacilei em alguma questão? E se o Chapéu Seletor estiver quebrado? Eu queria ter outra chance, assim com o Harry teve. Uma pena que, para dar vida ao meu pensamento, tive que esperar alguns meses até o site abrir oficialmente, cadastrar outro e-mail e começar a aventura do zero.

Mas valeu a pena. Agora, o meu painel é azul-escuro e há uma águia bem bonita ao centro. Não gosto de conformismos. Se estou falando de Harry Potter, participando de algo que me dá a oportunidade de vivenciar um pouco do mundo bruxo, quero sentir isso o mais dentro da minha pele possível. Se eu estivesse indignada com os abusos de autoridade da Umbridge, também teria entrado na Armada de Dumbledore. Se eu achasse que Sirius era inocente e tivesse a oportunidade de ajudá-lo, gosto de pensar que eu faria isso. E se minha opinião não batesse com a do Chapéu Seletor, por que eu me calaria?

Portanto, se você acha que foi mandado para a casa errada, não se intimide: faça outro cadastro, sim, e tente entrar na casa que você quer. Mas seja sincero nas suas respostas, como eu fui. Não sei se a versão beta estava com problema, se eu estava distraída ou se, sei lá, alguém lançou um Confundus em mim e me fez responder tudo de um jeito diferente.
O que importa é que eu estou feliz e ansiosa para ganhar cada vez mais pontos para a casa do meu coração.

Nilsen Silva promete: se depender dela, este ano a Taça das Casas é da Corvinal.

Voltar |
Categorias: Colunas, Ensaios, Nilsen Silva, Notícias em Destaque
Nota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5 (Nenhum voto até o momento)
Loading...




Comentários

Ao postar, não use xingamentos e palavrões.

Luanna | quarta-feira, 19 de setembro de 2012

😮


Adailson | sexta-feira, 21 de setembro de 2012

eu fiz minha conta no pottermore ai na hora de selecionar a casa o chapéu seletor me colocou na corvinal por isso exclui minha conta e fiz outra . ai ao chegar nessa mesma parte respondi o questionário com a mesma cinceridade pela seguna vez só q fiquei surpreso pq dessa vez ele me deixou escolher na ultima pergunta se eu queria ir para grifinória ou lufa-lufa então só depend da sorte de vc vir com essse questionário e responder onestamente de acordo com a casa q kiser fikar. kem kiser me add no potter more ta aki ó : RainEscudo3693


Julie | sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Harry pode decidir a casa porque ele se encaixaria nas duas. Eu o chapéu me pediu pra escolher entre Corvinal e Sonserina e escolhi Corvinal,um tempo mais tarde na versão beta eu fiz outros 3 testes(eu queria muitas contas,gosto de ter várias) e respectivamente foram:Corvinal,Sonserina,Corvinal.
Eu pertenço e tenho a personalidade das duas,o chapéu nunca erra.


Hellen Pereira | sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estou na mesma situação 😐 sinto que minha casa é a Corvinal (pelas suas características e até a sua cor) mas sabe em qual fui parar? Sonserina, a que eu mais tenho aversão, tanto pelas suas características quanto pela sua cor haha. Fiz outros cadastros, uns 4, mas os testes deram Grifinória (2x) e os outros dois deram que eu poderia optar entre Lufa-lufa e a inconveniente da Sonserina. 😥 Estou muito triste, concluindo: tive que me conformar. E olha que fiz três daqueles testes online e os três deram Corvinal, a partir daí passei a amá-la, tanto que eu me identifico muito com alguns personagens mencionados do livro que são da Corvinal, mas enfim. Esse site é demais, amei. 😉


Gabriel Guimarães | sábado, 22 de setembro de 2012

Hellen, eu já me considerei um sonserino e então quando fiz um teste pra entrar em um RPG descobri que eu era da Corvinal, no começo foi difícil e ruim, não aceitava, mas com o tempo fui vendo que eu realmente era um corvino e eu também me dei muito bem com meus colegas de casa. Talvez seja sua própria mente que lute contra a Sonserina e não você que não seja dela, tente parar de relutar um pouco e talvez você comece a amar a Sonserina haha.
Boa sorte e espero que entre na casa certa. ^_^


Hellen Pereira | domingo, 30 de setembro de 2012

verdade.. mas já estou me acostumando com ela hehe, acho que apenas estava admirando e idolatrando demais a Corvinal, mas eu sou Sonserina, não posso querer discutir isso, é minha personalidade 😉


