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Roteiro EdP Parte 1: Tradução das cenas 1 ~ 12

Hoje damos início a um periódico especial do Potterish! Conforme reportamos na última quinta-feira, a Warner Brothers disponibilizou online o roteiro original do filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, e o nosso objetivo é trazê-lo completamente traduzido para vocês.Dessa forma, todo sábado estaremos publicando 12 cenas em português, um volume de texto que consideramos razoável tanto para o nosso trabalho semanal, quanto também para instigar a leitura nos nossos visitantes, que às vezes recuam frente a um material muito grande.

As cenas de hoje descrevem, logicamente, o início do filme. Tudo começa com a forma como o logo da WB aparece, os trouxas na sala de reuniões vendo um céu obscuro, o ataque ao Beco Diagonal e à ponte Millennium pelos Comensais da Morte.

A PONTE DESINTEGRA-SE NO RIO TÂMISA, uma imagem assustadoramente bonita, assim como seu SOM, um RUGIDO, um lamento, o último grito de um leão. Então a imagem começa a DESAPARECER e tudo se torna lentamente SILENCIOSO, até que só se possa ouvir um VENTO ASSOBIANDO e…

Em seguida, ao invés de aparecer a cena da garçonete com Harry como no filme, o roteiro segue a sequência do livro e nos leva à Narcisa e Belatriz visitando Snape na Rua da Fiação. Podemos ler todo o diálogo apresentado no livro, e também algumas descrições das reações que se esperava de cada ator.

Somente então se desenrola a cena de Harry na lanchonete. Alguns detalhes curiosos são citados, como por exemplo os fregueses estarem lendo tablóides como The Daily Mail, The Sun e The Mirror, e a descrição do quê chamou a atenção de Harry para a garçonete. A décima segunda cena termina com o Dumbledore aparecendo do outro lado da plataforma.

Confiram a tradução de hoje clicando em notícia completa, ou faça o seu download no formato pdf através desse link!

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Roteiro original ~ Cenas 1 à 12

Warner Brothers
Tradução: Isadora Moraes
Revisão: Larissa França

ESCURIDÃO.

UM TROVÃO – ou algo parecido – sons distantes.

BOOM. E novamente. BOOM.

Nós DESLIZAMOS pela escuridão. Flashes ambientes iluminam a silhueta do logo da WB. Nós PASSAMOS POR ELE.

PENETRAMOS mais na escuridão. Perdidos. Mais FLASHES. E nós –

CORTAMOS PARA:

UM ÚNICO OLHO

Vazio por detrás dos óculos. Flash! A PUPILA SE CONTRAI e nós –

CORTAMOS PARA:

1. INTERIOR DO MINISTÉRIO DA MAGIA – ÁTRIO – ÂNGULO AMPLIADO – DIA

Para encontrar… HARRY POTTER, aturdido ao lado de ALVO DUMBLEDORE em meio a uma MULTIDÃO DE REPÓRTERES. FLASHES DE CÂMERAS. A mão de Dumbledore toca o ombro de HARRY e ele está se movendo, sendo levado pelo caos, Dumbledore protetor, elegante, imponente.

CLOSE – ÓCULOS DE HARRY

Seus olhos movem-se rapidamente de um lado para outro. As lentes lampejam com abstração. Nós –

DISSOLVEMOS EM:

2. EXTERIOR DE UM ESCRITÓRIO EM UM EDIFÍCIO EM LONDRES – SALA DE REUNIÕES – DIA

… vidro, uma janela, sua superfície refletindo a luz de outro tipo de ambiente. Estamos olhando DENTRO de uma sala de reuniões onde funcionários se sentam em volta de uma mesa. Mas a luz chamou a atenção de um funcionário, depois outro, e logo todos estão de pé, se dirigindo à janela, hipnotizados com o que vêem.

PONTO DE VISTA DOS FUNCIONÁRIOS – LINHA DO HORIZONTE DE LONDRES

Vermelho cor de sangue e tempestuoso. Um VÓRTICE DE NUVENS – estranhamente ameaçador – aparece alto no céu, com vários flashes, como se fosse começar a chover sangue pela cidade. Nós –

CORTAMOS PARA:

A TEMPESTADE

em si e…

… MERGULHA, London se expande, esticando-se por todos os lados. Nós PERCORREMOS loucamente pela Charing Cross, deixando o mundo dos trouxas para trás e MERGULHAMOS NO…

3. EXTERIOR DO BECO DIAGONAL – DIA

… Beco Diagonal ao mesmo tempo em que a janela da LOJA DE VARINHAS OLIVARAS EXPLODE. Bruxos e bruxas fogem. Enquanto a fumaça se espalha, COMENSAIS DA MORTE aparecem, acompanhados por um homem alto e musculoso como um animal, FENRIR GREYBACK. Com um abano casual das mãos, ele faz um bruxo voar para longe e uma bruxa grita. No plano de fundo, dois Comensais da Morte sequestram uma FIGURA AMARRADA (Olivaras). Greyback sorri, depois APARATA, assim como os outros…

