Artigos

A Culpa de Slughorn

Na quinta semana como colunista do Potterish, João Victor escreve sobre a culpa do professor Slughorn. Quem não lembra dele no livro 6, Harry Potter e o Enigma do Príncipe?

Você pode conferir a coluna completa aqui.

Deixe seu comentário e feedback, é importante para nós e para o autor. Se quiser, sinta-se livre para comentar a mesma em nosso Fórum.

A Culpa de Slughorn
Por João Victor

Todos nós, sendo seres humanos, somos providos de sentimentos, desejos, necessidades, medos, fraquezas. Esse pacote de emoções, somados ao ambiente em que fomos criados e a educação que adquirimos ao longo da formação da nossa personalidade e caráter, e claro, a uma índole de nascença, é que definem o tipo de pessoa que seremos. Nos livros de Harry Potter encontramos esses aspectos na construção dos personagens, principalmente em “O Enigma do Príncipe” onde conhecemos a infância de Voldemort.

Dumbledore cumpriu apenas aquilo que certo seria, ao contatar o pequeno Riddle e levá-lo à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas sempre achou necessário estar atento ao comportamento do garoto. Porém o menino, dotado de talentos inúmeros, suficientes para conquistar admiradores acabou seduzindo diversos professores e funcionários que poderiam auxiliar Dumbledore nessa tarefa. E é nesse ponto que destacarei a importância, ainda que negativa, de Horácio Slughorn como o ponta-pé inicial para toda a história de Harry Potter, que conhecemos muito bem.

Slughorn, o velho professor de Poções, bonachão de careca muito brilhante, imensa pança e bigodes que lhe assemelham a um leão marinho, desde seus primeiros anos de ensino em Hogwarts reunia seus alunos mais nobres, seja pelo talento identificado ou pelo sobrenome que carregava, num clubinho fechado intitulado de Clube do Slug. Esse ilustre agrupamento nada mais era que uma reunião daqueles que a curot ou a longo prazo poderiam oferecer alguma vantagem pessoal a Slughorn, que poderia variar estrondosamente de uma singela caixa de abacaxis cristalizados a vantagens e tratamento diferenciado no Ministério da Magia.

Como Riddle apresentava talentos que destacava-o dos demais, fora um candidato quase que natural a se tornar mais um membro do clube fundado por Slug. Já invadido por imaginações que incluíam o poder e a dominação, e sedento por saber mais sobre Arte das Trevas, Riddle usou dessa posição para obter suas vantagens. Pediu informações a Slughorn sobre o que era um
horcrux. Inescrupulosamente o professor não só lhe explicou o que era, como deu condições suficientes para Riddle aprender como fazê-lo.

Todos sabemos que um horcrux é a uma parte da alma dividida após se cometer um homicídio. Envolve terríveis Artes das Trevas, e permite ao bruxo guardar sua parcela de alma em um objeto para futuramente retomá-la tornando-se, de certa forma, imortal.

Esse conhecimento nas mãos de uma pessoa como Riddle causou danos graves e irreversíveis para a história do universo bruxo. Apesar de todo o arrependimento e vergonha que Slughorn demonstrou perante Harry ao estar alcoolizado, o gordo professor foi irresponsável, inconseqüente e certamente o grande avalista pelo surgimento de Lord Voldemort.

Sua falta de ética sempre foi muito explicita desde que foi fundado o seu lamentável clube. Mas as conseqüências de sua irresponsabilidade afetaram a vida de muita gente. Não que Riddle não descobriria esse poderoso conhecimento por outras fontes, mas não precisaria ter sido apadrinhado justamente por um professor de Hogwarts. Além de tudo isso, Slughorn demonstrou ser um grande covarde, incapaz de assumir seu erro, mesmo que isso custasse sua vida. Adulterou sua memória para que Dumbledore não o identificasse como o fornecedor de armamento tão poderoso a Riddle. Sabia que além de perder a confiança de Dumbledore poderia ser caçado por Voldemort até a morte.

Infelizmente encontramos “Slugs” não só na ficção, mas em nosso dia-a-dia. Pessoas inescrupulosas, que não medem a conseqüência de suas atitudes principalmente se com elas conseguirem obter vantagens pessoais. Espero, assim como todos que reconhecem a culpa de Slug, que nos próximos acontecimentos, ele tenha a dignidade de assumir seus erros, e auxilie na caçada final aos horcruxes e na destruição de Voldemort, no mínimo para honrar a morte de Dumbledore, já que jamais poderá se redimir pelas tantas mortes que ocorreram após a ascensão de Voldemort.