Filmes e peças ︎◆ Parte 2

Radcliffe, Heyman e Tim Burke falam sobre as indicações de HP7.2 ao Oscar

As então nomeações ao Oscar do último filme da saga Harry Potter finalmente foram anunciadas. Como notíciamos, Relíquias da Morte: Parte 2 recebeu 3 indicações técnicas. Para muitos fãs foram todas insatisfatórias, para outros, é a esperança do primeiro Oscar para a franquia de oito filmes, sendo assim “o reconhecimento”.

Para Daniel Radcliffe foi emocionante saber que os seus colegas de equipe tiveram seus trabalhos reconhecidos:

“Estou emocionado.” disse ele durante a premiere de seu novo filme A Mulher de Preto “Eu acho que nós merecemos as nomeações. Meus amigos do cabelo e maquiagem foram todos reconhecidos e isso é uma coisa enorme para mim, e também o projeto de arte e efeitos especiais.”

A opinião do produtor David Heyman não foi muito diferente da do ator:

“Eu estou muito feliz com isso, o público pareceu responder e é o que é mais importante, não é? Sabe o quê mais? Estou muito feliz pois os departamentos de Artes, de Efeitos Especiais e Maquiagem foram todos reconhecidos.”

Tim Burke, supervisor de efeitos especiais, por sua vez, se lamenta pelo filme não está concorrendo na categoria principal:

“É uma pena não ter obtido indicação para a categoria de Melhor Filme. É difícil saber por que [os filmes de Harry Potter] são muitas vezes evitados pela Academia e, especialmente, no Reino Unido – onde tem sido desenvolvido – pelo BAFTA. Talvez seja uma resposta negativa pelo lado comercial, já que esses filmes são muito bem sucedidos nas bilheterias, o que desencoraja essas pessoas.”

Tim Burke disse ter recebido a notícia da indicação de Efeitos Visuais por amigos e familiares, conta também que foi uma emoção enorme descobrir.

“Vou beber um pouco quando retornar à Londres, com a minha equipe. Faremos um pequeno brinde pelo sucesso de Harry Potter.” concluiu ele.

Kenneth Branagh, interprete do professor Gilderoy Lockart em Harry Potter e a Câmara Secreta, recebeu a indicação de Melhor Ator Coadjuvante, pelo seu trabalho em Sete Dias com Marilyn, filme este que muitos membros do elenco Potter atuaram, inclusive Emma Watson, e quem tem previsão de estreia no Brasil para o mês que vem.

“Foi uma grande honra interpretar Sir Laurence Olivier. Ser reconhecido pela Academia por fazer isso é avassalador. Estou muito emocionado.”

Gary Oldman, que também esteve presente no último filme da saga Harry Potter, está entre os indicados como Melhor Ator, com o filme O Espião Que Sabia Demais. Gary conta como se sentiu ao receber a notícia:

“Esta tarde, em Berlim, eu soube que fui nomeado ao Oscar na categoria de Melhor Ator. Talvez, vocês já tenham ouvido isso antes, mas nunca foi mais verdadeiro do que é para mim hoje, é extramente comovente, gratificante e feliz ver que meu trabalho foi reconhecido pela Academia, e juntar-me às fileiras dos outros nomeados e colegas. Incrível.”

Sobre isso, Daniel Radcliffe comentou que a primeira nomeação de Oldman ao Oscar veio “atrasada demais”.

Ficam as opiniões sobre a nomeação do último filme da série, a maior bilheteria de 2011, a terceira maior da história, o melhor percentual de críticas positivas (96%) do ano e o filme que levou a saga Harry Potter à ser considerada a maior franquia cinematográfica de todos os tempos.