Érica Oliveira | quarta-feira, 10 de outubro de 2012

eu não faria isso porque simplesmente não me sentiria parte da casa, sei lá. Eu caí na Grifinória apesar de querer a Corvinal também, e to de boa com isso, mas enfim, deu pra entender seu ponto de vista (:


Larissa | segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Comigo foi parecido. Eu tb fui uma das privilegiadas q conseguiu entrar na versão beta, fiz a seleção e cai na lufa-lufa! Mas levei numa boa, aceitei a decisão do chapéu seletor e me considerei lufana. Só q depois q eu acabei o primeiro livro eu fiquei mto, mas mtoooo tempo sem nem abrir minha conta, então acabei esquecendo tanto o login quanto a senha, e não, eu não tinha anotado em lugar nenhum rsrs
Ai resolvi fazer outra conta, pensando q eu cairia na mesma casa, já q eu era a mesma pessoa. Respondi as perguntas com toda a sinceridade possivel e, para a minha surpresa, fui parar na sonserina! Eu acredito q eu tenha caracteristicas dessas duas casas mesmo, mas comparando as duas com ctz eu tenho mto mais de sonsrina e, por isso, sempre me considerei sonreina. Então talvez por isso o chapéu tenha me colocado lá da 2ª vez.


Luisa | sábado, 20 de outubro de 2012

Eu sempre amei a Corvinal,desde q comecei a ler os livros.Eu IDROLATRAVA a Corvinal.Nao deixava ninguem falar mal dela.Quando eu fiz a conta,eu fiquei na duvida sobre qual seria a minha casa mas ai eu decedi que seria a casa que o Chapéu me pusesse.Nao importando que casa eu fosse,eu nao faria outra conta.Entao eu fiz o teste e deu Corvinal.Eu passei o resto do dia pulando de alegria e ninguem entendendo kkkk
enfim,eu acho que o Chapéu nunca erra.


Rocket Queen :3 | quinta-feira, 08 de novembro de 2012

Eu sempre amei a Grifinória e eu realmente me sinto como uma , pois eu tenho todos os quesitos para ocupar a casa, mais eu fui duas vezes pra Lufa-Lufa , e eu fiquei decepcionada , confesso . Estou na minha terceira conta pra ver se eu vou cair na casa certa agora :/


Rocket Queen :3 | quinta-feira, 08 de novembro de 2012

Fora que eu fiz 5 testes online ,
Deu (respectivamente) : Corvinal, Grifinória, Corvinal, Grifinória, Grifinória . Não entendo porque o chapéu seletor não me mandou pra uma dessas duas ;s


Pedro | segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Não concordo com a Nilsen, realmente ter sua preferência não tem nada a ver, tem a ver com o caráter e personalidade. Existem pessoas boas e ruins em cada casa de Hogwarts, não devemos ficar tão presos a isso. Fora que argumentar que o Harry escolheu é sem noção, o Harry tinha um pedaço da alma de Voldemort nele, com certeza isso afetou a decisão do Chapéu.

Sonserina e Grifinória até que são bem parecidas, afinal, não é à toa que Salazar e Godric eram grandes amigos. Eu fiz o teste umas 6 vezes, não tentei manipular nada, só mudei minha resposta em perguntas que eu tinha uma opinião dividida mesmo, em todas as vezes fui parar na mesma casa, Sonserina. Mesmo sabendo que o Chapéu poderia ter razão, eu não queria aceitar porque eu me acho diferente da maioria dos Sonserianos, no final, eu resolvi aceitar a decisão e mesmo não tendo orgulho da história da minha casa, agora sou parte da Sonserina, e isso com certeza não me define como uma pessoa má ou boa, é apenas um esboço da minha personalidade, o que eu vou me tornar, é escolha minha e não do Chapéu ou do senso comum dos bruxos. Severo, Régulo e Horácio estão aí para provar 😀


Blade Phoenix | terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gente pelo o que eu fiquei sabendo é que é mais difícil alguém entrar na Corvinal, pelo pottermore em Espanhol prova disso é que eu tinha uma conta antiga e de primeira caí na Corvinal (fiz o quiz em inglês) depois perdi a senha e estava cansado de inglês depois de um dia de estudo e fui fazer o teste em espanhol… só no em espanhol caiu todas as outras casas menos Corvinal! 😯 Pensei que estava respondendo errado mais cada vez que respondia com mais sinceridade mais estranha estava ficando as coisas até que encontrei um site que dizia que que as chances de entrar para corvinal no site em espanhol são praticamente nulas… fiz o teste respondendo as mesmas coisas só que em inglês e adivinha fui para Corvinal… bem acho que já devam estar trabalhando para a correção desse erro… mais fica o recado só de aviso 😉
Me adc: BladePhoenix23330


vitoria | segunda-feira, 03 de dezembro de 2012

ooi gente!! eu nao sou a maior fa da lufa-lufa e eu nao queria ir pra la, só q eu fiz o teste tres vezes e deu nela, sera q eu fico eu tento mais uma vez? eu queria muito mesmo ir para a grifinoria!!! vcs acham q vai dar na lufa-lufa outra vez?
sera que ‘e certo trocar?


