Set report de cena da caverna e conversa de Slughorn com Tom Riddle?

//Por Daniel Mahlmann - terça-feira, 22 de abril de 2008 às 03:43

O membro “Scoop” do site HP Forum, que anteriormente mostrou fotos verdadeiras da atriz Helen McCrory com o figurino de Narcisa, divulgou um novo set report das filmagens de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, realizadas nessa segunda-feira nos Estúdios Leavesden.
Segundo o usuário, ontem foram gravadas as cenas em que Harry dá ao Dumbledore o conteúdo verde da bacia de pedra, e mais tarde gravaram a conversa entre Slughorn e o Tom Riddle jovem sobre as Horcruxes.

Além das cenas em si, Scoop dá alguns detalhes das vestes de Slughorn, Belatriz e Dumbledore, diz que amanhã deverão filmar uma cena com Jessie Cave (Lilá), Rupert (Rony) e Emma (Hermione), e mais tarde alguma da Maggie Smith no escritório do diretor.

Ele finaliza contando que o diretor David Yates planeja uma grande batalha de varinhas para a personagem Dolores Umbridge para o filme Harry Potter e as Relíquias da Morte. Confiram a tradução na íntegra em notícia completa.
Você também pode comentar sobre essa notícia em nosso Fórum, através desse link.

Vale lembrar que pequenas imagens da caverna foram vistas no segundo sneak peek do filme, portanto não sabemos se as informações foram baseadas no que já vimos ou se essas gravações em questão foram divididas em duas partes. Portanto pedimos para encarar esse set report como um rumor até um pronunciamento oficial por parte da Warner.

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Set Report por Scoop

Harry Potter Forum ~ Scoop
22 de abril de 2008

Mais duas cenas foram filmadas hoje.

Eu cheguei no set, novamente o celular de todos foram confiscado.

O maior sound stage foi transformado durante o fim de semana no set da caverna para o clímax do filme.

Havia uma enorme parede rochosa com uma fenda afixada até o lago. Havia um barco pequeno ancorado nas rochas e nas rochas mais altas havia uma estalactite com uma fonte de batismo se destacando dela. Havia um fulgor esverdeado vindo da bacia.

A cena foi filmada em uma câmera de guindaste e mostrou Dumbledore bebendo água da fonte! Ele estava gritando “Mate-me” e “Mais não”, mas Harry apenas continuava lhe dando a água. Então eles cortaram e fizeram outra vez.

Eles colocaram máquinas de ventos fortes que açoitavam Harry. Dumbledore tombou de encontro à fonte e Harry foi disparando feitiços de sua varinha. Isso meio que me fez lembrar de quando eles estavam filmando o véu para o filme 5. A câmera dava zoom para dentro, para fora e subia para todos os lugares. Então Harry o levantou e Dumbledore foi inclinado em Harry. A maioria do diálogo foi inaudível por causa das máquinas de vento.

Em uma outra cena à tarde, Jim Broadbent estava trajado em um fez e jaqueta para uma cena com o ator que interpreta o Tom Riddle jovem. Eles discutiam as Horcruxes.

Slughorn tinha bochechas grandes e rosadas e seu bigode grande e volumoso e ele estava comendo doces que Tom tinha trazido para ele de uma pequena lata.

Tom Riddle estava dizendo que ele esteve lendo um livro da seção restrita da livraria da escola. Slughorn dizia que ele era “mais esperto do que a maioria dos funcionários na escola”. Então Tom mencionou as Horcruxes e Slughorn olhou perturbado e irritado e o colocou para fora. Foi uma cena legal e Jim Broadbent realmente alcançou o que Slughorn deve ser. Ele adquiriu um sorriso amarelo e vacilante.

As roupas de Dumbledore eram muito diferentes das usuais. São mais brancas e ele meio que me lembrou de Saruman de “Senhor dos Anéis”. O David Yates dizia que ele queria que Dumbledore fosse muito vulnerável e a única maneira de fazer isso visualmente era tê-lo quase de pijamas. Eu suponho que essas eram as roupas de dormir de Dumbledore. Ele estava sem chapéu.

Belatriz parece mais resolvida. Como se ela tivesse tido tempo para se cuidar e de alguma forma recuperar alguma de sua beleza anterior. Seu cabelo era menos selvagem e ela parecia “limpa”. [Seu cabelo] continuava enrolado e havia um pedaço cinza próximo às raízes.

A cena com Dumbledore e Harry na caverna era intensa. Michael Gambon estava “maravilhoso”, sua melhor interpretação até agora. Dan parecia verdadeiramente estarrecido. Eu vi algum conceito de arte para os inferi e eles parecem realmente assustadores. O David Yates disse que depois fariam captura de movimentos com os inferi.

