Artigos

Harry Potter NÃO Morre!

Nosso nova colunista, Annie Bonnes, continua nossa área de Colunas, tratando agora a respeito de nosso personagem principal: Harry Potter.

Análise sobre o destino que nosso herói irá ter ao lançamento do derradeiro livro de uma das sagas mais famosas de todos os tempos.

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

Harry Potter não vai morrer nas mãos de Voldemort
E porque eu aposto todos meus galeões nisso

Por Annie Bonnes

É só acessar os fóruns por aí. Uma das teorias mais aceitas pelos fãs é a de que Harry Potter é um Horcrux, e que deverá acabar consigo mesmo (de alguma maneira) para que Aquele-que-não-deve-ser-nomeado seja final e definitivamente derrotado. Tecnicamente, a teoria até que faz sentido; é bem amarrada e poucas pontas ficam sem nó. Explica um bocado de coisas e declara que a redenção final de Harry Potter, o menino que sobreviveu, é não sobreviver. É épico, ousado e sem dúvida bem digno do Harry que conhecemos – ele é o tipo de cara que morreria por uma grande causa dessas. Mas eu tenho motivos pra afirmar que Harry Potter não morrerá ao derrotar Voldemort no sétimo livro, Harry Potter and the Deathly Hallows.

Analisemos alguns fatos. O menino cresceu em uma família que o maltratou e o hostilizou. Nunca foi tratado como um membro da família e nunca teve parentes que o amassem – imaginem como é crescer assim. Aos 11 anos a vida dele virou de cabeça para baixo. Por alguns momentos, ele pensou que poderia ser feliz – um novo mundo onde ele era importante, fazia coisas incríveis, era querido, tinha amigos e dinheiro (não que ele ligasse muito) se abriu diante dele. J.K. sempre frisou na importância da capacidade do Harry de amar. É só transportarmos o Harry para a vida real; uma criança que sofreu o que ele sofreu na mão dos Dursley tem tudo para se tornar agressiva e ter sérios problemas de relacionamento, entre outras coisas. Não foi o caso dele, contudo; Harry se tornou, aliás, o contrário disso. Amável, nobre, corajoso, justo – à sua maneira, afetuoso.

Acontece que ele tinha uma pedra no sapato. Um cara que o impossibilitava de viver a vida; ele nem tinha culpa daquilo. Não tinha culpa de ser o único capaz de acabar com o Lord das Trevas. Mas ele nunca pôde ter uma vida feliz e normal. Nunca lhe foi permitido ter alguém ao lado, pois essas pessoas lhe eram tiradas. Ele nunca pôde ser feliz porque a existência de Voldemort não permitia que ele se acomodasse. Harry não pode ser e não será feliz enquanto o Lord das Trevas não for derrotado. Alguns podem mencionar a questão heróica e altruísta, de que Harry está fazendo isso para salvar o mundo… não! Ele não está. Ele está salvando o mundo porque salvando o mundo ele se salva. Ele não tem escolha.

Dito isso, pensemos: seria justo com ele que, depois de tantos anos lutando para viver em paz, ele morresse? Como eu já mencionei, seria um desfecho heróico e épico, mas não seria… certo. Nada faria sentido; o que está em jogo aqui, vejam, não é a paz do mundo bruxo e trouxa. É uma vida tranqüila e feliz ao lado das pessoas que ele ama, sem ter que se incomodar em ser atacado a cada três semanas. Estou certa que a incrível J.K. Rowling é mais afeiçoada a seu próprio personagem do que eu. Ela não vai permitir que Harry tenha um desfecho tão injusto. Não faz sentido um herói infanto-juvenil nadar, nadar, nadar e morrer na praia; lutar por um ideal do qual ele não será capaz de usufruir. A luta de Harry é por ele e a J.K. tem de permitir que ele alcance essa realização, que é mais pessoal do que qualquer outra coisa.

Da mesma maneira, sendo J.K. a grande escritora que é, também não acredito que ela simplesmente vá escrever um final feijão-com-arroz, à là e-eles-viveram-felizes-para-sempre. Não é a cara dela e não será assim. Imagino, então, algo original e criativo. Harry não morrerá; contudo, a história não terá um final do tipo filme da Disney e, sem dúvida, o garoto terá que perder uma ou várias coisas para as quais ele dá valor. Não falo de coisas materiais, e não imagino como J.K. fará para amarrar esses dois conceitos, mas tenho certeza que ela o fará de forma fenomenal. Não posso me esquecer do argumento “ela precisa matar o Harry para evitar continuações, perguntas, pedidos de continuações etc”, e eu nunca vi argumento mais ridículo. Ela não precisa de um final apocalíptico, que evite que os outros escrevam qualquer continuação, porquê tem direitos autorais sobre a obra. Por lei, as pessoas já são impedidas de fazer uma suposta ‘continuação’.

“Se serve de consolação, eu acho que haverá muito a ser discutido e especulado, mesmo depois que ‘Deathly Hallows’ sair. Então, se você não está pronto para deixar os fóruns de discussão, não se desespere…”
J.K. Rowling, em seu site (www.jkrowling.com), 6 de Fevereiro.

Se Harry se sacrificar e o bem vencer, não haverá muito a ser discutido, haverá? Mesmo com fanfiction, qual o sentido da discussão se o personagem em questão estiver morto? Não acho que ela diria algo assim se tivesse planejado matar Harry Potter. Todos sabemos o quão brilhante J.K. Rowling pode ser, e por isso eu tenho certeza que ela será capaz de escrever um final igualmente brilhante para Harry. Afinal, ele merece, depois de tudo pelo que passou.