vitoria | segunda-feira, 03 de dezembro de 2012

entrei para sonserina, mas fiquei mais feliz do que na lufa-lufa!!!!:)


May | terça-feira, 04 de dezembro de 2012

Queria ter entrado na Corvinal…na verdade, todas as minha respostas, na minha opinião, foram para conseguir entrar. Totalmente sinceras, claro, no entanto, acho que deveria ter entrado na Corvinal. Nas duas contas que fiz fui mandada para Sonserina..ok, minha segunda escolha, mas…
Acho que vou ter que me conformar. Não quero uma terceira conta.


Ana | terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ME AJUDEM, eu ja fiz 2 contas pq na 1 eu cai na Lufa-lufa e eu não tenho NADA da Lufa-Lufa ! na minha segunda conta foi o mesmo ! vou fazer outra ! porque em TODOS os outros testes que fiz caiu Corvinal ! achei muito injusto ! não vou parar até cair a Corvinal ! porque eu sei que sou da Corvinal e não sou da Lufa-Lufa ! EU SOU DA CORVINAL !!!


Karina Chaves | segunda-feira, 07 de janeiro de 2013

Sou beta também…. eu fiz o meu teste super de boa, pensado: Cara…. que M***a será que vai dar?
Porque veja bem…
entendo que alguns apreciem Grifinória, Corvinal ou Lufa-Lufa….
mas essas Casas não possuem o meu afeto… respeito, reconheço os devidos méritos, mas não adoro ou fico tipo: “Ah, tudo bem cair em tal Casa.”
E com aquelas perguntas, sem ter uma mínima idéia de que em qual Casa tal resposta poderia levar, as minhas chances de cair em uma Casa que eu não aprecio era três vezes maior do que cair na minha casa do coração.
Fiz o teste. E quando saiu o resultado, confesso que gritei que nem uma louca, liguei para Merlim e o mundo. Eu havia caido na minha amada Sonserina. Então para mim, ver aquele verde escuro com a cobra no meio do brasão… é uma das sete maravilhas do mundo potterhead… perdendo apenas para Draco Malfoy.


Rafa | segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

‘-‘ Eu gosto da Lufa-Lufa …. é a minha casa XD


Vinicius Lovegood | quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eu sempre me vi na Corvinal e o Pottermore me colocou na Lufa-Lufa, Eu sempre fui inteligente, de mente aberta, e fiz outra conta e deu Sonserina.
Eu fiz varios testes e em todos deu: CORVINAL
Eu sempre amei a corvinal desde pequeno e vou ser corvinal seeeeeeeeeeeeeeeeeempre <33


Daiane S. | domingo, 24 de março de 2013

Fui selecionada logo de primeira para Corvinal; e em apenas uma questão havia duas respostas com o mesmo peso para mim, então, criei outra conta com o mesmo e-mail e respondi tudo igual – da varinha até a pergunta em questão -, e a resposta poderia muito bem se encaixar para os alunos da Corvinal, mas para minha surpresa fui parar na Grifinória por responder uma única questão de modo diferente. Só criei a outra conta por causa dessa quentão e tinha QUASE certeza (não existem verdades absolutas) que daria Corvinal novamente. Mantenho as duas contas, embora me sinta muito mais Corvinal, e me empenho nas duas; mas isso apenas comprovou o que eu sempre soube: assim como não existem verdades absolutas, também não somos uma estátua que permanece imutável e rígida em sua posição.


Gui Matheus | terça-feira, 02 de abril de 2013

Oi pessoal eu cai na casa que eu queria, CORVINAlL eu adoro ser da CORVINAl e não tricaria por nenhuma das outras casas ,mas quem não gosta da casa que caiu não deve fazer outra conta tem que aceitar meu amigo queria cair na Corvinal mais caiu na Lufa Lufa e ele odiou no começo mas agora ele adora ser da Lufa Lufa e faz de udo pra ter pontos pra casa dele.