Da caverna, David disse que ele queria que fosse hostil e perigosa, ondas batendo contra as rochas, etc.

Se você está tentando visualizar Slughorn, imagine uma versão mais velha de seu personagem “Zidler” de Moulin Rouge, com menos cabelo, grande bigode branco, etc.

A folha de chamada para amanhã tinha Jessie Cave (Lilá), Rupert (Rony) e Emma (Hermione), então eu suponho que é algum material amoroso na manhã, e então a dama Maggie Smith estará no set do escritório de Dumbledore mais tarde.

A Imelda Staunton aparentemente esteve nos estúdios durante o fim de semana filmando alguma outra coisa, mas bloquearam o cenário para ver a ação. Uma das meninas da equipe disse que David contou a ela que ele está planejando uma grande batalha de varinhas para ela Imelda para o filme 7!

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Comentários do crítico de cinema
Potterish.com ~ Arthur Melo
22 de abril de 2008

Levando em consideração que, dentre tudo o que foi narrado na notícia, o que realmente atraiu os olhos dos fãs para a matéria foi a descrição da cena da caverna, deixarei ela por último. Analisaremos por partes. Em primeiro lugar, vamos supor que tudo o que “Scoop” diz é verdade (o que pode de fato ser, ora que a Warner já confirmou a veracidade das fotos de Helen McCrory como Narcisa).

O figurino muitas vezes faz o personagem; disto indifere o gênero do filme. Entretanto, para uma continuação, é essencial que haja uma evolução na caracterização dos personagens ou uma modificação quando faz-se necessária mudar a postura visual para não contradizer a trama. O que quero dizer é que se Belatriz Lestrange surgir na tela assim como “Scoop” sugere, temos um acerto no filme. Belatriz teve tempo de se cuidar, claro. É evidente que sua aparência agora deve retratar mais a crueldade e maldade do que uma certa repugnância pela fisionomia em si. Quanto a Dumbledore, pouco a acrescentar. Não há como afirmar com total certeza se essa troca de cor no figurino (mesmo que em determinadas cenas) é necessária. Alvo deve demonstrar fraqueza sim, mas, no caso de um personagem tão forte, acho que um figurino é pouco para expressar decadência. Mas ainda estamos num momento muito vago para discurtir isso.

A descrião da cena da sala de aula de Slughorn com Tom Riddle veio à calhar por causa de um comentário do “Scoop”: “Jim Broadbent realmente alcançou o que Slughorn deve ser”. A julgar pelo talento do ator, é possível que teremos uma versão de calças da Imelda Staunton este ano. Aproveitando a citação de seu nome, é muito cedo para pensarmos no sétimo filme. Mas sim, é bem provável que a Umbridge volte. Uma seqüência de batalha de varinhas? Ótimo (contra quem?), Yates sabe comandar muito bem a utilização de efeitos visuais nessas ações simples.

A Cena da Caverna:
Antes de mais nada, estamos lidando com um fato que bate de frente com o usual, mas não deixa de ser possível: já foi divulgado algumas imagens da filmagem da cena da caverna. Seria estranho que esta cena ainda estivesse em produção. Para economizar custos com locações e cenários, as produções em geral costumam gravar todas as cenas de um determinado local para depois partir para uma nova etapa. Entretanto, a cena em questão é complexa: iluminação, ondas, posicionamentos de câmeras, ínferis. Simplicidades que na ocasião podem virar obstáculos. Os ínferis, aliás, são alvo de uma boa notícia ao sabermos que David Yates comentou que serão feitos com a tecnologia de captua de movimento. Realmente é muito bom, desde que tomem cuidado para criarem texturas bem elaboradas (para não repetir a “qualidade” do Grope). Quanto ao Desenho de Produção dos mesmos, é muito provável que fiquem bons e assustadores como devem ser.
Alguns devem ter se perguntado como o público vai ouvir o diálogo se tinham tantos tufões para criar um vendaval nos personagens. Pode-se dizer que é para isso que serve a edição de som de um filme (que tem se provado cada vez melhor na série desde “Cálice de Fogo”); o áudio será perfeito (a não ser que a idéia do diretor na cena seja abafar as vozes de Harry e Dumbledore).
“Scoop” comenta também que Michael Gambon protagonizou sua melhor atuação até agora na série. Opiniões à parte, Gambom é um ator de primeira (independente dele ter “mudado” o caráter do Dumbledore), então é capaz de termos tensão e suspense suficientes que podem se estender até a morte do personagem, criando uma emoção que não vimos na morte de Sirius.


Comentários