Livros ︎◆ Os Contos de Beedle, o Bardo

Beedle é sucesso, também nos Estados Unidos

Beedle é sucesso, também nos Estados UnidosBeedle é sucesso, também nos Estados Unidos
Depois de se tornar o livro vendido mais rapidamente de 2008 na Grã-Bretanha, Os Contos de Beedle, o Bardo ultrapassa Stephenie Meyer nos Estados Unidos e figura no primeiro lugar da lista dos mais vendidos do USA Today.
Depois de sair da lista em fevereiro, JK Rowling volta a estar entre os autores mais vendidos na América, ultrapassando o sucesso de Crepúsculo, agora embalado pelo lançamento do filme no circuito estadunidense. O livro de contos, lançado há seis dias simultaneamente em dezenas de países, chega ao ranking em grande estilo: diretamente no topo.

E não são apenas a editora Scholastic e a instituição CHLG, à qual serão doados os lucros da publicação mundial, que estão comemorando. Segundo a Associação Americana de Livreiros, todos saem ganhando com o sucesso da série, já que ela atrai os consumidores às lojas e movimenta o mercado literário em decadência nos dias atuais.

Você pode conferir a análise do USA Today completamente traduzida na extensão.

OS CONTOS DE BEEDLE, O BARDO
‘Beedle’ de Rowling passa Stephenie Meyer na lista dos mais vendidos

USA Today ~ Carol Memmott e Anthony DeBarros
10 de dezembro de 2008
Tradução: Renan Lazzarin

Stephenie Meyer, a escritora americana que é freqüentemente chamada de nova J.K. Rowling, foi tirada do topo da lista de Livros Mais Vendidos do USA Today – pela própria J.K. Rowling.

Os Contos de Beedle, o Bardo, a coleção de Rowling de cinco contos de fada, entrará na lista de quinta-feira no primeiro lugar.

Bardo, o primeiro livro de Rowling desde que terminou sua série de Harry Potter, chegou às lojas na última quinta-feira com tiragem inicial de 3,5 milhões de exemplares.

Embora Rowling tenha tirado o primeiro lugar das mãos de ferro de Meyer, os romances de vampiros para jovens continuam quentíssimos, graças à bem-sucedida adaptação cinematográfica de Crepúsculo, o primeiro livro da série.

Os quatro livros da série Crepúsculo de Meyer – Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Breaking Dawn – serão os números 2, 3, 4 e 5 na quinta-feira.

A editora de Meyer está trabalhando dia e noite para manter a procura pelos livros de Meyer, diz Megan Tingley da Hachette’s Little, Brown e Companhia de Livros para Jovens Leitores.

A Hachette tem publicado 22 milhões de exemplares da série desde que Crepúsculo foi publicado em 2005. Ela está imprimindo mais 7,5 milhões. As vendas cresceram nas últimas semanas graças à excitação dos fãs quanto ao filme Crepúsculo, que estreou em 21 de novembro.

Ao menos um dos quarto livros da série Crepúsculo tem estado no top 10 do USA Today em todas as semanas desde 27 de março. Os livros da série têm estado na primeira posição por 18 vezes, incluindo oito semanas consecutivas neste verão.

O último livro de Rowling, Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi publicado no ano passado. Seus livros não estão na lista de mais vendidos desde fevereiro, mas ficaram por 70 vezes no primeiro lugar da lista desde 1999.

O vampiro mais sexy do mundo e o menino bruxo favorito do planeta podem salvar os livreiros desta difícil temporada de férias?

“É provavelmente seguro dizer que eles atraem as pessoas às lojas,” diz Meg Smith da Associação Americana de Livreiros, o grupo comercial de livreiros independentes, que têm tido sucesso com os livros de Meyer e Rowling.

“Ajuda toda a indústria literária se alguma editora tem um grande sucesso,” diz Tingley. “Foi ótimo para nós quando Harry Potter saiu. Esperamos que (o sucesso de Meyer) também seja bom para todos.”