Jaqueline | domingo, 19 de maio de 2013

Primeiramente eu queria dizer.. minha casa , é , e sempre será a Hufflepuff.. Em 2011 , eu e meusd amigos fizemos com todos que amavam Harry Potter teste para ver qual a casa de cada um , e eu fiquei responsavel por fazer a carta de Hogwarts , oque eu fiz.. Mas quando chegou minha vez , eu cai na lufa-lufa , fiquei triste , pois eu achava uma casa á parte , que ninguem dava valor e refiz o teste , e deu novamente lufa-lufa , eu refiz o teste umas 10 vezes e continuava dar a lufa-lufa.. eu desisti , fiquei alguns dias sem falar em Harry Potter ai fui procurar mais , sobre a casa , sobre a dona sobre os personagens que era dela.. Ai eu entrei em um RPG.. e entrei novamente na lufa-lufa , eu continuei jogando , ( a materia da lufa-lufa é a Herbologia) eu fui na aula online do RPG.. FOI A MELHOR AULA que já tive em um RPG! e ainda , a professora era lufina , fiquei maravilhada , ano passado eu entrei no Pottermore.. e fui , com muito orgulho , para a Lufa-Lufa.. Eu não tenho nada contra as outras casas , mas.. a lufa-lufa virou parte de mim , e sempre será.


lara freitas | sábado, 03 de agosto de 2013

oiii gente eu tambem fiquei na lufa lufa e queria ter ficado na grifinoria como sempre mas o chapeu seletor me colocou lá nao sou nada paciente gosto de aventura e da sora macgonegal agora nao sei o que faqzer eu fiz dua contas mas eu entrei em outra mas nao sei como fazer para entrar naquele outro cadastro por que nao me lembro o nome se alguem sou ber como por favor me avise 😯 😀 💡 ❓ ❗


karen | terça-feira, 06 de agosto de 2013

nao consigo entra em casa nenhuma, dou minha opiçao e ele manda responder a uma pergunta q nao tem pq?


Gustavo Siqueira | quarta-feira, 04 de setembro de 2013

sempre quis ser de slytherin,,,, e quendo fiz de slytherin fiquei muito feliz…. 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀


Guilherme Henrique | terça-feira, 03 de dezembro de 2013

eu acho errado criar outra conta so para trocar de conta eu sempre quis ser da grifinoria respondi as perguntas siceramente e fui para casa que eu queria (go gryffindor)


Ingrid Winchester | sábado, 22 de fevereiro de 2014

Eu estou na casa que eu sempre admirei,na Grifinória,amo estar esta nela 😀 .Estou super feliz.


Matheus | terça-feira, 06 de maio de 2014

Cara opiniões muito parecidas com a minha… sempre gostei muito da corvinal e fiquei com sorte de ter entrado no pottermore quando ja estava um pouco mais evoluido… eu concordo com alguns q acham errado fazer outra conta mas eu sei que aquelas perguntas sobre cara ou coroa, estrelas ou lua, esquerda ou direita mudam muito o trageto da sua verdadeira personalidade, espero q retirem isso pois sei q sou um membro da corvinal mas ja cai muito na lufa lufa…. um fato é q todas as casas são boas e se adapptar tambem ajuda muito… eu ultilizava uma conta na corvinal q eu adorava ate q a J.K. adicionou as opçoes da sua historia e a historia do harry q mudam um pouco o contexto da sua publicação pq vc nao pode ter o mesmo direito de escolha q o harry, ou salvar o sirius mas pode refazer o teste de casa e de varinha… nessa conta, fiquei na grifinoria e nao aguentei. fiz uma nova e cai na corvinal 😀 mas pq procurei um quiz e vi as respostas…mas nao me chamem de trapaceiro…so vi as respostas q eu disse antes: cara ou coroa, amanhecer ou anoitecer, esquerda ou direita, etc e as outras questoes eu tinha certeza q eram corvinal antes msm de olhar e respondi com pura sinseridade… 😀


Cezar Xavier | terça-feira, 13 de maio de 2014

O meu foi ao contrário de alguns aí. Eu sempre achei que era da Grifinória, aí fui no pottermore deu grifinória de cara, depois vi que eu não era tão grifino assim e queria tanto ir pra Sonserina, depois de cinco tentativas consegui e estou adorando a minha casa. Eu antes não estava sendo 100% sincero por isso caí na Grifinória.