… deixando para trás o Beco Diagonal. As ruas de Londres aparecem abaixo uma vez mais, e depois o rio. Rastros escuros – Comensais da Morte – movem-se rapidamente pelo céu e depois se tornam TRANSLÚCIDOS ao circular a PONTE MILLENNIUM. Pedestres olham para cima, aturdidos, sentindo uma mudança na atmosfera. E então…

A PONTE DESINTEGRA-SE NO RIO TÂMISA, uma imagem assustadoramente bonita, assim como seu SOM, um RUGIDO, um lamento, o último grito de um leão. Então a imagem começa a DESAPARECER e tudo se torna lentamente SILENCIOSO, até que só se possa ouvir um VENTO ASSOBIANDO e…

4. EXTERIOR DA CIDADE DE MILL – FIM DE TARDE

… a grama alta agita-se sonhadoramente em uma CHUVA SALPICANTE. Um MOINHO VELHO inclina-se como uma antiga ruína em contraste com um céu escuro. UMA FIGURA SOMBRIA (NARCISA MALFOY) SE MATERIALIZA. Enquanto ela se volta para a cidade à distância, outra bruxa se materializa: BELATRIZ LESTRANGE.

BELATRIZ
Narcisa!

5. EXTERIOR DA RUA DA FIAÇÃO – FIM DE TARDE (MOMENTOS DEPOIS)

Como um rato em um labirinto, Narcisa anda por um labirinto de casas feitas de tijotos dilapidados. Belatriz a segue.

BELATRIZ
Ciça! Você não deve fazer isso. Ele
não é confiável.

NARCISA
O Lorde das Trevas confia nele.

BELATRIZ
O Lorde das Trevas está enganado.

Narcisa se vira, chocada. Belatriz também parece chocada, a chuva escorrendo por suas bochechas.

BELATRIZ
Pelo menos, é no que acredito.

NARCISA
Bom, em quem se pode confiar nos
dias de hoje?

6. INTERIOR DA CASA DO MOINHO – MESMA HORA – FIM DE TARDE

Sinistra e escura, iluminada por velas na sarjeta. A CHUVA martela o telhado de modo assustador. Uma aldrava ressoa. Um HOMEM ATARRACADO MOVE-SE para a frente, algo familiar em seu modo de andar.

7. EXTERIOR DA CASA (RUA DA FIAÇÃO) – MESMA HORA – FIM DE TARDE

A porta estala, espalhando uma luz fraca em Narcisa e Belatriz. Um rosto: RABICHO.

8. INTERIOR DO CORREDOR – FIM DE TARDE (MOMENTOS DEPOIS)

As irmãs seguem Rabicho por um corredor estreito.

BELATRIZ
Ele mora nesse monturo de trouxas?

Rabicho olha para ela por cima dos ombros. Eles passam por…

9. INTERIOR DA CASA – SALA DE ESTAR – FIM DE TARDE (MOMENTOS DEPOIS)

… um aposento no qual um HOMEM está sentado perto da janela em que a chuva bate, seus rosto escondido pelo Profeta Diário.

Na primeira página está a FOTO da PONTE MILLENNIUM DESINTEGRANDO-SE NO RIO TÂMISA. Mas ainda mais proeminente é a SILHUETA de um JOVEM BRUXO e a MANCHETE:

HARRY POTTER: O ELEITO?
Estará o jovem bruxo destinado a matar Você-Sabe-Quem?

O jornal é abaixado e SEVERO SNAPE observa a mulher curiosamente.

SNAPE
Saia, Rabicho.

10. INTERIOR DA CASA – SALA DE ESTAR – FIM DE TARDE (MOMENTOS DEPOIS)

Snape enche o último dos três cálices com vinho.

NARCISA
Não tenho mais ninguém a quem
recorrer, Severo.

Snape entrega um cálice a ela e a Belatriz.

BELATRIZ
Você deve estar brincando.

Snape sorri fracamente, trazendo o cálice a seus lábios.

NARCISA
Eu sei que não deveria estar aqui.
O próprio Lorde das Trevas me
proibiu de falar sobre isso –

SNAPE
Se o Lorde das Trevas proibiu,
você não deve falar.
(olhos viram)
Abaixe isso, Bela. Nós não devemos
mexer no que não é nosso.

Belatriz, com um ARTEFATO DAS TREVAS na mão, cora, e o põe de volta no lugar.

SNAPE
Por acaso, eu estou ciente de sua situação,
Narcisa.

BELATRIZ
Você? O Lorde das Trevas contou para você?

SNAPE
Sua irmã duvida de mim, Narcisa.
Compreensível.

SNAPE
Por todos esses anos eu exerci bem minha tarefa.
Tão bem que enganei um dos maiores bruxos
de todos os tempos.

Belatriz faz um som de sarcasmo. Snape se vira para ela, com um olhar duro.

