Artigos

Monstro: porque ele não foi cortado de Ordem da Fênix

Nossa colunista, Camila Galvez, continua nossa área de Colunas, partindo de uma declaração feita por J.K.Rowling a respeito de uma personagem que não poderia ser cortada do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Acompanhe o texto que aponta quem pode ser esta personagem e qual a importância dela para o capítulo final da série.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a coluna em nosso Fórum.

Monstro: porque ele não foi cortado de Ordem da Fênix

Por Camila Galvez

Michael Goldenberg, roteirista responsável pela adaptação dos livros de Harry Potter para o cinema, teve seu primeiro roteiro para Harry Potter e a Ordem da Fênix negado por J.K. Rowling. Não se tratava de um problema tão grave, apenas o corte de uma personagem que ele julgava menos importante na trama do livro. Adaptações exigem esse tipo de trabalho, embora seja fato que os fãs gostariam de ver cada detalhe da narrativa estampado nas telonas.

No entanto, Goldenberg foi surpreendido pelo conselho da autora: “Se eu fosse você, não cortaria essa personagem. Depois você não vai ter como explicá-la no sétimo filme”.

Com essa declaração, podemos concluir que há uma personagem de extrema importância para o desfecho de Relíquias da Morte que aparece em Ordem da Fênix. Óbvio. Mas a partir daí, podemos pensar em muitas pessoas. No entanto, quero chamar a atenção para uma personagem que não é exatamente humana. Talvez ele tenha passado desapercebido diante dos olhos dos leitores, mais preocupados com o renascimento de Voldemort, as detenções com Umbridge ou as batalhas da Ordem contra os Comensais. Mas ele estava lá, sempre presente nas cenas no Largo Grimmauld, provocando risos e uma certa irritação com suas constantes reclamações sobre os traidores do sangue que invadiram a casa de sua senhora. Estou falando do elfo doméstico da Família Black, Monstro, que, depois da morte de Sirius, passou a pertencer a Harry.

Monstro seria uma provável personagem cortada dos filmes, assim como o elfo Dobby o foi de Cálice de Fogo. Não seria um corte tão problemático para o desenrolar da história de Ordem da Fênix, se o roteirista não fosse obrigado a analisar toda a história da série antes de definir o produto final de cada filme. Antes mesmo do lançamento, nós sabemos que Monstro está garantido em Ordem da Fênix pelas fotos divulgadas recentemente para a imprensa mundial.

Monstro tinha o hábito de guardar vários dos objetos descartados pelos membros da Ordem durante as faxinas no Largo Grimmauld. Apesar de alguns desses objetos terem valor apenas sentimental para o elfo, é inegável o fato de que muitos tesouros familiares foram escondidos pelas hábeis mãozinhas de Monstro.

Arrisco dizer que um desses tesouros foi o medalhão, ou camafeu, encontrado por Harry durante a limpeza. Muitos acreditam que se trata do medalhão de Slytherin, que sabemos ter sido transformado numa Horcrux de Voldemort. O medalhão guardado por Monstro seria o verdadeiro, que foi retirado da caverna por R.A.B, conforme o bilhete encontrado por Harry no interior do objeto falso.

Portanto, em Relíquias da Morte, Harry precisará da ajuda de Monstro para encontrar a Horcrux verdadeira. Mesmo que venhamos a descobrir que não se trata do medalhão encontrado na casa dos Black, ainda afirmo que Monstro terá um papel crucial na busca por esta Horcrux. Em Enigma do Príncipe, Dumbledore afirma que um bruxo seria incapaz de retirar a Horcrux da caverna sozinho, pois seria necessário que alguém o obrigasse a beber o líquido da bacia. Mas, ao mesmo tempo, o barquinho que conduz ao centro da ilha onde está localizada a Horcrux só pode carregar um bruxo de cada vez.

Portanto, partindo do príncipio de que R.A.B. é mesmo Regulus Arcturius Black, irmão de Sirius Black, nada mais previsível do que a escolha de Monstro para acompanhá-lo na missão de destruir uma Horcrux. Portanto, se Monstro não está com o verdadeiro medalhão, muito provavelmente ele sabe onde a Horcrux se encontra e se ela foi ou não destruída por Regulus.

Por isso, Monstro não pôde ser cortado de Ordem da Fênix. Simples assim.

Agora, nos resta esperar para comprovar a teoria. Ou descobrir quem foi a tal personagem que não poderia ser cortada e qual a importância dela no sétimo livro.

Camila Galvez é jornalista e autora de fanfics.