Pedro Cipriano | terça-feira, 10 de junho de 2014

Acho que o que aconteceu foi um erro da versão beta, Nilsen.
Já eu, tive sorte, entrei de cara na Ravenclaw, que sempre foi a minha preferída.


Lih Y. | domingo, 14 de dezembro de 2014

Eu endoidei quando soube sobre o Pottermore. (Tipo… Meio ano atrasada?). Não consegui achar o idioma em português, então tive que apelar para o espanhol. Gostaria mais de saber em qual casa ficaria… Mas não muito nos jogos. Costumo ser bem “tímida” e jogar desse jeito com outros jogadores… E se perder ainda perder os pontos de sua casa… Acho uma responsabilidade grande.
Provavelmente meua colegas de classe deveriam suspeitar que eu fui para Lufa-Lufa, mas não foi esse o caso. Parei na Cornival, e fiquei chocada. Cornival. Cornival. Cornival, EU?!
Bem, foi isso que o teste dizia. Mas pensando bem…
1: Eu definitivamente não sou inteligênte. No meu colégio, passo longe de uma garota superinteligente que ultrapassa e MUITO os meus outros colegas em inteligência. E observem que o nome dela é Victória. Podia, podia .-.
2: Eu sou mais para tímida. Não inteligênte, corajosa, ousada, ou seja lá o que seja. Só tímida e reservada, mas tenho uma grande imaginação.
3: O que acho mais estranho, é me achar covarde, tímida, nada esperta. Mas com grande imaginação. Estou me vangloriando. Talvez a Sonserina combinasse mais comigo entretanto…
4: Mas não daria certo em outras Casas. (Para falar a verdade, em nenhuma.)
5: Grifinória: Corajosa? Sou tímida, meu bem! Ousada? Já entenderam o recado.
6: Cornival: Como já escrevi antes, estou longe de ser digna. Fiquei uns três, quatro anos seguidor em recuperações! WTF?!
7: Lufa-Lufa: Embora tímida, não me acho amável, “legal” no meu sentido, e tenho medo da dor sim. (Eu nem cedo meu lugar aos velhinhos no ônibus, gente! O que esse Chapéu Seletor estava pensando?)
8: Sonserina: Há sempre aqueles maus-boatos, blá-blá-blá, Sonserina são os malvadinhos, Lufa-Lufa são inúteis, Cornival é inteligênte e tolo… Só Grifinória pode pelo menos escapar de raspão algumas vezes desses comentários absurdos. Primeiramente, Harry foi um grifinório. Não vejo muito problema em ir para a Sonserina, mas alcançar meus objetivos o que quer que custe ou sei lá o que? Nada haver comigo! Que objetivos eu tenho? N.E.N.H.U.M.
Minha irmã foi para a Grifinória, e não achou muita coisa.
Algumas vezes nem tudo é o que parece ser…


Debora | sexta-feira, 06 de fevereiro de 2015

Eu faço o testo há 4 anos e adivinha? Caí na Grifinória em todos eles. Mas é simples: eu sou Sonserina, eu sinto isso; tenho de ser. Porém, toda vez que faço o teste caio na casa do leão. É um sofrimento. Até na semana do orgulho eu twittei pela Sonserina (traidora? questão de ponto de vista), meu coração está lá; mas o Chapéu Seletor não deixa…


Evelyn | terça-feira, 05 de maio de 2015

Eu sempre gostei da Grifinória e quando fiz a seleção, fui parar na Sonserina. Na hora fiquei p*** da vida, mas ao ler a carta de boas vinda, eu entendi que o Chapéu Seletor sabe mais de nós do que nós mesmos. Enfim como eu sempre gostei do Draco e do Snape, hoje eu honro minha casa e meu escudo verde e prata com a serpente!

No Pottermore: FluCharm3289


Isadora | quarta-feira, 02 de setembro de 2015

aonde faz o cadastro para fazer o quiz da JK?


Mudando de Assunto | Muitos assuntos, um blog só! | sexta-feira, 02 de outubro de 2015

[…] Enfim. A questão não é eu ter refeito o teste, porque tanto faz se o Pottermore tivesse me mandado para a Sonserina ou Grifinória: eu continuaria insatisfeita. Assim como o Harry, eu queria ter o direito de escolher – e, na minha opinião, acho que me encaixo muito mais na Corvinal. Eu até fiz uma coluna polêmica lá no Ish sobre isso, que rendeu vários comentários. […]



Ou:
Nome:
(opcional)
E-mail:
(opcional)
Website:
(opcional)
Mensagem:
Add Avatar?