J. K. Rowling ︎◆ Livros ︎◆ Os Contos de Beedle, o Bardo

‘Beedle’ já é o livro vendido mais rapidamente de 2008!

'Beedle' já é o livro vendido mais rapidamente de 2008!'Beedle' já é o livro vendido mais rapidamente de 2008!
Excelentes notícias para JK Rowling e, conseqüentemente, sua instituição beneficente, a CHLG: seu livro de contos, lançado há pouco menos de uma semana, já é a obra vendida mais rapidamente de 2008 e com uma grande folga do segundo colocado!
De acordo com informações do The Telegraph, exatamente 367.625 exemplares d’Os Contos de Beedle, o Bardo foram vendidos na Grã-Bretanha até o domingo, três dias após seu lançamento mundial. O número é muito inferior aos milhões de Relíquias da Morte, mas ainda assim bastante positivo. Para se ter uma idéia, o segundo colocado, o Guinness World Records 2008, vendeu “apenas” 73.000 no mesmo período.

Com isso, a instituição criada por Rowling e a baronesa Nicholson de Winterbourne para auxiliar às crianças necessitadas do leste europeu, já arrecadou quase 600 mil libras, o equivalente a 1,8 milhão de reais. E deve ganhar ainda mais, uma vez que analistas acham muito improvável que qualquer outro livro ultrapasse Beedle nas vendas natalinas.

Embora não haja informações sobre as vendas ao redor do mundo, os contos de Beedle devem, se seguirem o padrão estabelecido pelos livros anteriores, vender como água. Você já pode conferir o artigo traduzido na íntegra.

OS CONTOS DE BEEDLE, O BARDO
Os Contos de Beedle, o Bardo se torna livro
vendido mais rapidamente de 2008

The Telegraph ~ Stephen Adams
09 de dezembro de 2008
Tradução: Renan Lazzarin

Ele vendeu quase cinco vezes mais exemplares, em seus primeiros dias após a publicação, que seu rival mais próximo, o Guinness World Records 2008.

O sucesso da coleção de histórias curtas de 109 páginas, que Rowling não pretendia, originalmente, publicar, grifa a poderosa influência que ela continua a exercer sobre os leitores – e a indústria literária.

Os Contos de Beedle, o Bardo – mencionados em Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último livro da série do menino bruxo – vendeu 367.625 exemplares em seus primeiros três dias de publicação em 4 de dezembro.

Próximo na lista está o Guinness World Records 2008, que vendeu 73.000 no mesmo período de tempo, de acordo com os analistas de mercado da Nielsen BookScan.

Philip Stone, editor das listas da revista The Bookseller, comentou: “Nenhum dos outros grandes lançamentos conseguiu chegar perto das vendas de Beedle, o Bardo. Ficaria muito surpreso se não for o número um do Natal, mas não é nada certo.”

Outros grandes títulos lançados neste ano incluem How to Cheat at Cooking de Delia Smith (49.000 em dois dias) e o novo romance de James Bond de Sebatian Faulks, A Essência do Mal (44.000 em quatro dias).

Dois autores de fantasia americanos também têm feito sérios progressos no território tradicionalmente potteriano.

Brisingr, do autor Christopher Paolini de 25 anos, vendeu 41.000 exemplares no dia de sua publicação, enquanto Breaking Dawn, o quarto romance da série Crepúsculo, de Stephenie Meyer, vendeu 32.000 em seis dias. Todos os números incluem as reservas.

O Sr. Stone acha que as informações do fim iminente de Rowling no mundo literário foram muito exageradas.

“Acho que no ano que vem os varejistas e as editoras vão querer que Rowling pegue sua caneta de novo,” disse.

É improvável que muitos tenham ganhado muito dinheiro diretamente das vendas de Beedle, o Bardo, exceto a instituição de caridade de Rowling para crianças da Europa oriental. Ela está arrecadando todos os lucros reais da publicação, £1,61 de cada venda.

A maioria dos livreiros tem dado grandes descontos no livro para driblar a queda nas vendas e as ofertas da internet. O preço médio é de £3.74 – quase metade das sugeridas £6.99 – enquanto a WH Smith o tem vendido por meros 99 centavos de libra quando os clientes gastam mais de £15.