Artigos

Sobre um menino ruivo

Ronald Weasley é um personagem que divide opiniões entre os fãs de Harry Potter. Em sua coluna, Bianca Costi Farias comenta alguns momentos fundamentais de Rony na saga, e relembra a sua importância.

Não deixe de ler a coluna e deixar seu comentário

por Bianca Costi Farias

“Alto, magro e desengonçado, com sardas, mão e pés grandes e um nariz comprido”, é assim que Rony Weasley é descrito pela primeira vez, o menino que cedo ou tarde teria um grande papel nos livros que tanto amamos. Rony é primeiramente apenas um garoto ruivo, talvez meio esquisito, mas apenas um garoto. Colecionador das figurinhas dos sapos se chocolate, amante de quadribol, com muitos irmãos, todos bruxos. Esse é nosso primeiro olhar sobre ele.

Mas Rony possui uma mente complicada. Sente-se indesejado pela mãe, que preferia uma menina. Sente-se inferior a Harry, por não ser tão famoso ou importante como o amigo. Sente até mesmo que Hermione prefere Harry a ele (o que causa a briga entre os dois em Relíquias da Morte). Além disso tudo, sente-se que tem que se destacar entre seus irmãos, ser um orgulho para sua família. E é isso que vê quando se olha no Espelho de Ojesed. Ele se vê como alguém tão importante quanto Harry, mais destacado entre os Weasley. Estou usando um crachá igual ao do Gui… e estou segurando a taça das casas e a taça de quadribol, sou capitão do quadribol também! Você acha que esse espelho nos mostra o futuro?

Rony procura atenção, quer ser valorizado. Isso é algo que provavelmente o perturba desde pequeno. “Sou o sexto de minha família a ir para Hogwarts. Pode-se dizer que tenho de fazer justiça ao nosso nome. Gui e Carlinhos já terminaram a escola. Gui foi chefe dos monitores e Carlinhos foi capitão do time de quadribol. Agora Percy é monitor. Fred e Jorge fazem muita bagunça, mas tiram notas muito boas e todo mundo acha que eles são realmente engraçados. Todos esperam que eu saia tão bem quanto os outros, mas se eu me sair bem, não será nada de mais, porque eles fizeram isso primeiro.”

Rony acaba realizando um feito que nenhum de seus outros irmãos fez: ajudou o Menino que Sobreviveu até o fim, acompanhando de perto sua missão. Mesmo que sinta-se pior que os outros, o que seria da história sem ele? Rony é um companheiro leal. Mesmo que, às vezes, problemas se interponham entre os dois, sempre voltam a serem bons amigos. É Rony o primeiro amigo de Harry, e junto com Hermione, formam um trio inseparável.

Os cabelos de Bianca Costi Farias não são ruivos, mas ela é quase uma Weasley