Parte 2

Indicados ao Oscar de Maquiagem discutem sobre as filmagens do epílogo em HP7.2

Como parte da promoção para o Oscar, os departamentos de Arte e Efeitos Visuais já divulgaram como foi fazer parte do último filme da série Harry Potter, e como foi o processo de produção de algumas cenas em especial. Hoje, faltando algumas horas para a maior premiação do cinema mundial trazemos aqui o que o pessoal responsável pela maquiagem e cabelo de Relíquias da Morte: Parte 2 tem a nos contar.

Nick Dudman, designer de efeitos de maquiagem, e Lisa Tomblin, designer de cabelo, falaram à Entertainment Weekly um pouco sobre como foi o processo de criação da estética dos personagens no epílogo, tanto na primeira filmagem, quanto na segunda. Você confere as notas abaixo:

Nick Dudman: “Se você está transformando alguém em duende, é um personagem de fantasia. Se eu disser ‘É um duende’ e você diz que não é, essa é a sua opinião. Se você disser ‘Isso não parece com Dan Radcliffe’, estamos em apuros. Noventa por cento do tempo, atrai a atenção para si” ressalta Dudman. “Assim, o processo de criação da cena era intensa, com toda a equipe olhando dos atores aos seus personagens, procurando pistas sobre o processo do envelhecimento. Inicialmente, fizemos a meninas mais hippys, com mais busto, com um pouco mais de barriga. Fizemos próteses para os meninos, para que pudéssemos tirar seus fios de volta, fracionados. E nós fizemos toda uma série de peças protéticas: Olhos, narizes, pedaços de narizes, pedaços de bochecha, queixo, orelhas. Fomos longe demais com a maquiagem [no primeiro epílogo]” diz Dudman “Só que as fantasias não se saíram bem, o desempenho não foi o que procurávamos.” Em um ponto, eles ainda debatiam se eles deveriam manter ou não o epílogo no final do filme. “A única razão pelo qual fizemos isso era a satisfação dos fãs. Não era realmente necessário para a história naquele momento. O filme terminou tão bem com a batalha”.

Lisa Tomblin: “Dan Radcliffe tinha uma peruca cinza. Rupert tinha uma peruca recuada, com alguns fios de cinza na mesma. Emma tinha uma curta. Mas não deu muito certo. É muito difícil quando se tem alguém de 20 anos. Não é como tentar envelhecer alguém de 30, que tem inícios das rugas. Nós apenas tentamos fazer muito no inicio. No fim, resolvemos simplificar. Harry Potter tem sempre aquele cabelo na frente do rosto, então apenas colocamos seu cabelo longe da cara! De cinza, só os óculos, e voilá, ele parecia mais velho! Ele era mais velho! É tão fácil, quando você está envelhecendo homens, chegar a uma caricatura. Você pode fazer a garota parecer muito mais madura apenas mudando sua bolsa.”

Então, lembrando que hoje, acontece a última edição do Oscar que traz Harry Potter em suas categorias. É hora de ficar de dedos cruzados, esperando que essa equipe de profissionais brilhantes tenham algum reconhecimento da Academia.

A festa que antecede a premiação do Oscar será transmitida pela TNT a partir das 20:30. A rede Globo como de costume começará sua transmissão às 23:55. Todos ligados aqui e no twitter do Potterish, pois faremos uma cobertura em tempo real da premiação. Que venha o Oscar, ou melhor, Accio Oscar!