SNAPE
Dumbledore é um grande bruxo. Somente
um tolo questionaria isso.

NARCISA
Eu… Eu não duvido de você, Severo.

BELATRIZ
Você devia sentir-se honrada, Ciça.
Assim como Draco –

NARCISA
Ele é apenas um garoto!

SNAPE
Não posso persuadir o Lorde das Trevas a
mudar de idéia. Mas talvez eu possa ajudar
Draco. Fornecer alguma… proteção.

Belatriz observa Snape atentamente.

NARCISA
Você fala sério, Severo?

SNAPE
Eu posso tentar.

NARCISA
Ah, Severo, por favor, se você pudesse…
(Eu lhe seria eternamente grata.)

BELATRIZ
Faça um juramento.

O olhar de Snape muda de direção e encontra o olhar desafiante de Belatriz.

BELATRIZ
Faça o Voto Perpétuo.
(Ao que Snape desvia o olhar)
Veja só. Ah, ele tentará. Fará o melhor que pode. As palavras vazias de sempre de quem tira o corpo fora. Covarde…

Belatriz começa a RESMUNGAR enquando respinga vinho em um cálice. Snape se vira, um lampejo de raiva passando por seus olhos.

SNAPE
Pegue sua varinha.

Belatriz congela, o cálice em seus lábios. Enquanto ela o abaixa, um regato vermelho escorre pelo canto de sua boca.

NOVO ÂNGULO – MOMENTOS DEPOIS

Snape encara Narcisa. Belatriz, com a mão tremendo um pouco, coloca a ponta da varinha sobre as mãos UNIDAS.

BELATRIZ
Você, Severo Snape, cuidará de Draco Malfoy
enquanto ele estiver tentando realizar o desejo
do Lorde das Trevas?

SNAPE
Cuidarei.

Uma FINA LÍNGUA DE FOGO sai da varinha de Belatriz e envolve as mãos entrelaçadas.

BELATRIZ
E fará todo o possível para protegê-lo
do mal?

SNAPE
Farei.

Uma SEGUNDA LÍNGUA DE FOGO se entrelaça com a primeira.

BELATRIZ
E, se necessário for, se parecer que Draco
falhará… você terminará a tarefa que o
Lorde das Trevas incumbiu Draco de realizar?

A mão de Snape CONTRAI-SE. Belatriz espera.

SNAPE
Terminarei.

11. EXTERIOR DO METRÔ DE LONDRES – NOITE

UM TREM passa pela estação a todo vapor.

12. EXTERIOR DE BARRACA DE COMIDAS “TREATS” – MESMA HORA – NOITE

Tarde. Homens e mulheres solitários perambulam pela plataforma. Em uma barraca de comidas, fregueses lêem carrancudamente seus TABLÓIDES escolhidos. CÂMERA PASSA PELO The Daily Mail, The Sun, The Mirror – PÁRA EM… O Profeta Diário. A SILHUETA. A MANCHETE: “HARRY POTTER: O ELEITO?”

Mas o leitor (não identificado) está fixado em um ITEM MENOR, escondido no canto inferior da folha de trás “Malfoy sentenciado para Azkaban.” DUAS FOTOS acompanham a notícia, uma de LÚCIO MALFOY, outra de Narcisa e DRACO MALFOY saindo do tribunal. Os olhos de Draco parecem distantes, assombrados.

GARÇONETE (SOM DISTANTE)
Harry Potter. Quem é Harry Potter?

O jornal cai, revelando… Harry. Ele olha para a JOVEM GARÇONETE que está perto dele. Bonita. Muito bonita.

HARRY
Ah. Er. Ninguém. Um idiota qualquer.

Enquanto ela se inclina para limpar os embrulhos de batatas de Harry, ele olha a pele macia do pescoço dela, o conjunto de sardas no pescoço…

GARÇONETE
Que jornal engraçado, esse o seu. Um dia
desses podia jurar ter visto uma das fotos
se mexer.

HARRY
Sério?

GARÇONETE
Pensei que estivesse ficando louca.

Ela faz uma cara, sorri. Um sorriso de morrer. Começa a se afastar.

HARRY
Ei. Eu estava me perguntando…

GARÇONETE
Às onze. É quando acaba meu turno.
(o sorriso)
Você pode me contar tudo sobre aquele
idiota do Harry Potter.

Harry observa ela ir embora, depois rapidamente pega uma bala de menta em seu casaco. Então…

… UMA LUZ no lado oposto da PLATAFORMA TREMELUZ. Harry olha. Ela TREMELUZ novamente e, desta vez, uma pequena nuvem de PÓ CINTILANTE move-se do lado oposto da plataforma. Enquanto um TREM PASSA RUGINDO, Harry inclina-se para as janelas e observa o pó se transformar em… ALVO DUMBLEDORE. Arrumando seus óculos, ele olha com esforço pela plataforma, sorri e acena para Harry.